O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jullyanna Cabral
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Porto, Marcelo Duarte, Cunha, Hélida Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890
Resumo: O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas.
id IFGO-1_7cabb1535bd7baef2d058b832e12f251
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/890
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerradoeducação científicaensino por investigaçãocategorizaçãoanálise de conteúdoCerrado.O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/89010.33837/msj.v2i1.890Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 70-76Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 70-762359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890/782Copyright (c) 2019 Jullyanna Cabral Moura, Marcelo Duarte Porto, Hélida Ferreira Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jullyanna CabralPorto, Marcelo DuarteCunha, Hélida Ferreira2019-08-08T19:35:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/890Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-08-08T19:35:04Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
title O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
spellingShingle O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
Moura, Jullyanna Cabral
educação científica
ensino por investigação
categorização
análise de conteúdo
Cerrado.
title_short O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
title_full O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
title_fullStr O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
title_full_unstemmed O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
title_sort O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
author Moura, Jullyanna Cabral
author_facet Moura, Jullyanna Cabral
Porto, Marcelo Duarte
Cunha, Hélida Ferreira
author_role author
author2 Porto, Marcelo Duarte
Cunha, Hélida Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jullyanna Cabral
Porto, Marcelo Duarte
Cunha, Hélida Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv educação científica
ensino por investigação
categorização
análise de conteúdo
Cerrado.
topic educação científica
ensino por investigação
categorização
análise de conteúdo
Cerrado.
description O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890
10.33837/msj.v2i1.890
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890
identifier_str_mv 10.33837/msj.v2i1.890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890/782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jullyanna Cabral Moura, Marcelo Duarte Porto, Hélida Ferreira Cunha
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jullyanna Cabral Moura, Marcelo Duarte Porto, Hélida Ferreira Cunha
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 70-76
Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 70-76
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176189845504