O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890 |
Resumo: | O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas. |
id |
IFGO-1_7cabb1535bd7baef2d058b832e12f251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/890 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerradoeducação científicaensino por investigaçãocategorizaçãoanálise de conteúdoCerrado.O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/89010.33837/msj.v2i1.890Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 70-76Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 70-762359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890/782Copyright (c) 2019 Jullyanna Cabral Moura, Marcelo Duarte Porto, Hélida Ferreira Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jullyanna CabralPorto, Marcelo DuarteCunha, Hélida Ferreira2019-08-08T19:35:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/890Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-08-08T19:35:04Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
title |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
spellingShingle |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado Moura, Jullyanna Cabral educação científica ensino por investigação categorização análise de conteúdo Cerrado. |
title_short |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
title_full |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
title_fullStr |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
title_full_unstemmed |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
title_sort |
O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado |
author |
Moura, Jullyanna Cabral |
author_facet |
Moura, Jullyanna Cabral Porto, Marcelo Duarte Cunha, Hélida Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Marcelo Duarte Cunha, Hélida Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Jullyanna Cabral Porto, Marcelo Duarte Cunha, Hélida Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação científica ensino por investigação categorização análise de conteúdo Cerrado. |
topic |
educação científica ensino por investigação categorização análise de conteúdo Cerrado. |
description |
O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890 10.33837/msj.v2i1.890 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v2i1.890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/890/782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jullyanna Cabral Moura, Marcelo Duarte Porto, Hélida Ferreira Cunha info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jullyanna Cabral Moura, Marcelo Duarte Porto, Hélida Ferreira Cunha |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 70-76 Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 70-76 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176189845504 |