Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/566 |
Resumo: | Perceber o sentido e a utilidade dos conhecimentos matemáticos ensinados em sala de aula é um processo que envolve a capacidade de abstração e aplicação de cada aluno. Essa percepção é essencial para a formação de um cidadão capaz de agir e utilizar o conhecimento científico para transformar a sociedade, podendo ser facilitada através de recursos metodológicos como a modelagem matemática. A modelagem consiste no estudo de situações-problemas reais, ou simuladas, utilizando estruturas matemáticas previamente existentes no aluno, conduzindo-o à compreensão do fenômeno estudado. Com isso, este trabalho foi desenvolvido por alunos licenciandos em matemática do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, objetivando relatar a experiência e apresentar resultados de uma atividade extraclasse envolvendo a modelagem matemática. Para tal foi proposto o projeto de uma barraca de vendas durante um evento esportivo do próprio campus, associando o aprendizado com ações em prol da formatura. Instigados pela docente, os alunos passaram a perceber o processo de organização da formatura como uma atividade em que era necessário um alto nível de controle, gestão e planejamento matemático. Após a escolha do tema e os dados para execução do trabalho de campo, deparamos com o problema da falta de capital, conflitos pessoais e tipos de alimentos a serem oferecidos. Na busca por determinar um modelo que fosse o ideal para a barraquinha de vendas da matemática, passamos por inúmeras fases e descobrimentos. Em todas as etapas, os debates tiveram uma grande importância para os acadêmicos, uma vez que destacou as qualidades do trabalho em equipe, e os conflitos serviram para o crescimento e amadurecimento da turma. Utilizar eventos da instituição ou da comunidade para ensinar matemática para os alunos é uma forma de contextualizar a matemática vista como chata e isolada. Os lucros obtidos com as vendas não atingiram as expectativas previstas, mas mostrou as potencialidades em aprender fora de sala de aula, proporcionando ao aluno ir além de simplesmente assimilar conteúdos e proporcionando aos licenciandos uma formação crítica e um novo olhar sobre como fazer matemática. |
id |
IFGO-1_a490dcf9d283c5b50cac314bf0ad0212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/566 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemáticaPerceber o sentido e a utilidade dos conhecimentos matemáticos ensinados em sala de aula é um processo que envolve a capacidade de abstração e aplicação de cada aluno. Essa percepção é essencial para a formação de um cidadão capaz de agir e utilizar o conhecimento científico para transformar a sociedade, podendo ser facilitada através de recursos metodológicos como a modelagem matemática. A modelagem consiste no estudo de situações-problemas reais, ou simuladas, utilizando estruturas matemáticas previamente existentes no aluno, conduzindo-o à compreensão do fenômeno estudado. Com isso, este trabalho foi desenvolvido por alunos licenciandos em matemática do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, objetivando relatar a experiência e apresentar resultados de uma atividade extraclasse envolvendo a modelagem matemática. Para tal foi proposto o projeto de uma barraca de vendas durante um evento esportivo do próprio campus, associando o aprendizado com ações em prol da formatura. Instigados pela docente, os alunos passaram a perceber o processo de organização da formatura como uma atividade em que era necessário um alto nível de controle, gestão e planejamento matemático. Após a escolha do tema e os dados para execução do trabalho de campo, deparamos com o problema da falta de capital, conflitos pessoais e tipos de alimentos a serem oferecidos. Na busca por determinar um modelo que fosse o ideal para a barraquinha de vendas da matemática, passamos por inúmeras fases e descobrimentos. Em todas as etapas, os debates tiveram uma grande importância para os acadêmicos, uma vez que destacou as qualidades do trabalho em equipe, e os conflitos serviram para o crescimento e amadurecimento da turma. Utilizar eventos da instituição ou da comunidade para ensinar matemática para os alunos é uma forma de contextualizar a matemática vista como chata e isolada. Os lucros obtidos com as vendas não atingiram as expectativas previstas, mas mostrou as potencialidades em aprender fora de sala de aula, proporcionando ao aluno ir além de simplesmente assimilar conteúdos e proporcionando aos licenciandos uma formação crítica e um novo olhar sobre como fazer matemática.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/56610.33837/msj.v1i11.566Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 22Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 222359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/566/434Copyright (c) 2018 Tainara Rodrigues Borges et al.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges et al., Tainara Rodrigues2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/566Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
title |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
spellingShingle |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática Borges et al., Tainara Rodrigues |
title_short |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
title_full |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
title_fullStr |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
title_sort |
Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática |
author |
Borges et al., Tainara Rodrigues |
author_facet |
Borges et al., Tainara Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges et al., Tainara Rodrigues |
description |
Perceber o sentido e a utilidade dos conhecimentos matemáticos ensinados em sala de aula é um processo que envolve a capacidade de abstração e aplicação de cada aluno. Essa percepção é essencial para a formação de um cidadão capaz de agir e utilizar o conhecimento científico para transformar a sociedade, podendo ser facilitada através de recursos metodológicos como a modelagem matemática. A modelagem consiste no estudo de situações-problemas reais, ou simuladas, utilizando estruturas matemáticas previamente existentes no aluno, conduzindo-o à compreensão do fenômeno estudado. Com isso, este trabalho foi desenvolvido por alunos licenciandos em matemática do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, objetivando relatar a experiência e apresentar resultados de uma atividade extraclasse envolvendo a modelagem matemática. Para tal foi proposto o projeto de uma barraca de vendas durante um evento esportivo do próprio campus, associando o aprendizado com ações em prol da formatura. Instigados pela docente, os alunos passaram a perceber o processo de organização da formatura como uma atividade em que era necessário um alto nível de controle, gestão e planejamento matemático. Após a escolha do tema e os dados para execução do trabalho de campo, deparamos com o problema da falta de capital, conflitos pessoais e tipos de alimentos a serem oferecidos. Na busca por determinar um modelo que fosse o ideal para a barraquinha de vendas da matemática, passamos por inúmeras fases e descobrimentos. Em todas as etapas, os debates tiveram uma grande importância para os acadêmicos, uma vez que destacou as qualidades do trabalho em equipe, e os conflitos serviram para o crescimento e amadurecimento da turma. Utilizar eventos da instituição ou da comunidade para ensinar matemática para os alunos é uma forma de contextualizar a matemática vista como chata e isolada. Os lucros obtidos com as vendas não atingiram as expectativas previstas, mas mostrou as potencialidades em aprender fora de sala de aula, proporcionando ao aluno ir além de simplesmente assimilar conteúdos e proporcionando aos licenciandos uma formação crítica e um novo olhar sobre como fazer matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/566 10.33837/msj.v1i11.566 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/566 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i11.566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/566/434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tainara Rodrigues Borges et al. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tainara Rodrigues Borges et al. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 22 Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 22 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176107008000 |