VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir algumas questões apontadas sobre a incorporação do período extraclasse docente como momento formativo, introduzindo como jornada de trabalho os atos de: Planejar, Estudar e Avaliar. Nesse sentido, a proposta de Kenneth Zeichnner (1993) do professor-pesquisador/professor-reflexivo, no entendimento de que o contato com o campo possibilita uma avaliação sobre sua prática e de novas possibilidades de atuação, apontam para uma viragem paradigmática na educação. Desta forma, pautamos o trabalho no levantamento do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei 13.005 de 25 de junho de 2014, no Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério e na Lei 11.738 de 16 de julho de 2008, na busca pela discussão legal que conceitua os novos rumos da formação de professores dando enfoque em sua permanente construção. Haja visto que, nesta análise, a categoria docente é tida como sujeitos em permanente processo de aprendizagem e construção de sua práxis. |
id |
UFAC-2_05092480327c9526507cb4337033d79d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1876 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSEFormação de professores ExtraclasseViragem ParadigmáticaPolíticas de FormaçãoO presente artigo busca refletir algumas questões apontadas sobre a incorporação do período extraclasse docente como momento formativo, introduzindo como jornada de trabalho os atos de: Planejar, Estudar e Avaliar. Nesse sentido, a proposta de Kenneth Zeichnner (1993) do professor-pesquisador/professor-reflexivo, no entendimento de que o contato com o campo possibilita uma avaliação sobre sua prática e de novas possibilidades de atuação, apontam para uma viragem paradigmática na educação. Desta forma, pautamos o trabalho no levantamento do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei 13.005 de 25 de junho de 2014, no Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério e na Lei 11.738 de 16 de julho de 2008, na busca pela discussão legal que conceitua os novos rumos da formação de professores dando enfoque em sua permanente construção. Haja visto que, nesta análise, a categoria docente é tida como sujeitos em permanente processo de aprendizagem e construção de sua práxis.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 194-206Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 194-206Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 194-2062526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Juliana Godói de Miranda PerezQuintanilha, Clarissa Moura2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1876Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
title |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
spellingShingle |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE Alvarenga, Juliana Godói de Miranda Perez Formação de professores Extraclasse Viragem Paradigmática Políticas de Formação |
title_short |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
title_full |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
title_fullStr |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
title_full_unstemmed |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
title_sort |
VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE |
author |
Alvarenga, Juliana Godói de Miranda Perez |
author_facet |
Alvarenga, Juliana Godói de Miranda Perez Quintanilha, Clarissa Moura |
author_role |
author |
author2 |
Quintanilha, Clarissa Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Juliana Godói de Miranda Perez Quintanilha, Clarissa Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Extraclasse Viragem Paradigmática Políticas de Formação |
topic |
Formação de professores Extraclasse Viragem Paradigmática Políticas de Formação |
description |
O presente artigo busca refletir algumas questões apontadas sobre a incorporação do período extraclasse docente como momento formativo, introduzindo como jornada de trabalho os atos de: Planejar, Estudar e Avaliar. Nesse sentido, a proposta de Kenneth Zeichnner (1993) do professor-pesquisador/professor-reflexivo, no entendimento de que o contato com o campo possibilita uma avaliação sobre sua prática e de novas possibilidades de atuação, apontam para uma viragem paradigmática na educação. Desta forma, pautamos o trabalho no levantamento do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei 13.005 de 25 de junho de 2014, no Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério e na Lei 11.738 de 16 de julho de 2008, na busca pela discussão legal que conceitua os novos rumos da formação de professores dando enfoque em sua permanente construção. Haja visto que, nesta análise, a categoria docente é tida como sujeitos em permanente processo de aprendizagem e construção de sua práxis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 194-206 Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 194-206 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 194-206 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222377308160 |