O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Priscila de Souza Chisté
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Della Fonte, Sandra Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565
Resumo: Os estudos sobre a cidade podem ser empreendidos de diversas maneiras e a partir de diferentes abordagens teóricas. Pretende-se, neste artigo, apresentar parte da estratégia metodológica utilizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, quanto à organização de cursos para professores. Esses cursos são divididos em encontros que iniciam com a explanação da abordagem teórica utilizada, seguidos por oficinas, como as que estimulam a criação de percursos que objetivam conhecer a cidade a partir de um tema; a implementação do percurso de visitação; a avaliação de materiais educativos; interações virtuais via Plataforma Moodle; finalizando com relatos de experiência e/ou apresentação de propostas pedagógicas sistematizadas pelos professores. Apresenta-se, portanto, recorte teórico-empírico, sobre as oficinas para professores realizadas pelo Gepech que propuseram a criação e a vivência de percursos de visita à cidade. Como modo de organizar este artigo, na primeira seção, exibe-se aspectos teóricos referentes ao caminhar como prática gnosiológica realizada por filósofos como Sócrates, Aristóteles e Kant e também por integrantes de movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo e Situacionismo. Na sequência, descreve-se e analisa-se uma oficina de criação de percursos de visita à cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Conclui-seque o caminhar pelo espaço urbanoconfigura-se como procedimento de produção de dados que pode contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. 
id IFGO-1_b0d4bcf4b726255bc38fabbc09ad1bd8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidadecidadecaminhareducação na cidadeespaço urbanoOs estudos sobre a cidade podem ser empreendidos de diversas maneiras e a partir de diferentes abordagens teóricas. Pretende-se, neste artigo, apresentar parte da estratégia metodológica utilizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, quanto à organização de cursos para professores. Esses cursos são divididos em encontros que iniciam com a explanação da abordagem teórica utilizada, seguidos por oficinas, como as que estimulam a criação de percursos que objetivam conhecer a cidade a partir de um tema; a implementação do percurso de visitação; a avaliação de materiais educativos; interações virtuais via Plataforma Moodle; finalizando com relatos de experiência e/ou apresentação de propostas pedagógicas sistematizadas pelos professores. Apresenta-se, portanto, recorte teórico-empírico, sobre as oficinas para professores realizadas pelo Gepech que propuseram a criação e a vivência de percursos de visita à cidade. Como modo de organizar este artigo, na primeira seção, exibe-se aspectos teóricos referentes ao caminhar como prática gnosiológica realizada por filósofos como Sócrates, Aristóteles e Kant e também por integrantes de movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo e Situacionismo. Na sequência, descreve-se e analisa-se uma oficina de criação de percursos de visita à cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Conclui-seque o caminhar pelo espaço urbanoconfigura-se como procedimento de produção de dados que pode contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2022-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/156510.33837/msj.v5i2.1565Multi-Science Journal; Vol. 5 No. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-22Multi-Science Journal; v. 5 n. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-222359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOenghttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565/980Copyright (c) 2022 The author(s)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Priscila de Souza ChistéDella Fonte, Sandra Soares2022-08-09T11:48:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2022-08-09T11:48:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
title O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
spellingShingle O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
Leite, Priscila de Souza Chisté
cidade
caminhar
educação na cidade
espaço urbano
title_short O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
title_full O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
title_fullStr O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
title_full_unstemmed O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
title_sort O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
author Leite, Priscila de Souza Chisté
author_facet Leite, Priscila de Souza Chisté
Della Fonte, Sandra Soares
author_role author
author2 Della Fonte, Sandra Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Priscila de Souza Chisté
Della Fonte, Sandra Soares
dc.subject.por.fl_str_mv cidade
caminhar
educação na cidade
espaço urbano
topic cidade
caminhar
educação na cidade
espaço urbano
description Os estudos sobre a cidade podem ser empreendidos de diversas maneiras e a partir de diferentes abordagens teóricas. Pretende-se, neste artigo, apresentar parte da estratégia metodológica utilizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, quanto à organização de cursos para professores. Esses cursos são divididos em encontros que iniciam com a explanação da abordagem teórica utilizada, seguidos por oficinas, como as que estimulam a criação de percursos que objetivam conhecer a cidade a partir de um tema; a implementação do percurso de visitação; a avaliação de materiais educativos; interações virtuais via Plataforma Moodle; finalizando com relatos de experiência e/ou apresentação de propostas pedagógicas sistematizadas pelos professores. Apresenta-se, portanto, recorte teórico-empírico, sobre as oficinas para professores realizadas pelo Gepech que propuseram a criação e a vivência de percursos de visita à cidade. Como modo de organizar este artigo, na primeira seção, exibe-se aspectos teóricos referentes ao caminhar como prática gnosiológica realizada por filósofos como Sócrates, Aristóteles e Kant e também por integrantes de movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo e Situacionismo. Na sequência, descreve-se e analisa-se uma oficina de criação de percursos de visita à cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Conclui-seque o caminhar pelo espaço urbanoconfigura-se como procedimento de produção de dados que pode contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565
10.33837/msj.v5i2.1565
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565
identifier_str_mv 10.33837/msj.v5i2.1565
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565/980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 The author(s)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 The author(s)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 5 No. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-22
Multi-Science Journal; v. 5 n. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-22
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176426823680