O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565 |
Resumo: | Os estudos sobre a cidade podem ser empreendidos de diversas maneiras e a partir de diferentes abordagens teóricas. Pretende-se, neste artigo, apresentar parte da estratégia metodológica utilizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, quanto à organização de cursos para professores. Esses cursos são divididos em encontros que iniciam com a explanação da abordagem teórica utilizada, seguidos por oficinas, como as que estimulam a criação de percursos que objetivam conhecer a cidade a partir de um tema; a implementação do percurso de visitação; a avaliação de materiais educativos; interações virtuais via Plataforma Moodle; finalizando com relatos de experiência e/ou apresentação de propostas pedagógicas sistematizadas pelos professores. Apresenta-se, portanto, recorte teórico-empírico, sobre as oficinas para professores realizadas pelo Gepech que propuseram a criação e a vivência de percursos de visita à cidade. Como modo de organizar este artigo, na primeira seção, exibe-se aspectos teóricos referentes ao caminhar como prática gnosiológica realizada por filósofos como Sócrates, Aristóteles e Kant e também por integrantes de movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo e Situacionismo. Na sequência, descreve-se e analisa-se uma oficina de criação de percursos de visita à cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Conclui-seque o caminhar pelo espaço urbanoconfigura-se como procedimento de produção de dados que pode contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. |
id |
IFGO-1_b0d4bcf4b726255bc38fabbc09ad1bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidadecidadecaminhareducação na cidadeespaço urbanoOs estudos sobre a cidade podem ser empreendidos de diversas maneiras e a partir de diferentes abordagens teóricas. Pretende-se, neste artigo, apresentar parte da estratégia metodológica utilizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, quanto à organização de cursos para professores. Esses cursos são divididos em encontros que iniciam com a explanação da abordagem teórica utilizada, seguidos por oficinas, como as que estimulam a criação de percursos que objetivam conhecer a cidade a partir de um tema; a implementação do percurso de visitação; a avaliação de materiais educativos; interações virtuais via Plataforma Moodle; finalizando com relatos de experiência e/ou apresentação de propostas pedagógicas sistematizadas pelos professores. Apresenta-se, portanto, recorte teórico-empírico, sobre as oficinas para professores realizadas pelo Gepech que propuseram a criação e a vivência de percursos de visita à cidade. Como modo de organizar este artigo, na primeira seção, exibe-se aspectos teóricos referentes ao caminhar como prática gnosiológica realizada por filósofos como Sócrates, Aristóteles e Kant e também por integrantes de movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo e Situacionismo. Na sequência, descreve-se e analisa-se uma oficina de criação de percursos de visita à cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Conclui-seque o caminhar pelo espaço urbanoconfigura-se como procedimento de produção de dados que pode contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2022-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/156510.33837/msj.v5i2.1565Multi-Science Journal; Vol. 5 No. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-22Multi-Science Journal; v. 5 n. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-222359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOenghttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565/980Copyright (c) 2022 The author(s)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Priscila de Souza ChistéDella Fonte, Sandra Soares2022-08-09T11:48:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2022-08-09T11:48:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
title |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
spellingShingle |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade Leite, Priscila de Souza Chisté cidade caminhar educação na cidade espaço urbano |
title_short |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
title_full |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
title_fullStr |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
title_full_unstemmed |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
title_sort |
O caminhar como prática gnosiológica: oficina de criação de percursos de visita a espaços da cidade |
author |
Leite, Priscila de Souza Chisté |
author_facet |
Leite, Priscila de Souza Chisté Della Fonte, Sandra Soares |
author_role |
author |
author2 |
Della Fonte, Sandra Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Priscila de Souza Chisté Della Fonte, Sandra Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidade caminhar educação na cidade espaço urbano |
topic |
cidade caminhar educação na cidade espaço urbano |
description |
Os estudos sobre a cidade podem ser empreendidos de diversas maneiras e a partir de diferentes abordagens teóricas. Pretende-se, neste artigo, apresentar parte da estratégia metodológica utilizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, quanto à organização de cursos para professores. Esses cursos são divididos em encontros que iniciam com a explanação da abordagem teórica utilizada, seguidos por oficinas, como as que estimulam a criação de percursos que objetivam conhecer a cidade a partir de um tema; a implementação do percurso de visitação; a avaliação de materiais educativos; interações virtuais via Plataforma Moodle; finalizando com relatos de experiência e/ou apresentação de propostas pedagógicas sistematizadas pelos professores. Apresenta-se, portanto, recorte teórico-empírico, sobre as oficinas para professores realizadas pelo Gepech que propuseram a criação e a vivência de percursos de visita à cidade. Como modo de organizar este artigo, na primeira seção, exibe-se aspectos teóricos referentes ao caminhar como prática gnosiológica realizada por filósofos como Sócrates, Aristóteles e Kant e também por integrantes de movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo e Situacionismo. Na sequência, descreve-se e analisa-se uma oficina de criação de percursos de visita à cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Conclui-seque o caminhar pelo espaço urbanoconfigura-se como procedimento de produção de dados que pode contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565 10.33837/msj.v5i2.1565 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v5i2.1565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1565/980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 The author(s) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 The author(s) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 5 No. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-22 Multi-Science Journal; v. 5 n. 2 (2022): Papers from the 11th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ 2022); 16-22 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176426823680 |