A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742 |
Resumo: | O artigo pretende apresentar um recorte de pesquisa que considera o caminhar pelo espaço urbano, a criação e a vivência de percursos de visita como procedimentos de produção de dados nos estudos sobre a cidade. Tal perspectiva foi empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) composto por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Como modo de sistematizar ações relevantes dessa investigação, o texto discorre sobre seis etapas que sintetizam os procedimentos de pesquisa adotados. Na sequência, exibe análise de ação de formação de professores como modo de exemplificar a abordagem proposta. Conclui, a partir dos dados analisados, que o caminhar pelo espaço urbano implicado na criação e na vivência de percursos de visita são procedimentos de pesquisa que podem contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades, no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. |
id |
RCAP_82dcce8e6a1732a475e3ddfae51ae0f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidadeCreating visit routes and walking as data production procedures in city researchEducação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores.Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training.O artigo pretende apresentar um recorte de pesquisa que considera o caminhar pelo espaço urbano, a criação e a vivência de percursos de visita como procedimentos de produção de dados nos estudos sobre a cidade. Tal perspectiva foi empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) composto por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Como modo de sistematizar ações relevantes dessa investigação, o texto discorre sobre seis etapas que sintetizam os procedimentos de pesquisa adotados. Na sequência, exibe análise de ação de formação de professores como modo de exemplificar a abordagem proposta. Conclui, a partir dos dados analisados, que o caminhar pelo espaço urbano implicado na criação e na vivência de percursos de visita são procedimentos de pesquisa que podem contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades, no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. The article addresses a section of research that considers walking in the urban space and the creation of visiting routes as procedures for data production in a study on the city. This perspective was undertaken by the Study and Research Group on Education in the City and Humanities (Gepech) composed of students and professors from the Graduate Program in Humanities Teaching at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), Brazil. As a way of systematizing relevant actions of this investigation, the text discusses six steps that synthesize the procedures adopted. In the sequence, it displays an analysis of teacher training activities as a way of exemplifying the proposed approach. It concludes, based on the data analysed, that walking through the urban space involved in the creation and experience of visiting routes are research procedures that can contribute to the understanding of the modernization processes of cities in the context of the training of Brazilian basic education teachers..Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 734-742New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 734-742New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 734-7422184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139/136Leite, Priscila de Souza ChistéFonte, Sandra Soares Dellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:22Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.073184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade Creating visit routes and walking as data production procedures in city research |
title |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade |
spellingShingle |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade Leite, Priscila de Souza Chisté Educação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores. Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training. |
title_short |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade |
title_full |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade |
title_fullStr |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade |
title_full_unstemmed |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade |
title_sort |
A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade |
author |
Leite, Priscila de Souza Chisté |
author_facet |
Leite, Priscila de Souza Chisté Fonte, Sandra Soares Della |
author_role |
author |
author2 |
Fonte, Sandra Soares Della |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Priscila de Souza Chisté Fonte, Sandra Soares Della |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores. Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training. |
topic |
Educação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores. Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training. |
description |
O artigo pretende apresentar um recorte de pesquisa que considera o caminhar pelo espaço urbano, a criação e a vivência de percursos de visita como procedimentos de produção de dados nos estudos sobre a cidade. Tal perspectiva foi empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) composto por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Como modo de sistematizar ações relevantes dessa investigação, o texto discorre sobre seis etapas que sintetizam os procedimentos de pesquisa adotados. Na sequência, exibe análise de ação de formação de professores como modo de exemplificar a abordagem proposta. Conclui, a partir dos dados analisados, que o caminhar pelo espaço urbano implicado na criação e na vivência de percursos de visita são procedimentos de pesquisa que podem contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades, no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139/136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 734-742 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 734-742 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 734-742 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346486235136 |