A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Priscila de Souza Chisté
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonte, Sandra Soares Della
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742
Resumo: O artigo pretende apresentar um recorte de pesquisa que considera o caminhar pelo espaço urbano, a criação e a vivência de percursos de visita como procedimentos de produção de dados nos estudos sobre a cidade. Tal perspectiva foi empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) composto por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Como modo de sistematizar ações relevantes dessa investigação, o texto discorre sobre seis etapas que sintetizam os procedimentos de pesquisa adotados. Na sequência, exibe análise de ação de formação de professores como modo de exemplificar a abordagem proposta. Conclui, a partir dos dados analisados, que o caminhar pelo espaço urbano implicado na criação e na vivência de percursos de visita são procedimentos de pesquisa que podem contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades, no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. 
id RCAP_82dcce8e6a1732a475e3ddfae51ae0f2
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidadeCreating visit routes and walking as data production procedures in city researchEducação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores.Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training.O artigo pretende apresentar um recorte de pesquisa que considera o caminhar pelo espaço urbano, a criação e a vivência de percursos de visita como procedimentos de produção de dados nos estudos sobre a cidade. Tal perspectiva foi empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) composto por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Como modo de sistematizar ações relevantes dessa investigação, o texto discorre sobre seis etapas que sintetizam os procedimentos de pesquisa adotados. Na sequência, exibe análise de ação de formação de professores como modo de exemplificar a abordagem proposta. Conclui, a partir dos dados analisados, que o caminhar pelo espaço urbano implicado na criação e na vivência de percursos de visita são procedimentos de pesquisa que podem contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades, no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. The article addresses a section of research that considers walking in the urban space and the creation of visiting routes as procedures for data production in a study on the city. This perspective was undertaken by the Study and Research Group on Education in the City and Humanities (Gepech) composed of students and professors from the Graduate Program in Humanities Teaching at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), Brazil. As a way of systematizing relevant actions of this investigation, the text discusses six steps that synthesize the procedures adopted. In the sequence, it displays an analysis of teacher training activities as a way of exemplifying the proposed approach. It concludes, based on the data analysed, that walking through the urban space involved in the creation and experience of visiting routes are research procedures that can contribute to the understanding of the modernization processes of cities in the context of the training of Brazilian basic education teachers..Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 734-742New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 734-742New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 734-7422184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139/136Leite, Priscila de Souza ChistéFonte, Sandra Soares Dellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:22Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.073184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
Creating visit routes and walking as data production procedures in city research
title A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
spellingShingle A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
Leite, Priscila de Souza Chisté
Educação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores.
Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training.
title_short A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
title_full A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
title_fullStr A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
title_full_unstemmed A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
title_sort A criação de percursos de visita e o caminhar como procedimentos de produção de dados nas pesquisas sobre cidade
author Leite, Priscila de Souza Chisté
author_facet Leite, Priscila de Souza Chisté
Fonte, Sandra Soares Della
author_role author
author2 Fonte, Sandra Soares Della
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Priscila de Souza Chisté
Fonte, Sandra Soares Della
dc.subject.por.fl_str_mv Educação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores.
Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training.
topic Educação na Cidade; Caminhar; Produção de Dados; Formação de Professores.
Education in the City; Walking; Data Production; Teacher Training.
description O artigo pretende apresentar um recorte de pesquisa que considera o caminhar pelo espaço urbano, a criação e a vivência de percursos de visita como procedimentos de produção de dados nos estudos sobre a cidade. Tal perspectiva foi empreendida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) composto por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Brasil. Como modo de sistematizar ações relevantes dessa investigação, o texto discorre sobre seis etapas que sintetizam os procedimentos de pesquisa adotados. Na sequência, exibe análise de ação de formação de professores como modo de exemplificar a abordagem proposta. Conclui, a partir dos dados analisados, que o caminhar pelo espaço urbano implicado na criação e na vivência de percursos de visita são procedimentos de pesquisa que podem contribuir para a compreensão dos processos de modernização das cidades, no contexto da formação de professores da educação básica brasileira. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.734-742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/139/136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 734-742
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 734-742
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 734-742
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346486235136