As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mateus Gianni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/893
Resumo: Muitas vezes, pesquisadores das ciências naturais, exatas ou demais outros campos do saber questionam o método de se proceder o fazer científico na educação. Por vezes, há uma falta de consenso acerca dos métodos adotados nas pesquisas em educação que se compraz, em muito, do tratamento qualitativo. Pretende-se dissertar um pouco sobre a maneira como as ciências humanas e sociais podem se configurar estratégias de legitimação dos achados oriundos das pesquisas em educação, sendo ou não considerada ciência segundo a concepção epistemológica da palavra, a partir de esclarecimentos sobre as regras de um ‘jogo’ que possui tal propósito. Afinal, a preparação dos leitores para a correta interpretação dos resultados flexíveis encontrados nesse campo do saber faz-se necessária. Trata-se de um ensaio elaborado a partir de referêncial teórico específico e que cujos resultados defendem a flexibilidade em se fazer e interpretar demais pesquisas em educação.
id IFGO-1_c0cde172f5c89d11c9ee41ad77fd9f85
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/893
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?LegitimaçãoCiência. Pesquisas em EducaçãoMuitas vezes, pesquisadores das ciências naturais, exatas ou demais outros campos do saber questionam o método de se proceder o fazer científico na educação. Por vezes, há uma falta de consenso acerca dos métodos adotados nas pesquisas em educação que se compraz, em muito, do tratamento qualitativo. Pretende-se dissertar um pouco sobre a maneira como as ciências humanas e sociais podem se configurar estratégias de legitimação dos achados oriundos das pesquisas em educação, sendo ou não considerada ciência segundo a concepção epistemológica da palavra, a partir de esclarecimentos sobre as regras de um ‘jogo’ que possui tal propósito. Afinal, a preparação dos leitores para a correta interpretação dos resultados flexíveis encontrados nesse campo do saber faz-se necessária. Trata-se de um ensaio elaborado a partir de referêncial teórico específico e que cujos resultados defendem a flexibilidade em se fazer e interpretar demais pesquisas em educação.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2019-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/89310.33837/msj.v2i1.893Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 47-50Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 47-502359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/893/763Copyright (c) 2019 Mateus Gianni Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Mateus Gianni2019-08-08T19:35:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/893Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-08-08T19:35:04Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
title As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
spellingShingle As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
Fonseca, Mateus Gianni
Legitimação
Ciência. Pesquisas em Educação
title_short As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
title_full As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
title_fullStr As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
title_full_unstemmed As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
title_sort As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
author Fonseca, Mateus Gianni
author_facet Fonseca, Mateus Gianni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Mateus Gianni
dc.subject.por.fl_str_mv Legitimação
Ciência. Pesquisas em Educação
topic Legitimação
Ciência. Pesquisas em Educação
description Muitas vezes, pesquisadores das ciências naturais, exatas ou demais outros campos do saber questionam o método de se proceder o fazer científico na educação. Por vezes, há uma falta de consenso acerca dos métodos adotados nas pesquisas em educação que se compraz, em muito, do tratamento qualitativo. Pretende-se dissertar um pouco sobre a maneira como as ciências humanas e sociais podem se configurar estratégias de legitimação dos achados oriundos das pesquisas em educação, sendo ou não considerada ciência segundo a concepção epistemológica da palavra, a partir de esclarecimentos sobre as regras de um ‘jogo’ que possui tal propósito. Afinal, a preparação dos leitores para a correta interpretação dos resultados flexíveis encontrados nesse campo do saber faz-se necessária. Trata-se de um ensaio elaborado a partir de referêncial teórico específico e que cujos resultados defendem a flexibilidade em se fazer e interpretar demais pesquisas em educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/893
10.33837/msj.v2i1.893
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/893
identifier_str_mv 10.33837/msj.v2i1.893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/893/763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mateus Gianni Fonseca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mateus Gianni Fonseca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 47-50
Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 47-50
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176190894080