CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Miquéias Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586
Resumo: A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino.
id IFGO-1_db7219ba24223fd38b4b78a4c68aa906
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/586
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUALEnsino de QuímicaTabela PeriódicaTecnologias de Informação e ComunicaçãoDeficientes Visuais.A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/58610.33837/msj.v1i12.586Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 12 (2018); 23-30Multi-Science Journal; v. 1 n. 12 (2018); 23-302359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586/472Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Miquéias Ferreira2018-05-01T18:13:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/586Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-05-01T18:13:35Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
spellingShingle CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Gomes, Miquéias Ferreira
Ensino de Química
Tabela Periódica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Deficientes Visuais.
title_short CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_full CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_fullStr CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_full_unstemmed CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_sort CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
author Gomes, Miquéias Ferreira
author_facet Gomes, Miquéias Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Miquéias Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Tabela Periódica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Deficientes Visuais.
topic Ensino de Química
Tabela Periódica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Deficientes Visuais.
description A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586
10.33837/msj.v1i12.586
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i12.586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586/472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 12 (2018); 23-30
Multi-Science Journal; v. 1 n. 12 (2018); 23-30
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176121688064