CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586 |
Resumo: | A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino. |
id |
IFGO-1_db7219ba24223fd38b4b78a4c68aa906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/586 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUALEnsino de QuímicaTabela PeriódicaTecnologias de Informação e ComunicaçãoDeficientes Visuais.A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/58610.33837/msj.v1i12.586Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 12 (2018); 23-30Multi-Science Journal; v. 1 n. 12 (2018); 23-302359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586/472Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Miquéias Ferreira2018-05-01T18:13:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/586Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-05-01T18:13:35Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
spellingShingle |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Gomes, Miquéias Ferreira Ensino de Química Tabela Periódica Tecnologias de Informação e Comunicação Deficientes Visuais. |
title_short |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_full |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_fullStr |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_full_unstemmed |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_sort |
CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
author |
Gomes, Miquéias Ferreira |
author_facet |
Gomes, Miquéias Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Miquéias Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Tabela Periódica Tecnologias de Informação e Comunicação Deficientes Visuais. |
topic |
Ensino de Química Tabela Periódica Tecnologias de Informação e Comunicação Deficientes Visuais. |
description |
A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586 10.33837/msj.v1i12.586 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i12.586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/586/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 12 (2018); 23-30 Multi-Science Journal; v. 1 n. 12 (2018); 23-30 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176121688064 |