AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Randys Caldeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/347
Resumo: O presente estudo objetivou identificar e avaliar as informações sobre a paracoccidioidomicose (PCM), disponibilizadas em websites brasileiros, bem como avaliar a qualidade técnica desses websites. Após ampla busca no Google (um dos motores de busca mais utilizados no Brasil), foram selecionados 14 websites de caráter informativo para a análise. Para a avaliação das informações sobre a PCM, considerando os seguintes blocos de informação: “etiologia”, “histórico do contexto da descoberta da PCM”, “doença e diagnóstico”, “controle/profilaxia”, “tratamento e vacina” e “epidemiologia”. Os websites também foram avaliados quanto à “autoria”, “credenciais da autoria”, “data de publicação”, “uso correto da língua portuguesa”, “lista de referências” e “elementos gráficos”. Os resultados demonstraram grande percentual de ausência de informações em relação aos tópicos analisados de cada bloco de informação. Foi constatado que, na maioria das vezes, as informações divulgadas eram claras e de fácil interpretação. Contudo, foram observadas omissões de informações que conferem baixa confiabilidade aos websites, tais como autoria, referenciais que embasavam a informação, data da publicação ou última atualização das informações disponíveis na rede. Assim, conclui-se que os websites avaliados divulgam informações insuficientes sobre a PCM e possuem baixa qualidade técnica. Este estudo demonstra que é necessário que os usuários da rede atentem para os conteúdos que têm sido utilizados nos websites como fonte de informações.
id IFGO-1_ff3bdb82f20606f70579b4647a715748
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/347
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?internetinformações médicas e qualidade técnicaO presente estudo objetivou identificar e avaliar as informações sobre a paracoccidioidomicose (PCM), disponibilizadas em websites brasileiros, bem como avaliar a qualidade técnica desses websites. Após ampla busca no Google (um dos motores de busca mais utilizados no Brasil), foram selecionados 14 websites de caráter informativo para a análise. Para a avaliação das informações sobre a PCM, considerando os seguintes blocos de informação: “etiologia”, “histórico do contexto da descoberta da PCM”, “doença e diagnóstico”, “controle/profilaxia”, “tratamento e vacina” e “epidemiologia”. Os websites também foram avaliados quanto à “autoria”, “credenciais da autoria”, “data de publicação”, “uso correto da língua portuguesa”, “lista de referências” e “elementos gráficos”. Os resultados demonstraram grande percentual de ausência de informações em relação aos tópicos analisados de cada bloco de informação. Foi constatado que, na maioria das vezes, as informações divulgadas eram claras e de fácil interpretação. Contudo, foram observadas omissões de informações que conferem baixa confiabilidade aos websites, tais como autoria, referenciais que embasavam a informação, data da publicação ou última atualização das informações disponíveis na rede. Assim, conclui-se que os websites avaliados divulgam informações insuficientes sobre a PCM e possuem baixa qualidade técnica. Este estudo demonstra que é necessário que os usuários da rede atentem para os conteúdos que têm sido utilizados nos websites como fonte de informações.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/34710.33837/msj.v1i7.347Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 23-33Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 23-332359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/347/271Copyright (c) 2017 Randys Caldeira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Randys Caldeira2018-03-18T10:48:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/347Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:48:33Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
title AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
spellingShingle AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
Gonçalves, Randys Caldeira
internet
informações médicas e qualidade técnica
title_short AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
title_full AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
title_fullStr AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
title_full_unstemmed AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
title_sort AS INFORMAÇÕES SOBRE PARACOCCIDIOIDOMICOSE DISPONÍVEIS EM WEBSITES BRASILEIROS SÃO DE QUALIDADE E CONFIÁVEIS?
author Gonçalves, Randys Caldeira
author_facet Gonçalves, Randys Caldeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Randys Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv internet
informações médicas e qualidade técnica
topic internet
informações médicas e qualidade técnica
description O presente estudo objetivou identificar e avaliar as informações sobre a paracoccidioidomicose (PCM), disponibilizadas em websites brasileiros, bem como avaliar a qualidade técnica desses websites. Após ampla busca no Google (um dos motores de busca mais utilizados no Brasil), foram selecionados 14 websites de caráter informativo para a análise. Para a avaliação das informações sobre a PCM, considerando os seguintes blocos de informação: “etiologia”, “histórico do contexto da descoberta da PCM”, “doença e diagnóstico”, “controle/profilaxia”, “tratamento e vacina” e “epidemiologia”. Os websites também foram avaliados quanto à “autoria”, “credenciais da autoria”, “data de publicação”, “uso correto da língua portuguesa”, “lista de referências” e “elementos gráficos”. Os resultados demonstraram grande percentual de ausência de informações em relação aos tópicos analisados de cada bloco de informação. Foi constatado que, na maioria das vezes, as informações divulgadas eram claras e de fácil interpretação. Contudo, foram observadas omissões de informações que conferem baixa confiabilidade aos websites, tais como autoria, referenciais que embasavam a informação, data da publicação ou última atualização das informações disponíveis na rede. Assim, conclui-se que os websites avaliados divulgam informações insuficientes sobre a PCM e possuem baixa qualidade técnica. Este estudo demonstra que é necessário que os usuários da rede atentem para os conteúdos que têm sido utilizados nos websites como fonte de informações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/347
10.33837/msj.v1i7.347
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/347
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i7.347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/347/271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Randys Caldeira Gonçalves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Randys Caldeira Gonçalves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 23-33
Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 23-33
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175647731712