Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/552 |
Resumo: | Apresenta-se, neste artigo, uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras de estudantes ingressantes no 1º ano do Ensino Médio Técnico de uma Instituição Federal de Ensino do Estado de São Paulo. O objetivo dessa investigação foi o de detectar e classificar os principais erros e dificuldades apresentados pelos participantes na identificação e no uso deste teorema. As duas questões, do tipo teste, foram aplicadas para 78 estudantes no início do ano letivo de 2018. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o referencial teórico adotado nas análises das resoluções. De maneira geral, verificou-se que os estudantes apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento e na aplicação do Teorema de Pitágoras. Como procuramos demonstrar em nossas análises, essas dificuldades estão relacionadas à não interação, por parte dos participantes, de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais associados ao uso do teorema. Palavras-chave: Teorema de Pitágoras. Aspectos algorítmicos, intuitivos e formais. Análise de Erros.AbstractAn analysis of the resolution of questions about the Pythagorean TheoremThis article presents an analysis of the resolution of questions about the Pythagorean Theorem of incoming students in the 1st year of the Technical High School of a federal teaching institution in the State of São Paulo. The objective of this investigation was to detect and classify the main errors and difficulties presented by the participants in the identification and use of this theorem. The two questions, of the test type, were applied to 78 students at the beginning of the 2018 academic year. The interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects is the theoretical reference adopted in the analysis of the resolutions. In general, it was verified that the students presented many difficulties in the recognition and the application of the Pythagorean Theorem. As we try to demonstrate in our analyzes, these difficulties are related to the participants' noninteraction of algorithmic, intuitive and formal aspectsassociated to the use of the theorem.Keywords: Pythagorean theorem. Algorithmic, intuitive and formal aspects. Error Analysis. |
id |
IFMG-1_171f157fff13d7e26bd9378df74e144a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/552 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de PitágorasEducação Matemática; Ensino e Aprendizagem de Matemática;Aspectos algorítmicos, Intuitivos e formais. Análise de Erros. Geometria Plana.Apresenta-se, neste artigo, uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras de estudantes ingressantes no 1º ano do Ensino Médio Técnico de uma Instituição Federal de Ensino do Estado de São Paulo. O objetivo dessa investigação foi o de detectar e classificar os principais erros e dificuldades apresentados pelos participantes na identificação e no uso deste teorema. As duas questões, do tipo teste, foram aplicadas para 78 estudantes no início do ano letivo de 2018. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o referencial teórico adotado nas análises das resoluções. De maneira geral, verificou-se que os estudantes apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento e na aplicação do Teorema de Pitágoras. Como procuramos demonstrar em nossas análises, essas dificuldades estão relacionadas à não interação, por parte dos participantes, de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais associados ao uso do teorema. Palavras-chave: Teorema de Pitágoras. Aspectos algorítmicos, intuitivos e formais. Análise de Erros.AbstractAn analysis of the resolution of questions about the Pythagorean TheoremThis article presents an analysis of the resolution of questions about the Pythagorean Theorem of incoming students in the 1st year of the Technical High School of a federal teaching institution in the State of São Paulo. The objective of this investigation was to detect and classify the main errors and difficulties presented by the participants in the identification and use of this theorem. The two questions, of the test type, were applied to 78 students at the beginning of the 2018 academic year. The interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects is the theoretical reference adopted in the analysis of the resolutions. In general, it was verified that the students presented many difficulties in the recognition and the application of the Pythagorean Theorem. As we try to demonstrate in our analyzes, these difficulties are related to the participants' noninteraction of algorithmic, intuitive and formal aspectsassociated to the use of the theorem.Keywords: Pythagorean theorem. Algorithmic, intuitive and formal aspects. Error Analysis.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisVieira, William; Instituto Federal de São Paulo - campus GuarulhosImafuku, Roberto Seidi; Instituto Federal de São Paulo - campus GuarulhosPereira, Emanoel Fabiano Menezes; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/55210.29069/forscience.2019v7n2.e552ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/552/267Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
title |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
spellingShingle |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras Vieira, William; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Aspectos algorítmicos, Intuitivos e formais. Análise de Erros. Geometria Plana. |
title_short |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
title_full |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
title_fullStr |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
title_full_unstemmed |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
title_sort |
Uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras |
author |
Vieira, William; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos |
author_facet |
Vieira, William; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos Imafuku, Roberto Seidi; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos Pereira, Emanoel Fabiano Menezes; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos |
author_role |
author |
author2 |
Imafuku, Roberto Seidi; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos Pereira, Emanoel Fabiano Menezes; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, William; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos Imafuku, Roberto Seidi; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos Pereira, Emanoel Fabiano Menezes; Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Aspectos algorítmicos, Intuitivos e formais. Análise de Erros. Geometria Plana. |
topic |
Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Aspectos algorítmicos, Intuitivos e formais. Análise de Erros. Geometria Plana. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Apresenta-se, neste artigo, uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras de estudantes ingressantes no 1º ano do Ensino Médio Técnico de uma Instituição Federal de Ensino do Estado de São Paulo. O objetivo dessa investigação foi o de detectar e classificar os principais erros e dificuldades apresentados pelos participantes na identificação e no uso deste teorema. As duas questões, do tipo teste, foram aplicadas para 78 estudantes no início do ano letivo de 2018. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o referencial teórico adotado nas análises das resoluções. De maneira geral, verificou-se que os estudantes apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento e na aplicação do Teorema de Pitágoras. Como procuramos demonstrar em nossas análises, essas dificuldades estão relacionadas à não interação, por parte dos participantes, de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais associados ao uso do teorema. Palavras-chave: Teorema de Pitágoras. Aspectos algorítmicos, intuitivos e formais. Análise de Erros.AbstractAn analysis of the resolution of questions about the Pythagorean TheoremThis article presents an analysis of the resolution of questions about the Pythagorean Theorem of incoming students in the 1st year of the Technical High School of a federal teaching institution in the State of São Paulo. The objective of this investigation was to detect and classify the main errors and difficulties presented by the participants in the identification and use of this theorem. The two questions, of the test type, were applied to 78 students at the beginning of the 2018 academic year. The interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects is the theoretical reference adopted in the analysis of the resolutions. In general, it was verified that the students presented many difficulties in the recognition and the application of the Pythagorean Theorem. As we try to demonstrate in our analyzes, these difficulties are related to the participants' noninteraction of algorithmic, intuitive and formal aspectsassociated to the use of the theorem.Keywords: Pythagorean theorem. Algorithmic, intuitive and formal aspects. Error Analysis. |
description |
Apresenta-se, neste artigo, uma análise da resolução de questões sobre o Teorema de Pitágoras de estudantes ingressantes no 1º ano do Ensino Médio Técnico de uma Instituição Federal de Ensino do Estado de São Paulo. O objetivo dessa investigação foi o de detectar e classificar os principais erros e dificuldades apresentados pelos participantes na identificação e no uso deste teorema. As duas questões, do tipo teste, foram aplicadas para 78 estudantes no início do ano letivo de 2018. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o referencial teórico adotado nas análises das resoluções. De maneira geral, verificou-se que os estudantes apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento e na aplicação do Teorema de Pitágoras. Como procuramos demonstrar em nossas análises, essas dificuldades estão relacionadas à não interação, por parte dos participantes, de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais associados ao uso do teorema. Palavras-chave: Teorema de Pitágoras. Aspectos algorítmicos, intuitivos e formais. Análise de Erros.AbstractAn analysis of the resolution of questions about the Pythagorean TheoremThis article presents an analysis of the resolution of questions about the Pythagorean Theorem of incoming students in the 1st year of the Technical High School of a federal teaching institution in the State of São Paulo. The objective of this investigation was to detect and classify the main errors and difficulties presented by the participants in the identification and use of this theorem. The two questions, of the test type, were applied to 78 students at the beginning of the 2018 academic year. The interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects is the theoretical reference adopted in the analysis of the resolutions. In general, it was verified that the students presented many difficulties in the recognition and the application of the Pythagorean Theorem. As we try to demonstrate in our analyzes, these difficulties are related to the participants' noninteraction of algorithmic, intuitive and formal aspectsassociated to the use of the theorem.Keywords: Pythagorean theorem. Algorithmic, intuitive and formal aspects. Error Analysis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/552 10.29069/forscience.2019v7n2.e552 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/552 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2019v7n2.e552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/552/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2019v7n2 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701897522774016 |