Estudo do Teorema de Pitágoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31593 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Carolina Argemi Vazquez, com o propósito de levá-los a uma compreensão clara e aplicação correta desses conhecimentos, que são pré-requisitos para a 8ª série (9º ano). O embasamento teórico pesquisado e aprofundado, a análise crítica de livros didáticos e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a utilização do programa Geogebra são ferramentas indispensáveis para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia é permeada por atividades concretas, de fácil compreensão. As intervenções constantes do professor são valiosas para promover a reflexão dos alunos, que sofrerão mudanças de paradigmas e de comportamento. Consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é satisfatório porque traz uma prática ressignificada tanto para os alunos quanto para o docente, deixando mais atraente e real o ensino da Matemática. |
id |
UFRGS-2_09d6dff98232f3e4fe02cc15687e94be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31593 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rohde, IlaniaNotare, Márcia Rodrigues2011-09-02T06:02:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/31593000782785Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Carolina Argemi Vazquez, com o propósito de levá-los a uma compreensão clara e aplicação correta desses conhecimentos, que são pré-requisitos para a 8ª série (9º ano). O embasamento teórico pesquisado e aprofundado, a análise crítica de livros didáticos e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a utilização do programa Geogebra são ferramentas indispensáveis para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia é permeada por atividades concretas, de fácil compreensão. As intervenções constantes do professor são valiosas para promover a reflexão dos alunos, que sofrerão mudanças de paradigmas e de comportamento. Consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é satisfatório porque traz uma prática ressignificada tanto para os alunos quanto para o docente, deixando mais atraente e real o ensino da Matemática.This paper proposes an introduction to the study of the Pythagorean Theorem, highlighting the importance of practical demonstrations and the need to establish relations of this content problem-situations experienced by the group of students from 7th grade, on the State High School Teacher Carolina Argemi Vazquez, with the purpose of leading them to a clear understanding and correct application of that knowledge, which are prerequisites for the 8th grade (current 9th grade). The theoretical researched and thorough, critical analysis of textbooks and the use of NCPs (National Curriculum Parameters) and Geogebra software are indispensable tools for the effective teaching-learning process. The methodology is filled with concrete activities, easily absorbed. The interventions listed are valuable for the teacher to promote students' reflection, which will change paradigms and behaviors. Consequently, the teaching-learning process is satisfying because it brings a new meaning practice both for students and for teachers, becoming more attractive and real the teaching of mathematics.application/pdfporGeometriaTeorema de PitágorasMatemática : Ensino : AprendizagemSoftware : GeometriaProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino fundamentalPythagorean theoremDemonstrationValueMethodologyGeogebraLearningEstudo do Teorema de Pitágorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782785.pdf000782785.pdfTexto completoapplication/pdf9405169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/1/000782785.pdfead57086c5b9be3ccfcd4a7f72170c50MD51TEXT000782785.pdf.txt000782785.pdf.txtExtracted Texttext/plain64792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/2/000782785.pdf.txt881478d59c10a7c3b922d24ae58777dbMD52THUMBNAIL000782785.pdf.jpg000782785.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/3/000782785.pdf.jpgb8d7a4b6c9d5d6456745040dd0a2d2abMD5310183/315932018-10-22 09:14:49.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31593Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
title |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
spellingShingle |
Estudo do Teorema de Pitágoras Rohde, Ilania Geometria Teorema de Pitágoras Matemática : Ensino : Aprendizagem Software : Geometria Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino fundamental Pythagorean theorem Demonstration Value Methodology Geogebra Learning |
title_short |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
title_full |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
title_fullStr |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
title_full_unstemmed |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
title_sort |
Estudo do Teorema de Pitágoras |
author |
Rohde, Ilania |
author_facet |
Rohde, Ilania |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohde, Ilania |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Teorema de Pitágoras Matemática : Ensino : Aprendizagem Software : Geometria Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino fundamental |
topic |
Geometria Teorema de Pitágoras Matemática : Ensino : Aprendizagem Software : Geometria Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino fundamental Pythagorean theorem Demonstration Value Methodology Geogebra Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pythagorean theorem Demonstration Value Methodology Geogebra Learning |
description |
Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Carolina Argemi Vazquez, com o propósito de levá-los a uma compreensão clara e aplicação correta desses conhecimentos, que são pré-requisitos para a 8ª série (9º ano). O embasamento teórico pesquisado e aprofundado, a análise crítica de livros didáticos e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a utilização do programa Geogebra são ferramentas indispensáveis para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia é permeada por atividades concretas, de fácil compreensão. As intervenções constantes do professor são valiosas para promover a reflexão dos alunos, que sofrerão mudanças de paradigmas e de comportamento. Consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é satisfatório porque traz uma prática ressignificada tanto para os alunos quanto para o docente, deixando mais atraente e real o ensino da Matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31593 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31593 |
identifier_str_mv |
000782785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/1/000782785.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/2/000782785.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/3/000782785.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ead57086c5b9be3ccfcd4a7f72170c50 881478d59c10a7c3b922d24ae58777db b8d7a4b6c9d5d6456745040dd0a2d2ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413062889472 |