Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169
Resumo: As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability.
id IFMG-1_2d3c3dcb68becd412107ac91fb7aa86a
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/169
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPARCiência da Computação; Educação;AVA. EAD. Software. Usabilidade.As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisUniversidade do Norte do ParanáCarvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriÁvila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriMachado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriFernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/16910.29069/forscience.2017v5n1.e169ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2017v5n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169/145Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
title Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
spellingShingle Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Ciência da Computação; Educação;
AVA. EAD. Software. Usabilidade.
title_short Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
title_full Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
title_fullStr Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
title_full_unstemmed Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
title_sort Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
author Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
author_facet Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
author_role author
author2 Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Norte do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Computação; Educação;
AVA. EAD. Software. Usabilidade.
topic Ciência da Computação; Educação;
AVA. EAD. Software. Usabilidade.
dc.description.none.fl_txt_mv As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability.
description As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-08
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169
10.29069/forscience.2017v5n1.e169
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2017v5n1.e169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169/145
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo
ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo
2318-6356
10.29069/forscience.2017v5n1
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701897369681920