Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169 |
Resumo: | As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability. |
id |
IFMG-1_2d3c3dcb68becd412107ac91fb7aa86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/169 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPARCiência da Computação; Educação;AVA. EAD. Software. Usabilidade.As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisUniversidade do Norte do ParanáCarvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriÁvila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriMachado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriFernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/16910.29069/forscience.2017v5n1.e169ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2017v5n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169/145Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
title |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
spellingShingle |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Ciência da Computação; Educação; AVA. EAD. Software. Usabilidade. |
title_short |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
title_full |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
title_fullStr |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
title_full_unstemmed |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
title_sort |
Análise da plataforma COLABORAR através de estudantes de Ciências Contábeis do polo de Diamantina/MG: o ambiente virtual de ensino da UNOPAR |
author |
Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
author_facet |
Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Norte do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Ávila, Alan Fernando Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Machado, João Paulo da Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Fernandes, Rafael Luiz de Menezes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Computação; Educação; AVA. EAD. Software. Usabilidade. |
topic |
Ciência da Computação; Educação; AVA. EAD. Software. Usabilidade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability. |
description |
As constantes inovações tecnológicas na área de comunicação têm colaborado para o desenvolvimento da educação a distância. Neste cenário de EAD, a ferramenta utilizada para o ensino e aprendizado torna-se de fundamental importância, principalmente por ser o principal meio de comunicação entre docentes e discentes, colaborando com o desenvolvimento da educação no país. O presente artigo faz uma análise da usabilidade do software de educação a distancia “Colaborar”, da Universidade do Norte do Paraná, através dos alunos do curso do curso de Ciências Contábeis do polo de Diamantina-MG. Os resultados demonstraram que o software analisado atende aos requisitos dos alunos de Ciências Contábeis, no entanto precisa de pequenas adequações.Palavras-chaves: AVA. EAD. Software. Usabilidade.Analysis of the platform colaborar through accounting sciences from hub in diamantina/mg: virtual environment from unoparAbstractThe constant technological innovations in communication have contributed to the development of distance education. EAD this scenario, the tool used for teaching and learning becomes crucial, especially because it is the primary means of communication between teachers and students, collaborating with the development of education in the country. This paper analyzes the usability of the distance education software "Colaborar", the University of North Paraná, through the students of the course in Accounting Sciences from the pole Diamantina-MG. The results showed that the software analysis meets the needs of Accounting Sciences student, but need small adjustments.Keywords: AVA. EAD. Software. Usability. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169 10.29069/forscience.2017v5n1.e169 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2017v5n1.e169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/169/145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2017v5n1 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701897369681920 |