Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Felipe da Silva; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Marina Martins; Instituto Federal Minas Gerais – campus São João Evangelista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/168
Resumo: Este trabalho relata uma aula interdisciplinar de campo avaliativa em uma obra de construção residencial com características sustentáveis, em fase inicial de execução, ministrada por professores de língua portuguesa e engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi. A atividade, que contou com a participação de 50% do total de alunos matriculados no curso, teve como objetivo principal desenvolver a escrita, a leitura e a aplicabilidade da disciplina de língua portuguesa no contexto da engenharia civil. Trabalhou-se com os estudantes o tipo textual descritivo, as etapas do gênero textual e noções de como elaborar um laudo de vistoria das condições de vizinhança e descrever as etapas da obra. Após a atividade, os estudantes demonstraram maior interesse pela disciplina de língua portuguesa e compreenderam a sua aplicabilidade no contexto da engenharia civil.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Língua Portuguesa. Engenharia Civil.AbstractInterdisciplinary field class for freshmen of the Bachelor of Civil Engineering course, with emphasis on discipline of portuguese languageThis paper presents an evaluative interdisciplinary field class in a residential building work with sustainable features, in the initial phase of execution, taught by teachers of portuguese language and civil engineering of the IFMG  ̶  Campus Avançado Piumhi. The activity, that was attended by of 50% of the students enrolled in the course, aimed to develop the writing, the reading and the applicability of portuguese language discipline in the context of civil engineering. It was worked with the students the descriptive text type, the stages of the genre and notions of how to elaborate a report of neighborhood conditions and how to describe the stages of the work. After the activity, the students showed more interest in the portuguese language discipline and understood its applicability in the context of civil engineering.Keywords: Interdisciplinarity. Portuguese Language. Civil Engineering. 
id IFMG-1_5f392e1eeae390c3f09c90ef440c20c4
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/168
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesaEngenharia; Administração; ComunicaçãoInterdisciplinaridade; Língua Portuguesa; Engenharia Civil.Este trabalho relata uma aula interdisciplinar de campo avaliativa em uma obra de construção residencial com características sustentáveis, em fase inicial de execução, ministrada por professores de língua portuguesa e engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi. A atividade, que contou com a participação de 50% do total de alunos matriculados no curso, teve como objetivo principal desenvolver a escrita, a leitura e a aplicabilidade da disciplina de língua portuguesa no contexto da engenharia civil. Trabalhou-se com os estudantes o tipo textual descritivo, as etapas do gênero textual e noções de como elaborar um laudo de vistoria das condições de vizinhança e descrever as etapas da obra. Após a atividade, os estudantes demonstraram maior interesse pela disciplina de língua portuguesa e compreenderam a sua aplicabilidade no contexto da engenharia civil.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Língua Portuguesa. Engenharia Civil.AbstractInterdisciplinary field class for freshmen of the Bachelor of Civil Engineering course, with emphasis on discipline of portuguese languageThis paper presents an evaluative interdisciplinary field class in a residential building work with sustainable features, in the initial phase of execution, taught by teachers of portuguese language and civil engineering of the IFMG  ̶  Campus Avançado Piumhi. The activity, that was attended by of 50% of the students enrolled in the course, aimed to develop the writing, the reading and the applicability of portuguese language discipline in the context of civil engineering. It was worked with the students the descriptive text type, the stages of the genre and notions of how to elaborate a report of neighborhood conditions and how to describe the stages of the work. After the activity, the students showed more interest in the portuguese language discipline and understood its applicability in the context of civil engineering.Keywords: Interdisciplinarity. Portuguese Language. Civil Engineering. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisAlves, Felipe da Silva; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Araújo, Marina Martins; Instituto Federal Minas Gerais – campus São João Evangelista2016-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/16810.29069/forscience.2016v4n2.e168ForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2016v4n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/168/125Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
title Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
spellingShingle Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
Alves, Felipe da Silva; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Engenharia; Administração; Comunicação
Interdisciplinaridade; Língua Portuguesa; Engenharia Civil.
title_short Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
title_full Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
title_fullStr Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
title_full_unstemmed Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
title_sort Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
author Alves, Felipe da Silva; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
author_facet Alves, Felipe da Silva; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Araújo, Marina Martins; Instituto Federal Minas Gerais – campus São João Evangelista
author_role author
author2 Araújo, Marina Martins; Instituto Federal Minas Gerais – campus São João Evangelista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Felipe da Silva; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Araújo, Marina Martins; Instituto Federal Minas Gerais – campus São João Evangelista
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia; Administração; Comunicação
Interdisciplinaridade; Língua Portuguesa; Engenharia Civil.
topic Engenharia; Administração; Comunicação
Interdisciplinaridade; Língua Portuguesa; Engenharia Civil.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho relata uma aula interdisciplinar de campo avaliativa em uma obra de construção residencial com características sustentáveis, em fase inicial de execução, ministrada por professores de língua portuguesa e engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi. A atividade, que contou com a participação de 50% do total de alunos matriculados no curso, teve como objetivo principal desenvolver a escrita, a leitura e a aplicabilidade da disciplina de língua portuguesa no contexto da engenharia civil. Trabalhou-se com os estudantes o tipo textual descritivo, as etapas do gênero textual e noções de como elaborar um laudo de vistoria das condições de vizinhança e descrever as etapas da obra. Após a atividade, os estudantes demonstraram maior interesse pela disciplina de língua portuguesa e compreenderam a sua aplicabilidade no contexto da engenharia civil.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Língua Portuguesa. Engenharia Civil.AbstractInterdisciplinary field class for freshmen of the Bachelor of Civil Engineering course, with emphasis on discipline of portuguese languageThis paper presents an evaluative interdisciplinary field class in a residential building work with sustainable features, in the initial phase of execution, taught by teachers of portuguese language and civil engineering of the IFMG  ̶  Campus Avançado Piumhi. The activity, that was attended by of 50% of the students enrolled in the course, aimed to develop the writing, the reading and the applicability of portuguese language discipline in the context of civil engineering. It was worked with the students the descriptive text type, the stages of the genre and notions of how to elaborate a report of neighborhood conditions and how to describe the stages of the work. After the activity, the students showed more interest in the portuguese language discipline and understood its applicability in the context of civil engineering.Keywords: Interdisciplinarity. Portuguese Language. Civil Engineering. 
description Este trabalho relata uma aula interdisciplinar de campo avaliativa em uma obra de construção residencial com características sustentáveis, em fase inicial de execução, ministrada por professores de língua portuguesa e engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi. A atividade, que contou com a participação de 50% do total de alunos matriculados no curso, teve como objetivo principal desenvolver a escrita, a leitura e a aplicabilidade da disciplina de língua portuguesa no contexto da engenharia civil. Trabalhou-se com os estudantes o tipo textual descritivo, as etapas do gênero textual e noções de como elaborar um laudo de vistoria das condições de vizinhança e descrever as etapas da obra. Após a atividade, os estudantes demonstraram maior interesse pela disciplina de língua portuguesa e compreenderam a sua aplicabilidade no contexto da engenharia civil.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Língua Portuguesa. Engenharia Civil.AbstractInterdisciplinary field class for freshmen of the Bachelor of Civil Engineering course, with emphasis on discipline of portuguese languageThis paper presents an evaluative interdisciplinary field class in a residential building work with sustainable features, in the initial phase of execution, taught by teachers of portuguese language and civil engineering of the IFMG  ̶  Campus Avançado Piumhi. The activity, that was attended by of 50% of the students enrolled in the course, aimed to develop the writing, the reading and the applicability of portuguese language discipline in the context of civil engineering. It was worked with the students the descriptive text type, the stages of the genre and notions of how to elaborate a report of neighborhood conditions and how to describe the stages of the work. After the activity, the students showed more interest in the portuguese language discipline and understood its applicability in the context of civil engineering.Keywords: Interdisciplinarity. Portuguese Language. Civil Engineering. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/168
10.29069/forscience.2016v4n2.e168
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/168
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2016v4n2.e168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/168/125
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo Contínuo
ForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo Contínuo
2318-6356
10.29069/forscience.2016v4n2
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701896754167808