Ecoinovação como vantagem competitiva: um estudo de caso da Dell INC.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/412 |
Resumo: | O aumento das preocupações do mercado com as atividades sustentáveis gera oportunidades para o posicionamento das organizações, uma vez que esse posicionamento pode manter a empresa mais competitiva frente aos seus concorrentes. Dessa forma, faz-se necessário entender profundamente o fenômeno da ecoinovação (ou inovações sustentáveis), uma vez que tal tema proporciona diferencial competitivo aos negócios, bem como re-determina as bases econômicas vigentes. É sob esse contexto que se estabelece o objetivo deste artigo, que busca apresentar a prática de ecoinovação da Dell Inc. e revelar como ela pode se tornar fonte de vantagem competitiva para a referida empresa. Assim, partiu-se de um estudo descritivo-exploratório, com uso do estudo de caso, no qual foram coletados dados por meio de uma entrevista semiestruturada e pesquisa documental no Plano Dell 2020. Os principais resultados obtidos foram: a empresa estudada apresenta elevado índice de práticas ecoinovativas e ao mesmo tempo visão, oportunidades e novos mercados por praticar tais inovações sustentáveis. Esses achados se encontram alinhados com a literatura sobre a respectiva temática.Palavras-Chave: Inovação. Ecoinovação. Dell. Vantagem Competitiva.Ecoinnovation as a competitive advantage: a case study of Dell INC.AbstractThe rising market concerns on sustainable activities create opportunities for the firms’ positioning, which can use these to increase competitiveness. However, it is necessary to understand deeply the phenomenon of eco-innovation (or sustainable innovations) in order to leverage competitive assets and keep to date with the economic trends. This article presents a case study of eco-innovation practices at Dell Inc., seeking to understand how these can become a source of competitive advantage for the firm. A descriptive-exploratory study was carried out, in which data were collected through a semi-structured interview and a documentary research on the Dell 2020 Plan. In accordance with the reviewed literature, the results indicate that Dell presents a high index of eco-innovative practices and, at the same, it presents visions, new opportunities and new markets due to these same practices.Keywords: Innovation. Eco innovation. Dell. Competitive advantage. |
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Assim, partiu-se de um estudo descritivo-exploratório, com uso do estudo de caso, no qual foram coletados dados por meio de uma entrevista semiestruturada e pesquisa documental no Plano Dell 2020. Os principais resultados obtidos foram: a empresa estudada apresenta elevado índice de práticas ecoinovativas e ao mesmo tempo visão, oportunidades e novos mercados por praticar tais inovações sustentáveis. Esses achados se encontram alinhados com a literatura sobre a respectiva temática.Palavras-Chave: Inovação. Ecoinovação. Dell. Vantagem Competitiva.Ecoinnovation as a competitive advantage: a case study of Dell INC.AbstractThe rising market concerns on sustainable activities create opportunities for the firms’ positioning, which can use these to increase competitiveness. However, it is necessary to understand deeply the phenomenon of eco-innovation (or sustainable innovations) in order to leverage competitive assets and keep to date with the economic trends. This article presents a case study of eco-innovation practices at Dell Inc., seeking to understand how these can become a source of competitive advantage for the firm. A descriptive-exploratory study was carried out, in which data were collected through a semi-structured interview and a documentary research on the Dell 2020 Plan. In accordance with the reviewed literature, the results indicate that Dell presents a high index of eco-innovative practices and, at the same, it presents visions, new opportunities and new markets due to these same practices.Keywords: Innovation. Eco innovation. Dell. Competitive advantage.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisSilva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA).Ferreira, Vítor Hugo Santos; InstitutoPhD (Economics and Management) - Instituto Superior de Economia e Gestão: Lisboa, Portugal, Master on Management of Science, Technology and Innovation - Instituto Superior de Economia e Gestão: Lisboa, Portugal, Associate Professor (Management and Economics) - Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Portugal. Politécnico de Leiria/ProfessorDr.Gandia, Rodrigo Marçal; Universidade Federal de Lavras (UFLA).Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues; Universidade Federal de Lavras (UFLA).Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras (UFLA).2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/41210.29069/forscience.2018v6n3.e412ForScience; v. 6, n. 3 (2018): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 6, n. 3 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2018v6n3reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/412/226Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com - |
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O aumento das preocupações do mercado com as atividades sustentáveis gera oportunidades para o posicionamento das organizações, uma vez que esse posicionamento pode manter a empresa mais competitiva frente aos seus concorrentes. Dessa forma, faz-se necessário entender profundamente o fenômeno da ecoinovação (ou inovações sustentáveis), uma vez que tal tema proporciona diferencial competitivo aos negócios, bem como re-determina as bases econômicas vigentes. É sob esse contexto que se estabelece o objetivo deste artigo, que busca apresentar a prática de ecoinovação da Dell Inc. e revelar como ela pode se tornar fonte de vantagem competitiva para a referida empresa. Assim, partiu-se de um estudo descritivo-exploratório, com uso do estudo de caso, no qual foram coletados dados por meio de uma entrevista semiestruturada e pesquisa documental no Plano Dell 2020. Os principais resultados obtidos foram: a empresa estudada apresenta elevado índice de práticas ecoinovativas e ao mesmo tempo visão, oportunidades e novos mercados por praticar tais inovações sustentáveis. Esses achados se encontram alinhados com a literatura sobre a respectiva temática.Palavras-Chave: Inovação. Ecoinovação. Dell. Vantagem Competitiva.Ecoinnovation as a competitive advantage: a case study of Dell INC.AbstractThe rising market concerns on sustainable activities create opportunities for the firms’ positioning, which can use these to increase competitiveness. However, it is necessary to understand deeply the phenomenon of eco-innovation (or sustainable innovations) in order to leverage competitive assets and keep to date with the economic trends. This article presents a case study of eco-innovation practices at Dell Inc., seeking to understand how these can become a source of competitive advantage for the firm. A descriptive-exploratory study was carried out, in which data were collected through a semi-structured interview and a documentary research on the Dell 2020 Plan. In accordance with the reviewed literature, the results indicate that Dell presents a high index of eco-innovative practices and, at the same, it presents visions, new opportunities and new markets due to these same practices.Keywords: Innovation. Eco innovation. Dell. Competitive advantage. |
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O aumento das preocupações do mercado com as atividades sustentáveis gera oportunidades para o posicionamento das organizações, uma vez que esse posicionamento pode manter a empresa mais competitiva frente aos seus concorrentes. Dessa forma, faz-se necessário entender profundamente o fenômeno da ecoinovação (ou inovações sustentáveis), uma vez que tal tema proporciona diferencial competitivo aos negócios, bem como re-determina as bases econômicas vigentes. É sob esse contexto que se estabelece o objetivo deste artigo, que busca apresentar a prática de ecoinovação da Dell Inc. e revelar como ela pode se tornar fonte de vantagem competitiva para a referida empresa. Assim, partiu-se de um estudo descritivo-exploratório, com uso do estudo de caso, no qual foram coletados dados por meio de uma entrevista semiestruturada e pesquisa documental no Plano Dell 2020. Os principais resultados obtidos foram: a empresa estudada apresenta elevado índice de práticas ecoinovativas e ao mesmo tempo visão, oportunidades e novos mercados por praticar tais inovações sustentáveis. Esses achados se encontram alinhados com a literatura sobre a respectiva temática.Palavras-Chave: Inovação. Ecoinovação. Dell. Vantagem Competitiva.Ecoinnovation as a competitive advantage: a case study of Dell INC.AbstractThe rising market concerns on sustainable activities create opportunities for the firms’ positioning, which can use these to increase competitiveness. However, it is necessary to understand deeply the phenomenon of eco-innovation (or sustainable innovations) in order to leverage competitive assets and keep to date with the economic trends. This article presents a case study of eco-innovation practices at Dell Inc., seeking to understand how these can become a source of competitive advantage for the firm. A descriptive-exploratory study was carried out, in which data were collected through a semi-structured interview and a documentary research on the Dell 2020 Plan. In accordance with the reviewed literature, the results indicate that Dell presents a high index of eco-innovative practices and, at the same, it presents visions, new opportunities and new markets due to these same practices.Keywords: Innovation. Eco innovation. Dell. Competitive advantage. |
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