Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo Nascimento da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1756
Resumo: O aumento das preocupações do mercado para com as atividades sustentáveis geram oportunidades para o posicionamento das organizações frente a esta nova ordem, a fim de se manterem competitivas e gerarem vantagens para com os concorrentes, faz-se necessário aprofundar neste fenômeno de mercado. Em virtude desta abertura frente ao mercado, os estudos quanto as inovações sustentáveis ou, simplesmente, eco-inovações, como fontes de vantagem competitivas para os mercados futuros, são um diferencial apontado por vários autores da literatura de negócios, sendo considerado o fenômeno que vai determinar as bases da nova economia. Com o intuito de aprofundar o tema e enriquecer o conteúdo académico, este projeto apresenta um Estudo de Caso qualitativo em profundidade, sobre as bases de inovação, eco-inovação e vantagens competitivas futuras da Dell Inc., com um questionário aberto aplicado a um dos gestores de topo da empresa na América Latina, é possível aprofundar nas práticas decorridas pela empresa e do mercado como um todo, na corrida organizacional por seu posicionamento futuro. Em construção da nova base econômica sustentável, é uma forte oportunidade para empresas que adentrarem fielmente ao ideal sustentável, com bases econômicas mais sólidas e moldes mais flexíveis para sustentar as alterações do mercado, se posicionando a priori as exigências do mercado. O presente trabalho apresenta as práticas de uma empresa que busca se transformar e transformar o ambiente a que está inserida em busca de uma posição mais sustentável.
id RCAP_11855397833e1766b54185c810e0f9ea
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.InovaçãoEco-inovaçãoMarketing 3.0MercadoDellVantagem CompetitivaSustentabilidadeDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Outras Ciências SociaisO aumento das preocupações do mercado para com as atividades sustentáveis geram oportunidades para o posicionamento das organizações frente a esta nova ordem, a fim de se manterem competitivas e gerarem vantagens para com os concorrentes, faz-se necessário aprofundar neste fenômeno de mercado. Em virtude desta abertura frente ao mercado, os estudos quanto as inovações sustentáveis ou, simplesmente, eco-inovações, como fontes de vantagem competitivas para os mercados futuros, são um diferencial apontado por vários autores da literatura de negócios, sendo considerado o fenômeno que vai determinar as bases da nova economia. Com o intuito de aprofundar o tema e enriquecer o conteúdo académico, este projeto apresenta um Estudo de Caso qualitativo em profundidade, sobre as bases de inovação, eco-inovação e vantagens competitivas futuras da Dell Inc., com um questionário aberto aplicado a um dos gestores de topo da empresa na América Latina, é possível aprofundar nas práticas decorridas pela empresa e do mercado como um todo, na corrida organizacional por seu posicionamento futuro. Em construção da nova base econômica sustentável, é uma forte oportunidade para empresas que adentrarem fielmente ao ideal sustentável, com bases econômicas mais sólidas e moldes mais flexíveis para sustentar as alterações do mercado, se posicionando a priori as exigências do mercado. O presente trabalho apresenta as práticas de uma empresa que busca se transformar e transformar o ambiente a que está inserida em busca de uma posição mais sustentável.Ferreira, Vítor Hugo dos SantosIC-OnlineSilva, João Paulo Nascimento da2016-04-15T10:55:38Z2016-02-232016-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1756TID:201122472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:37Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:17.789095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
title Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
spellingShingle Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
Silva, João Paulo Nascimento da
Inovação
Eco-inovação
Marketing 3.0
Mercado
Dell
Vantagem Competitiva
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Outras Ciências Sociais
title_short Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
title_full Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
title_fullStr Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
title_full_unstemmed Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
title_sort Eco-Inovação e desenvolvimento: como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - um estudo de caso da Dell Inc.
author Silva, João Paulo Nascimento da
author_facet Silva, João Paulo Nascimento da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Paulo Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Eco-inovação
Marketing 3.0
Mercado
Dell
Vantagem Competitiva
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Outras Ciências Sociais
topic Inovação
Eco-inovação
Marketing 3.0
Mercado
Dell
Vantagem Competitiva
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Outras Ciências Sociais
description O aumento das preocupações do mercado para com as atividades sustentáveis geram oportunidades para o posicionamento das organizações frente a esta nova ordem, a fim de se manterem competitivas e gerarem vantagens para com os concorrentes, faz-se necessário aprofundar neste fenômeno de mercado. Em virtude desta abertura frente ao mercado, os estudos quanto as inovações sustentáveis ou, simplesmente, eco-inovações, como fontes de vantagem competitivas para os mercados futuros, são um diferencial apontado por vários autores da literatura de negócios, sendo considerado o fenômeno que vai determinar as bases da nova economia. Com o intuito de aprofundar o tema e enriquecer o conteúdo académico, este projeto apresenta um Estudo de Caso qualitativo em profundidade, sobre as bases de inovação, eco-inovação e vantagens competitivas futuras da Dell Inc., com um questionário aberto aplicado a um dos gestores de topo da empresa na América Latina, é possível aprofundar nas práticas decorridas pela empresa e do mercado como um todo, na corrida organizacional por seu posicionamento futuro. Em construção da nova base econômica sustentável, é uma forte oportunidade para empresas que adentrarem fielmente ao ideal sustentável, com bases econômicas mais sólidas e moldes mais flexíveis para sustentar as alterações do mercado, se posicionando a priori as exigências do mercado. O presente trabalho apresenta as práticas de uma empresa que busca se transformar e transformar o ambiente a que está inserida em busca de uma posição mais sustentável.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-15T10:55:38Z
2016-02-23
2016-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1756
TID:201122472
url http://hdl.handle.net/10400.8/1756
identifier_str_mv TID:201122472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136958410129408