Repercussões do movimento CTS nos trabalhos dos encontros nacionais de ensino de química (2008-2016): contribuições para a educação em ciências/química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/598 |
Resumo: | O presente trabalho analisou a repercussão do movimento de contextualização Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs) entre 2008 e 2016. A escolha desse evento se fundamenta na importância que ele tem para a educação científica no Brasil, sobretudo por congregar estudantes e professores de Química que buscam debater os atuais desafios formativos. Em termos metodológicos, fez-se uma análise qualitativa exploratória dos trabalhos relacionados à abordagem CTS presentes nos anais dos ENEQs, para que em seguida estes pudessem ser analisados e interpretados à luz das teorias que contemplam as propostas de ensino pautadas nesta abordagem de ensino. Na sequência, foram apresentados os níveis de formação relacionados aos trabalhos selecionados, verificando assim a repercussão e abrangência da contextualização CTS desde os anos iniciais até o Ensino Superior. Concluiu-se que, apesar da notória escassez de trabalhos nos anos iniciais, o movimento CTS ganhou expressivo destaque nas últimas edições dos ENEQs, demonstrando contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com potencial para desenvolverem uma leitura mais apurada do mundo a sua volta.Palavras-chave: Contextualização CTS. ENEQ. Ensino de Ciências/Química.AbstractRepercussions of the science-technology-society approach in annals of the brazilian conference on chemistry education (2008-2016): contributions to science and chemistry educationThis paper analyzed the repercussion of the Science-Technology-Society (STS) approach in the annals of Brazilian Conference on Chemistry Education (BCCE) between the years 2008 and 2016. This conference was selected considering its importance for scientific education. Besides, it gathers students and chemistry teachers that seek to discuss the current training challenges in Science Education. In methodological terms, it was done a qualitative exploratory analysis of the papers related to the STS approach of the ENEQs annals. These papers were analyzed and interpreted in the light of the theories of teaching proposals. Then, it was presented the education levels related to the selected papers, aiming to verify the repercussion and scope of the STS approach from early years of education until its higher levels. The conclusion is that, despite the shortage of papers in the early years, the STS approach grown up in recent editions of the BCCE. This grown contributes to the development of critical and reflexive citizens, with potential to improve a more accurate and deeper reading of the social environment and scientific knowledge.Keywords: Science-Technology-Society approach. BCCE. Science/Chemistry Education. |
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Repercussões do movimento CTS nos trabalhos dos encontros nacionais de ensino de química (2008-2016): contribuições para a educação em ciências/químicaEnsino de Ciências; Educação; MultidisciplinarCiência e Tecnologia. ENEQ. Formação de professores.O presente trabalho analisou a repercussão do movimento de contextualização Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs) entre 2008 e 2016. A escolha desse evento se fundamenta na importância que ele tem para a educação científica no Brasil, sobretudo por congregar estudantes e professores de Química que buscam debater os atuais desafios formativos. Em termos metodológicos, fez-se uma análise qualitativa exploratória dos trabalhos relacionados à abordagem CTS presentes nos anais dos ENEQs, para que em seguida estes pudessem ser analisados e interpretados à luz das teorias que contemplam as propostas de ensino pautadas nesta abordagem de ensino. Na sequência, foram apresentados os níveis de formação relacionados aos trabalhos selecionados, verificando assim a repercussão e abrangência da contextualização CTS desde os anos iniciais até o Ensino Superior. Concluiu-se que, apesar da notória escassez de trabalhos nos anos iniciais, o movimento CTS ganhou expressivo destaque nas últimas edições dos ENEQs, demonstrando contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com potencial para desenvolverem uma leitura mais apurada do mundo a sua volta.Palavras-chave: Contextualização CTS. ENEQ. Ensino de Ciências/Química.AbstractRepercussions of the science-technology-society approach in annals of the brazilian conference on chemistry education (2008-2016): contributions to science and chemistry educationThis paper analyzed the repercussion of the Science-Technology-Society (STS) approach in the annals of Brazilian Conference on Chemistry Education (BCCE) between the years 2008 and 2016. 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This grown contributes to the development of critical and reflexive citizens, with potential to improve a more accurate and deeper reading of the social environment and scientific knowledge.Keywords: Science-Technology-Society approach. BCCE. Science/Chemistry Education. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Geraisdos Santos, Mateus José; Instituto Federal de Minas Gerais.Souza, Vinícius Catão de Assis; Universidade Federal de Viçosa.2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/59810.29069/forscience.2019v7n1.e598ForScience; v. 7, n. 1 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 1 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/598/257Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
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