ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borth, Marcelo Rafael; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Oliveira, Aldo Sergio; Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/50
Resumo: Alunos iniciam e ampliam seus conhecimentos com o hardware a partir da disciplina de Arquitetura de Computadores (AC), sendo que o estudo dessa disciplina é extensivo e complexo. Com o intuito de facilitar o entendimento dos estudantes e contribuir com o corpo docente na tarefa de ministrar aulas mais atrativas utilizam-se simuladores, permitindo que processos difíceis de serem entendidos sejam vistos por meio de vários níveis de abstração. Estudar conceitos complexos a partir de simuladores acelera o entendimento e faz diferença para o aluno prosseguir seus estudos. Seguindo esse princípio, esse artigo apresenta as principais características e recursos de um simulador desenvolvido que realiza simulação da execução das instruções assembly do MIPS. No simulador é possível visualizar graficamente o passo a passo das instruções para a execução de um programa.Palavras-chave: Simulador. MIPS. Arquitetura de Computadores.A didatic simulator for support teaching and learning Assembly instructionsStudents start and expand their knowledge with the hardware from the discipline of Computer Architecture (CA), and the study of CA is extensive and complex. In order to facilitate the understanding of the students and  to contribute to the training classes a little more easier, is used simulators, allowing processes sometimes difficult to be understood to be seen through several levels of abstraction. Studying complex concepts from a simulator accelerates the understanding and make the difference for the student to continue his studies. Following this principle, this article shows the main characteristics and features of a full-fledged simulator that performs simulation based on the implementation of MIPS assembly instructions. On the simulator it is possible view graphically a step-by-step instructions for execution of a program.Keywords: Simulator. MIPS. Computer Architecture.  
id IFMG-1_c1c5ccd0bef7553ff44daa14d05559a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/50
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções AssemblyCiência da Computação; Arquitetura de Computadores; Simulador; MIPS;Simulador; MIPS; Arquitetura de computadores.Alunos iniciam e ampliam seus conhecimentos com o hardware a partir da disciplina de Arquitetura de Computadores (AC), sendo que o estudo dessa disciplina é extensivo e complexo. Com o intuito de facilitar o entendimento dos estudantes e contribuir com o corpo docente na tarefa de ministrar aulas mais atrativas utilizam-se simuladores, permitindo que processos difíceis de serem entendidos sejam vistos por meio de vários níveis de abstração. Estudar conceitos complexos a partir de simuladores acelera o entendimento e faz diferença para o aluno prosseguir seus estudos. Seguindo esse princípio, esse artigo apresenta as principais características e recursos de um simulador desenvolvido que realiza simulação da execução das instruções assembly do MIPS. No simulador é possível visualizar graficamente o passo a passo das instruções para a execução de um programa.Palavras-chave: Simulador. MIPS. Arquitetura de Computadores.A didatic simulator for support teaching and learning Assembly instructionsStudents start and expand their knowledge with the hardware from the discipline of Computer Architecture (CA), and the study of CA is extensive and complex. In order to facilitate the understanding of the students and  to contribute to the training classes a little more easier, is used simulators, allowing processes sometimes difficult to be understood to be seen through several levels of abstraction. Studying complex concepts from a simulator accelerates the understanding and make the difference for the student to continue his studies. Following this principle, this article shows the main characteristics and features of a full-fledged simulator that performs simulation based on the implementation of MIPS assembly instructions. On the simulator it is possible view graphically a step-by-step instructions for execution of a program.Keywords: Simulator. MIPS. Computer Architecture.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisBorth, Marcelo Rafael; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)de Oliveira, Aldo Sergio; Universidade Estadual de Maringá (UEM)2014-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/5010.29069/forscience.2014v2n1.e50ForScience; v. 2, n. 1 (2014); 1-16ForScience; v. 2, n. 1 (2014); 1-162318-635610.29069/forscience.2014v2n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/50/53Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
title ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
spellingShingle ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
Borth, Marcelo Rafael; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Ciência da Computação; Arquitetura de Computadores; Simulador; MIPS;
Simulador; MIPS; Arquitetura de computadores.
title_short ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
title_full ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
title_fullStr ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
title_full_unstemmed ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
title_sort ALBOR: um simulador didático para auxiliar no ensino e aprendizagem de instruções Assembly
author Borth, Marcelo Rafael; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
author_facet Borth, Marcelo Rafael; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
de Oliveira, Aldo Sergio; Universidade Estadual de Maringá (UEM)
author_role author
author2 de Oliveira, Aldo Sergio; Universidade Estadual de Maringá (UEM)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borth, Marcelo Rafael; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
de Oliveira, Aldo Sergio; Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Computação; Arquitetura de Computadores; Simulador; MIPS;
Simulador; MIPS; Arquitetura de computadores.
topic Ciência da Computação; Arquitetura de Computadores; Simulador; MIPS;
Simulador; MIPS; Arquitetura de computadores.
dc.description.none.fl_txt_mv Alunos iniciam e ampliam seus conhecimentos com o hardware a partir da disciplina de Arquitetura de Computadores (AC), sendo que o estudo dessa disciplina é extensivo e complexo. Com o intuito de facilitar o entendimento dos estudantes e contribuir com o corpo docente na tarefa de ministrar aulas mais atrativas utilizam-se simuladores, permitindo que processos difíceis de serem entendidos sejam vistos por meio de vários níveis de abstração. Estudar conceitos complexos a partir de simuladores acelera o entendimento e faz diferença para o aluno prosseguir seus estudos. Seguindo esse princípio, esse artigo apresenta as principais características e recursos de um simulador desenvolvido que realiza simulação da execução das instruções assembly do MIPS. No simulador é possível visualizar graficamente o passo a passo das instruções para a execução de um programa.Palavras-chave: Simulador. MIPS. Arquitetura de Computadores.A didatic simulator for support teaching and learning Assembly instructionsStudents start and expand their knowledge with the hardware from the discipline of Computer Architecture (CA), and the study of CA is extensive and complex. In order to facilitate the understanding of the students and  to contribute to the training classes a little more easier, is used simulators, allowing processes sometimes difficult to be understood to be seen through several levels of abstraction. Studying complex concepts from a simulator accelerates the understanding and make the difference for the student to continue his studies. Following this principle, this article shows the main characteristics and features of a full-fledged simulator that performs simulation based on the implementation of MIPS assembly instructions. On the simulator it is possible view graphically a step-by-step instructions for execution of a program.Keywords: Simulator. MIPS. Computer Architecture.  
description Alunos iniciam e ampliam seus conhecimentos com o hardware a partir da disciplina de Arquitetura de Computadores (AC), sendo que o estudo dessa disciplina é extensivo e complexo. Com o intuito de facilitar o entendimento dos estudantes e contribuir com o corpo docente na tarefa de ministrar aulas mais atrativas utilizam-se simuladores, permitindo que processos difíceis de serem entendidos sejam vistos por meio de vários níveis de abstração. Estudar conceitos complexos a partir de simuladores acelera o entendimento e faz diferença para o aluno prosseguir seus estudos. Seguindo esse princípio, esse artigo apresenta as principais características e recursos de um simulador desenvolvido que realiza simulação da execução das instruções assembly do MIPS. No simulador é possível visualizar graficamente o passo a passo das instruções para a execução de um programa.Palavras-chave: Simulador. MIPS. Arquitetura de Computadores.A didatic simulator for support teaching and learning Assembly instructionsStudents start and expand their knowledge with the hardware from the discipline of Computer Architecture (CA), and the study of CA is extensive and complex. In order to facilitate the understanding of the students and  to contribute to the training classes a little more easier, is used simulators, allowing processes sometimes difficult to be understood to be seen through several levels of abstraction. Studying complex concepts from a simulator accelerates the understanding and make the difference for the student to continue his studies. Following this principle, this article shows the main characteristics and features of a full-fledged simulator that performs simulation based on the implementation of MIPS assembly instructions. On the simulator it is possible view graphically a step-by-step instructions for execution of a program.Keywords: Simulator. MIPS. Computer Architecture.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/50
10.29069/forscience.2014v2n1.e50
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/50
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2014v2n1.e50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/50/53
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 2, n. 1 (2014); 1-16
ForScience; v. 2, n. 1 (2014); 1-16
2318-6356
10.29069/forscience.2014v2n1
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701897016311808