PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herminio, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Adam, Joyce Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66
Resumo: O presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas a partir das percepções de professores e direção presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista.
id IFMT_0ad3d58537aa40fa7649648526064175
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/66
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIAViolênciaGêneroEscolaO presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas a partir das percepções de professores e direção presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/6610.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-3812526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66/47Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessHerminio, Ana BeatrizAdam, Joyce Mary2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/66Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
title PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
spellingShingle PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
Herminio, Ana Beatriz
Violência
Gênero
Escola
title_short PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
title_full PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
title_fullStr PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
title_full_unstemmed PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
title_sort PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
author Herminio, Ana Beatriz
author_facet Herminio, Ana Beatriz
Adam, Joyce Mary
author_role author
author2 Adam, Joyce Mary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herminio, Ana Beatriz
Adam, Joyce Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Gênero
Escola
topic Violência
Gênero
Escola
description O presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas a partir das percepções de professores e direção presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66/47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381
Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381
2526-2149
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723442085888