PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas a partir das percepções de professores e direção presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista. |
id |
IFMT_0ad3d58537aa40fa7649648526064175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/66 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIAViolênciaGêneroEscolaO presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas a partir das percepções de professores e direção presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/6610.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-3812526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66/47Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessHerminio, Ana BeatrizAdam, Joyce Mary2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/66Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
title |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
spellingShingle |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA Herminio, Ana Beatriz Violência Gênero Escola |
title_short |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
title_full |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
title_fullStr |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
title_full_unstemmed |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
title_sort |
PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA |
author |
Herminio, Ana Beatriz |
author_facet |
Herminio, Ana Beatriz Adam, Joyce Mary |
author_role |
author |
author2 |
Adam, Joyce Mary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herminio, Ana Beatriz Adam, Joyce Mary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Gênero Escola |
topic |
Violência Gênero Escola |
description |
O presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas a partir das percepções de professores e direção presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/66/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381 Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 366-381 2526-2149 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723442085888 |