PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Thatiane Reis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Ana Claudia Tasinaffo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/125
Resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.
id IFMT_10ed3589f6e84516e26fadfca533c011
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/125
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MECPós-graduaçãoLato SensuEnsino de Ciências Formação Continuada.O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/12510.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 180-195Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 180-195Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 180-1952526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/125/60Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Thatiane ReisAlves, Ana Claudia Tasinaffo2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/125Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
title PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
spellingShingle PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
Fernandes, Thatiane Reis
Pós-graduação
Lato Sensu
Ensino de Ciências Formação Continuada.
title_short PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
title_full PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
title_fullStr PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
title_full_unstemmed PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
title_sort PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC
author Fernandes, Thatiane Reis
author_facet Fernandes, Thatiane Reis
Alves, Ana Claudia Tasinaffo
author_role author
author2 Alves, Ana Claudia Tasinaffo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Thatiane Reis
Alves, Ana Claudia Tasinaffo
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Lato Sensu
Ensino de Ciências Formação Continuada.
topic Pós-graduação
Lato Sensu
Ensino de Ciências Formação Continuada.
description O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/125
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/125
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/125/60
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 180-195
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 180-195
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 180-195
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723474591744