SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maira dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bernardi, Geovane, Leonardi, Ariadne de Freitas, Ferreira, Sabrina Antunes, Goldschmidt, Andréa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/242
Resumo: Resumo: A pesquisa objetivou construir e validar uma Sequência Didática (SD) sobre microrganismos da água, tendo sido desenvolvida com um grupo de oitenta e nove alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada em Palmeira das Missões. Foram realizadas diferentes atividades, como: modelagem de microrganismos com massinha de modelar; observação de amostras de água ao microscópio; e, uma atividade lúdica com as gotinhas de água Gotilde e Pingote. Para a avaliação foi realizado a construção de um texto pelos alunos, seguida da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram boa aceitação da SD, tendo sido citadas todas as atividades realizadas, com percentuais mais elevados para a observação ao microscópio e para a confecção de modelo tridimensional com massa de modelar. O uso das estratégias contribuiu para melhor aprendizagem dos alunos, auxiliando no reconhecimento de que os microrganismos podem estar em todos os ambientes, que existem diferentes formas e tamanhos; e que estes seres microscópicos não são somente maléficos. Desta forma, as estratégias de ensino se mostraram pertinentes, representando uma alternativa potencialmente significativa na aprendizagem sobre microrganismos nos anos iniciais.Palavras-chave: Primeiros anos. Aulas práticas. Aprendizagem. Abstract: The research aimed to construct and validate a Didactic Sequence on water microorganisms. It was developed with a group of eighty - nine students from the initial years of Elementary School, from a public school of the state network of Rio Grande do Sul, located in city Palmeira das Missões. Different activities were carried out, such as: modeling of microorganisms with modeling clay; observation of water samples under a microscope; and, a playful activity with the droplets of water Gotilde and Pingote. For the evaluation was made the construction of a text by the students, followed by content analysis. The results showed a good acceptance of DS, and all the activities performed were mentioned, with higher percentages for observation under the microscope and for the making of a three-dimensional model with modeling mass. The use of the strategies contributed to the better learning of the students, aiding in the recognition that the microorganisms can be in all the environments, that there are different forms and sizes; and that these microscopic beings are not only maleficent. In this way, teaching strategies were relevant, representing a potentially significant alternative in learning about microorganisms in the early years.Keywords: First years. Practical classes. Learning.
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