“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Fernanda Welter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira, Raquel Martins, Dias Domingues, Ângela Claúdia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/527
Resumo: Resumo: A educação deve acompanhar as constantes mudanças enfrentadas pela sociedade, buscando motivar os alunos para o aprendizado e convívio social. Nessa perspectiva, o projeto de ensino “Valentine’s Day: Valorize quem te faz bem” foi trabalhado com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a motivação e reflexão frente às relações interpessoais, bem como sobre o consumismo desenfreado, destaca-se que o mesmo foi desenvolvido entre os meses de maio e junho de 2018. Objetiva-se relatar as potencialidades/aprendizagem desenvolvidas por meio do projeto de ensino citado, por meio da reflexão de 3 professoras envolvidas. Assim, trata-se de um relato de experiência, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Participaram do desenvolvimento do projeto alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática). O projeto permitiu a relação entre a química e a linguagem, por meio da elaboração de textos em português, espanhol e inglês, cartazes e apresentações. Além de permitir um início da superação da alienação motivada pelo consumo desenfreado, proporcionando aos estudantes a reflexão e valorização do sujeito. Por fim, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares para a garantia do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.Palavras-chave: Ensino Contextualizado; interdisciplinaridade; Química, Línguas e Literatura. Abstract: Education must follow constant changes faced by society, seeking to motivate students to learn and to socialize. From this point of view, the project called "Valentine's Day: Value who does you good" was applied with students in a contextualized and interdisciplinary way, looking up motivation and reflection on interpersonal relations, as well as on unbridled consumerism. In order to do so, it aims to report the potentialities and learning developed through the mentioned teaching project. It is a research that associates the report of experience with the qualitative research, with the participant observation as an instrument of data collection. 300 students from the first, second and third years of Integrated High School (Agricultural Technician, Food and Informatics) from Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos were involved. The relationship between chemistry and language, through the preparation of texts in Portuguese, Spanish and English, posters and presentations was allowed by the project. In addition to allowing the beginning of overcoming alienation motivated by unbridled consumption, a reflection space and appreciation of the subject was provided to the students. Finally, the importance of the development of projects such as that cited to guarantee students' cognitive and emotional development is highlighted.Keywords: Contextualized Teaching; interdisciplinarity; Chemistry, Languages and Literature.
id IFMT_1e810d86791dc0956d615856c1bfa070
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/527
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOLEnsino ContextualizadointerdisciplinaridadeQuímicaLínguas e Literatura.Resumo: A educação deve acompanhar as constantes mudanças enfrentadas pela sociedade, buscando motivar os alunos para o aprendizado e convívio social. Nessa perspectiva, o projeto de ensino “Valentine’s Day: Valorize quem te faz bem” foi trabalhado com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a motivação e reflexão frente às relações interpessoais, bem como sobre o consumismo desenfreado, destaca-se que o mesmo foi desenvolvido entre os meses de maio e junho de 2018. Objetiva-se relatar as potencialidades/aprendizagem desenvolvidas por meio do projeto de ensino citado, por meio da reflexão de 3 professoras envolvidas. Assim, trata-se de um relato de experiência, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Participaram do desenvolvimento do projeto alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática). O projeto permitiu a relação entre a química e a linguagem, por meio da elaboração de textos em português, espanhol e inglês, cartazes e apresentações. Além de permitir um início da superação da alienação motivada pelo consumo desenfreado, proporcionando aos estudantes a reflexão e valorização do sujeito. Por fim, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares para a garantia do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.Palavras-chave: Ensino Contextualizado; interdisciplinaridade; Química, Línguas e Literatura. Abstract: Education must follow constant changes faced by society, seeking to motivate students to learn and to socialize. From this point of view, the project called "Valentine's Day: Value who does you good" was applied with students in a contextualized and interdisciplinary way, looking up motivation and reflection on interpersonal relations, as well as on unbridled consumerism. In order to do so, it aims to report the potentialities and learning developed through the mentioned teaching project. It is a research that associates the report of experience with the qualitative research, with the participant observation as an instrument of data collection. 300 students from the first, second and third years of Integrated High School (Agricultural Technician, Food and Informatics) from Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos were involved. The relationship between chemistry and language, through the preparation of texts in Portuguese, Spanish and English, posters and presentations was allowed by the project. In addition to allowing the beginning of overcoming alienation motivated by unbridled consumption, a reflection space and appreciation of the subject was provided to the students. Finally, the importance of the development of projects such as that cited to guarantee students' cognitive and emotional development is highlighted.Keywords: Contextualized Teaching; interdisciplinarity; Chemistry, Languages and Literature.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/52710.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 139-155Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 139-155Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 139-1552526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/527/263Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAdams, Fernanda Welterde Oliveira, Raquel MartinsDias Domingues, Ângela Claúdia2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/527Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
title “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
spellingShingle “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
Adams, Fernanda Welter
Ensino Contextualizado
interdisciplinaridade
Química
Línguas e Literatura.
title_short “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
title_full “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
title_fullStr “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
title_full_unstemmed “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
title_sort “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
author Adams, Fernanda Welter
author_facet Adams, Fernanda Welter
de Oliveira, Raquel Martins
Dias Domingues, Ângela Claúdia
author_role author
author2 de Oliveira, Raquel Martins
Dias Domingues, Ângela Claúdia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Fernanda Welter
de Oliveira, Raquel Martins
Dias Domingues, Ângela Claúdia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Contextualizado
interdisciplinaridade
Química
Línguas e Literatura.
topic Ensino Contextualizado
interdisciplinaridade
Química
Línguas e Literatura.
description Resumo: A educação deve acompanhar as constantes mudanças enfrentadas pela sociedade, buscando motivar os alunos para o aprendizado e convívio social. Nessa perspectiva, o projeto de ensino “Valentine’s Day: Valorize quem te faz bem” foi trabalhado com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a motivação e reflexão frente às relações interpessoais, bem como sobre o consumismo desenfreado, destaca-se que o mesmo foi desenvolvido entre os meses de maio e junho de 2018. Objetiva-se relatar as potencialidades/aprendizagem desenvolvidas por meio do projeto de ensino citado, por meio da reflexão de 3 professoras envolvidas. Assim, trata-se de um relato de experiência, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Participaram do desenvolvimento do projeto alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática). O projeto permitiu a relação entre a química e a linguagem, por meio da elaboração de textos em português, espanhol e inglês, cartazes e apresentações. Além de permitir um início da superação da alienação motivada pelo consumo desenfreado, proporcionando aos estudantes a reflexão e valorização do sujeito. Por fim, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares para a garantia do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.Palavras-chave: Ensino Contextualizado; interdisciplinaridade; Química, Línguas e Literatura. Abstract: Education must follow constant changes faced by society, seeking to motivate students to learn and to socialize. From this point of view, the project called "Valentine's Day: Value who does you good" was applied with students in a contextualized and interdisciplinary way, looking up motivation and reflection on interpersonal relations, as well as on unbridled consumerism. In order to do so, it aims to report the potentialities and learning developed through the mentioned teaching project. It is a research that associates the report of experience with the qualitative research, with the participant observation as an instrument of data collection. 300 students from the first, second and third years of Integrated High School (Agricultural Technician, Food and Informatics) from Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos were involved. The relationship between chemistry and language, through the preparation of texts in Portuguese, Spanish and English, posters and presentations was allowed by the project. In addition to allowing the beginning of overcoming alienation motivated by unbridled consumption, a reflection space and appreciation of the subject was provided to the students. Finally, the importance of the development of projects such as that cited to guarantee students' cognitive and emotional development is highlighted.Keywords: Contextualized Teaching; interdisciplinarity; Chemistry, Languages and Literature.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/527
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/527
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/527/263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 139-155
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 139-155
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 139-155
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724068085760