O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francinete Bandeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Terán, Augusto Fachin, Silva, Maria Francisca Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/524
Resumo: Os jardins zoológicos são importantes locais paraa educação, pesquisa e conservação da biodiversidade. O nosso objetivo foi sinalizara possibilidade de se trabalhar o ensino de Ciências num jardim zoológico amazônico. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Foi realizada durante a disciplina “Educação em Ciências em Espaços Não Formais”,ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia.Utilizamos como procedimento a observação direta, com um olhar reflexivo e crítico. Para registro dos dados usamos caderno de campo e câmera fotográfica. O jardim zoológico do CIGS é um ambiente rico em biodiversidade, que possibilita aos alunos um aprendizado por meio de práticas educativas que se aproximam do conhecimento prévio dos alunos. Foi importante para a turma de mestrado vivenciar esta experiência com um olhar de professor pesquisador, de como podemos usar esses espaços nas aulas de Ciências. Refletimos sobre a possibilidade de um ensino que relacione a teoria e a pratica, abrindo caminhopara aprendizagens significativas.
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