O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/175 |
Resumo: | O estágio curricular supervisionado é parte essencial na formação inicial do educador. Ao passar por essa etapa o futuro docente vivencia o cotidiano escolar, explorando sua realidade. Trata-se de um momento de angústias, alegrias, encontros e desilusões e no decorrer desse processo ocorre o afloramento da identidade docente. Nesse sentido, as boas relações entre educador e educando são essenciais e tendem a auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, o artigo tem como objetivo relatar as vivências do estágio em licenciatura e, a partir desse, discutir e provocar reflexões de como as relações afetivas influenciam no aprendizado dos educandos. Busca ainda sinalizar para a importância dessas relações, da empatia e do olhar cuidadoso do educador perante os educandos e suas infinitas inquietações, contribuindo para a construção docente de outros estagiários de licenciatura. Por meio de espaços de discussão e aulas contextualizadas com a realidade dos educandos, aponta-se que a construção de um ambiente de confiança entre os atores envolvidos nos processos educativos facilita o aprendizado dos educandos. A percepção de elementos que estejam atrapalhando esse processo fortalece a ideia de que a função docente não é meramente de ensinar, mas também de auxiliar o educando a se descobrir enquanto ser humano. |
id |
IFMT_2ffa909c404685b79e46e446edec44fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/175 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOSFormação inicialRelação professor-alunoAulas contextualizadasEmpatia em sala de aulaAfetividade.O estágio curricular supervisionado é parte essencial na formação inicial do educador. Ao passar por essa etapa o futuro docente vivencia o cotidiano escolar, explorando sua realidade. Trata-se de um momento de angústias, alegrias, encontros e desilusões e no decorrer desse processo ocorre o afloramento da identidade docente. Nesse sentido, as boas relações entre educador e educando são essenciais e tendem a auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, o artigo tem como objetivo relatar as vivências do estágio em licenciatura e, a partir desse, discutir e provocar reflexões de como as relações afetivas influenciam no aprendizado dos educandos. Busca ainda sinalizar para a importância dessas relações, da empatia e do olhar cuidadoso do educador perante os educandos e suas infinitas inquietações, contribuindo para a construção docente de outros estagiários de licenciatura. Por meio de espaços de discussão e aulas contextualizadas com a realidade dos educandos, aponta-se que a construção de um ambiente de confiança entre os atores envolvidos nos processos educativos facilita o aprendizado dos educandos. A percepção de elementos que estejam atrapalhando esse processo fortalece a ideia de que a função docente não é meramente de ensinar, mas também de auxiliar o educando a se descobrir enquanto ser humano.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/17510.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 366-385Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 366-385Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 366-3852526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/175/76Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOestreich, LauraCosta, Daniela daGoldschmidt, Andréa Inês2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/175Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
title |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
spellingShingle |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS Oestreich, Laura Formação inicial Relação professor-aluno Aulas contextualizadas Empatia em sala de aula Afetividade. |
title_short |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
title_full |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
title_fullStr |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
title_full_unstemmed |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
title_sort |
O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS |
author |
Oestreich, Laura |
author_facet |
Oestreich, Laura Costa, Daniela da Goldschmidt, Andréa Inês |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Daniela da Goldschmidt, Andréa Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oestreich, Laura Costa, Daniela da Goldschmidt, Andréa Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Relação professor-aluno Aulas contextualizadas Empatia em sala de aula Afetividade. |
topic |
Formação inicial Relação professor-aluno Aulas contextualizadas Empatia em sala de aula Afetividade. |
description |
O estágio curricular supervisionado é parte essencial na formação inicial do educador. Ao passar por essa etapa o futuro docente vivencia o cotidiano escolar, explorando sua realidade. Trata-se de um momento de angústias, alegrias, encontros e desilusões e no decorrer desse processo ocorre o afloramento da identidade docente. Nesse sentido, as boas relações entre educador e educando são essenciais e tendem a auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, o artigo tem como objetivo relatar as vivências do estágio em licenciatura e, a partir desse, discutir e provocar reflexões de como as relações afetivas influenciam no aprendizado dos educandos. Busca ainda sinalizar para a importância dessas relações, da empatia e do olhar cuidadoso do educador perante os educandos e suas infinitas inquietações, contribuindo para a construção docente de outros estagiários de licenciatura. Por meio de espaços de discussão e aulas contextualizadas com a realidade dos educandos, aponta-se que a construção de um ambiente de confiança entre os atores envolvidos nos processos educativos facilita o aprendizado dos educandos. A percepção de elementos que estejam atrapalhando esse processo fortalece a ideia de que a função docente não é meramente de ensinar, mas também de auxiliar o educando a se descobrir enquanto ser humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/175 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/175 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/175/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 366-385 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 366-385 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 366-385 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723496611840 |