A importância do afeto em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142873 |
Resumo: | O texto tem como foco a concepção da afetividade assim como a autoestima do aluno, um assunto que vem sendo visto por determinados profissionais da educação como o caminho para o alcance de bons resultados escolares e, por conseguinte, na vida adulta destes alunos. A relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo ensinar-aprender, o fazer compartilhado, o exercício do diálogo, o saber escutar, o respeito pelo outro, o estar aberto configuram-se como subsídios de fundamental seriedade para a aprendizagem. O sujeito edifica-se a partir das afinidades entre um mundo exterior, estruturado pela cultura e pelas condições históricas, e por um mundo interno, não tão somente no aspecto cognitivo, mas afetivo, que abarca desejos, sentimentos e emoções. Deste modo, é extremamente importante tirar proveito dessas relações na prática educativa. Na sala de aula, ambiente social de convívio diário, foi possível perceber movimentos que distinguem os conflitos eu-outro e que se fundam em oportunidades de questionamentos, concentração e conscientização, e outros que tão-somente corroem a relação professor/aluno/conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivos, refletir a propósito da afetividade como fator importante no relacionamento professor e aluno, ampliando apreciações sobre a interligação entre a aprendizagem e a afetividade na constituição da autoestima; considerar que ações pedagógicas beneficiam a afetividade no trabalho do professor e identificar as dificuldades na relação entre professor e aluno, que abrangem a questão da afetividade com a aprendizagem, além de tratar da postura do professor diante das dificuldades no relacionamento com alunos. Este trabalho foi desenvolvido com um enfoque qualitativo e de cunho bibliográfico em que, por meio desta metodologia, compreendi os episódios históricos educacionais e as analogias sociais que indicaram a trajetória da relação professor e aluno tendo como assunto fundamental a questão afetiva na formação do aluno e sua vinculação com o processo educacional. Para constatar essa hipótese optou-se por considerar relatos de alunos da faixa etária entre nove e onze anos de uma escola pública da zona rural de um município da região metropolitana de Porto Alegre durante o ano letivo de 2010. Através da pesquisa, notei que a afetividade e a educação são um desafio para a aprendizagem expressiva e incidem num processo de educação para a vida, numa parceria entre professor, aluno, família e comunidade, grupos sociais tão importantes no sucesso da aprendizagem do aluno. |
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