INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
DOI: | 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490 |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490 |
Resumo: | Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas. |
id |
IFMT_342fa7d4e7f7c847fff4fe76e7ad1416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/490 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
spelling |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?Tecnologias digitaisEnsino de QuímicaAlfabetização científicaFormação de professores.Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/49010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-6402526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490/231Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana, Camila de FatimaCastro, Denise Leal de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/490Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
title |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
spellingShingle |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? Sant'Ana, Camila de Fatima Tecnologias digitais Ensino de Química Alfabetização científica Formação de professores. Sant'Ana, Camila de Fatima Tecnologias digitais Ensino de Química Alfabetização científica Formação de professores. |
title_short |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
title_full |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
title_fullStr |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
title_full_unstemmed |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
title_sort |
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS? |
author |
Sant'Ana, Camila de Fatima |
author_facet |
Sant'Ana, Camila de Fatima Sant'Ana, Camila de Fatima Castro, Denise Leal de Castro, Denise Leal de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Denise Leal de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana, Camila de Fatima Castro, Denise Leal de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Ensino de Química Alfabetização científica Formação de professores. |
topic |
Tecnologias digitais Ensino de Química Alfabetização científica Formação de professores. |
description |
Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490/231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1822179453216751616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490 |