INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Camila de Fatima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Denise Leal de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490
Resumo: Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas.
id IFMT_342fa7d4e7f7c847fff4fe76e7ad1416
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/490
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?Tecnologias digitaisEnsino de QuímicaAlfabetização científicaFormação de professores.Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/49010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-6402526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490/231Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana, Camila de FatimaCastro, Denise Leal de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/490Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
title INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
spellingShingle INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
Sant'Ana, Camila de Fatima
Tecnologias digitais
Ensino de Química
Alfabetização científica
Formação de professores.
title_short INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
title_full INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
title_fullStr INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
title_full_unstemmed INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
title_sort INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
author Sant'Ana, Camila de Fatima
author_facet Sant'Ana, Camila de Fatima
Castro, Denise Leal de
author_role author
author2 Castro, Denise Leal de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Camila de Fatima
Castro, Denise Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino de Química
Alfabetização científica
Formação de professores.
topic Tecnologias digitais
Ensino de Química
Alfabetização científica
Formação de professores.
description Alguns documentos de políticas educacionais apontam a necessidade de oferta de uma educação no ensino médio tendo como instrumento as tecnologias de informação e comunicação e estruturado na formação crítico-social do educando, além da cognitiva, para sua posterior participação na sociedade de forma a cooperar na resolução de problemas sociais. Esta pesquisa apresenta resultados de uma análise qualitativa categorizada realizada em artigos científicos que relatam experiências de atividades que fomentaram a alfabetização científica no ensino de Química auxiliada por tecnologias digitais. Para tal, foi realizada uma busca no portal de Periódicos Capes entre os períodos de 2011 a 2018, utilizando palavras-chaves específicas que convergiam com o objetivo dessa pesquisa. Objetivou-se identificar como estes professores procuraram atender as diretrizes indicadas nestes documentos de políticas educacionais brasileiras. Observou-se que os autores destes artigos analisados contextualizaram os conteúdos de Química com temas sociais diversos, seus objetivos de contribuir na formação crítica-reflexiva foram granjeados. Entretanto as tecnologias digitais utilizadas ainda são pouco diversificadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/490/231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 621-640
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724045017088