A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/45 |
Resumo: | Este artigo demonstra qual a percepção dos principais burocratas de nível de rua (gestores e docentes) atinente à relação da prática docente e a evasão dos cursos PROEJA do IFMT – Campus Cuiabá. O desenho da presente pesquisa descritiva utiliza a abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados percebidos apontam que os dois grupos analisados possuem: (1) visões semelhantes, entendendo que, em alguma medida, a prática docente afeta a evasão dos cursos analisados, bem como que existiu deficiência na capacitação docente e apoio institucional geral no que se refere ao PROEJA; (2) visões dissonantes de como essa prática docente afeta a evasão, na medida em que os gestores creditaram aos docentes um sentimento de preconceito em relação ao PROEJA com consequência de sua não adequação aos objetivos do programa (incluindo a prática docente), por outro lado, os professores entendem que, mesmo na falta de apoio institucional, prestam o serviço necessário aos discentes desse programa, bem como se preocuparam em adequar e adaptar sua prática docente a esse grupo, logo, a evasão estaria mais relacionada ao baixo conjunto de conhecimento que o discente possui ao entrar no PROEJA e também do não oferecimento de nivelamento por parte da instituição. |
id |
IFMT_38464263ecdc98e881fa28dad6b09fd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/45 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUAPrática docenteEvasãoPROEJAEste artigo demonstra qual a percepção dos principais burocratas de nível de rua (gestores e docentes) atinente à relação da prática docente e a evasão dos cursos PROEJA do IFMT – Campus Cuiabá. O desenho da presente pesquisa descritiva utiliza a abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados percebidos apontam que os dois grupos analisados possuem: (1) visões semelhantes, entendendo que, em alguma medida, a prática docente afeta a evasão dos cursos analisados, bem como que existiu deficiência na capacitação docente e apoio institucional geral no que se refere ao PROEJA; (2) visões dissonantes de como essa prática docente afeta a evasão, na medida em que os gestores creditaram aos docentes um sentimento de preconceito em relação ao PROEJA com consequência de sua não adequação aos objetivos do programa (incluindo a prática docente), por outro lado, os professores entendem que, mesmo na falta de apoio institucional, prestam o serviço necessário aos discentes desse programa, bem como se preocuparam em adequar e adaptar sua prática docente a esse grupo, logo, a evasão estaria mais relacionada ao baixo conjunto de conhecimento que o discente possui ao entrar no PROEJA e também do não oferecimento de nivelamento por parte da instituição.Revista Prática Docente2017-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/4510.23926/rpd.v2i1.45Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 82-96Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 82-96Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 82-962526-214910.23926/rpd.v2i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/45/25Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Filho, José Vinicius daCosta, José Vinicius daGonçalves-Costa, Lyssa2018-12-26T17:50:13Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/45Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:50:13Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
title |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
spellingShingle |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA Costa Filho, José Vinicius da Prática docente Evasão PROEJA |
title_short |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
title_full |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
title_fullStr |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
title_sort |
A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA |
author |
Costa Filho, José Vinicius da |
author_facet |
Costa Filho, José Vinicius da Costa, José Vinicius da Gonçalves-Costa, Lyssa |
author_role |
author |
author2 |
Costa, José Vinicius da Gonçalves-Costa, Lyssa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Filho, José Vinicius da Costa, José Vinicius da Gonçalves-Costa, Lyssa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Evasão PROEJA |
topic |
Prática docente Evasão PROEJA |
description |
Este artigo demonstra qual a percepção dos principais burocratas de nível de rua (gestores e docentes) atinente à relação da prática docente e a evasão dos cursos PROEJA do IFMT – Campus Cuiabá. O desenho da presente pesquisa descritiva utiliza a abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados percebidos apontam que os dois grupos analisados possuem: (1) visões semelhantes, entendendo que, em alguma medida, a prática docente afeta a evasão dos cursos analisados, bem como que existiu deficiência na capacitação docente e apoio institucional geral no que se refere ao PROEJA; (2) visões dissonantes de como essa prática docente afeta a evasão, na medida em que os gestores creditaram aos docentes um sentimento de preconceito em relação ao PROEJA com consequência de sua não adequação aos objetivos do programa (incluindo a prática docente), por outro lado, os professores entendem que, mesmo na falta de apoio institucional, prestam o serviço necessário aos discentes desse programa, bem como se preocuparam em adequar e adaptar sua prática docente a esse grupo, logo, a evasão estaria mais relacionada ao baixo conjunto de conhecimento que o discente possui ao entrar no PROEJA e também do não oferecimento de nivelamento por parte da instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/45 10.23926/rpd.v2i1.45 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/45 |
identifier_str_mv |
10.23926/rpd.v2i1.45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/45/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 82-96 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 82-96 Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 82-96 2526-2149 10.23926/rpd.v2i1 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723430551552 |