Evasão no PROEJA: um estudo de diagnóstico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá (2007-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Jose Vinicius da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18607
Resumo: Qual o retrato da evasão dos cursos na modalidade integrado do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá/Octayde Jorge da Silva? O objetivo desta pesquisa é realizar um diagnóstico exploratório da evasão do PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá, entre os anos 2007 a 2015. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva dos dados colhidos junto à instituição de interesse e entrevistas semiestruturada para testar a hipótese de que a avaliação da implementação do PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá apontam para uma alta taxa evasão ligados a fatores próprios do contexto da prática. Os resultados encontrados são: 1) a média da evasão nos cursos modalidade integrado do PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá foi de 77% (setenta e sete por cento) com a maior proporção do abandono ocorrendo nos três primeiros semestres dos cursos; 2) desigualdades estão sendo criadas ou reproduzidas pelo programa, na medida em que se observa um menor acesso e permanência de mulheres e a prevalência de fixação de discentes com idade menor do que 31 (trinta e um) anos; 3) a percepção dos agentes envolvidos na ponta da política em análise (gestores, professores e alunos) assinalam que a incidência da evasão estão ligados a fatores de trabalho/emprego; questões pessoais dos discentes; desnivelamento dos discentes quando acessam o PROEJA e durante o transcorrer do curso; a insuficiente capacitação dos docentes e preparação do órgão para oferecer o programa; desconhecimento da base legal e teórica do PROEJA por parte dos atores executores do programa; estrutura inadequada para realização, por parte dos discentes, de algumas atividades pedagógicas e técnicas; falta da devida adaptação da instituição ao público diferenciado do PROEJA; aparente descompromisso com as atribuições profissionais, por parte de alguns professores, que faltam as aulas que são de sua responsabilidade; o acesso ao estágio na área, tendo em vista a sua baixa remuneração; as duas greves deflagradas pela representação sindical local no período analisado.
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O desenho de pesquisa combina estatística descritiva dos dados colhidos junto à instituição de interesse e entrevistas semiestruturada para testar a hipótese de que a avaliação da implementação do PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá apontam para uma alta taxa evasão ligados a fatores próprios do contexto da prática. Os resultados encontrados são: 1) a média da evasão nos cursos modalidade integrado do PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá foi de 77% (setenta e sete por cento) com a maior proporção do abandono ocorrendo nos três primeiros semestres dos cursos; 2) desigualdades estão sendo criadas ou reproduzidas pelo programa, na medida em que se observa um menor acesso e permanência de mulheres e a prevalência de fixação de discentes com idade menor do que 31 (trinta e um) anos; 3) a percepção dos agentes envolvidos na ponta da política em análise (gestores, professores e alunos) assinalam que a incidência da evasão estão ligados a fatores de trabalho/emprego; questões pessoais dos discentes; desnivelamento dos discentes quando acessam o PROEJA e durante o transcorrer do curso; a insuficiente capacitação dos docentes e preparação do órgão para oferecer o programa; desconhecimento da base legal e teórica do PROEJA por parte dos atores executores do programa; estrutura inadequada para realização, por parte dos discentes, de algumas atividades pedagógicas e técnicas; falta da devida adaptação da instituição ao público diferenciado do PROEJA; aparente descompromisso com as atribuições profissionais, por parte de alguns professores, que faltam as aulas que são de sua responsabilidade; o acesso ao estágio na área, tendo em vista a sua baixa remuneração; as duas greves deflagradas pela representação sindical local no período analisado.What is the portrait of the evasion of the courses in the modality integrated of the National Program of Integration of the Professional Education to the Basic Education in the Modality Youth and Adults (hereby PROEJA) in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (hereby IFMT) – Campus Cuiabá/Octayde Jorge da Silva? The aim of this research is to make an exploratory diagnosis of the evasion of PROEJA in IFMT – Campus Cuiabá, between the years of 2007 to 2015. The research outline combines descriptive statistics of the data collected together with the institution of interest and the semi-structured interview to test the hypothesis that the evaluation of the implementation of PROEJA in IFMT – Campus Cuiabá point to a high dropout rate related to factors specific of the context practice. The results found are: 1) the average of the evasion in the courses modality integrated of the PROEJA in IFMT – Campu Cuiabá was 77% (seventy-seven per cent); 2) inequalities are being created or reproduced by the program, as can be observed a lower access or permanency of women and the prevalence of setting of students with age smaller than 31 (thirty-one) years old; 3) the perception of the involved agents in the tip of the politic in analysis (managers, teachers and students) point that the incidence of the evasion are linked to factors of work/job; personal matters of the students; unevenness of students when access the PROEJA and during the course; the insufficient capacitation of teachers and preparation of the organ to offer the program; unawareness of the legal and theoretic basis of PROEJA by the actors performers of the program; inadequate structure to the realization, by the students, of some pedagogical and technical activities; lack of the proper adaptation of the institution to the differentiated public of PROEJA; seemingly lack of commitment with the professional attribution, by some teachers, that missed the classes that were their responsibility; the access to the internship in the area, having a low payment; the two strikes triggered by the local syndical representation in the analyzed period.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Politicas PublicasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPROEJAEvasãoPolíticas PúblicasPROEJAEvasionPublic PoliticsEvasão no PROEJA: um estudo de diagnóstico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá (2007-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDissertação José Vinicius da Costa.pdfDissertação José Vinicius da Costa.pdfapplication/pdf1101072https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18607/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jos%c3%a9%20Vinicius%20da%20Costa.pdfd6c6e613c94c41c0d732eba0a88ed567MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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