FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Rogério Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Stefanie Caroline Caldeira de, Morini, Maria Santina de Castro, Wuo, Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/232
Resumo: Resumo: A compreensão da biodiversidade como decorrente do processo evolutivo é fundamental para a formação dos educandos. Teve-se como objetivo apresentar uma aula prática complementar à sugerida pelo Currículo do Estado de São Paulo no que tange ao ensino de filogenia, a partir da utilização de manequins confeccionados com materiais reutilizáveis. Utilizou-se como método a aplicação de questionários estruturados aplicados a 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, antes e depois das aulas práticas. Conclui-se que, quando as aulas são concebidas com materiais táteis e tridimensionais, os alunos apresentam maior grau de envolvimento que no desafio impresso, aguçando a curiosidade e aumentando o grau de envolvimento na construção do saber. Esse envolvimento em aulas práticas denota melhora de resultados em provas modelo ENEM, uma vez que trabalham habilidades básicas. Ainda assim, requerem maior tempo de investimento com relação a conceitos básicos da filogenia.Palavras-chave: Ensino médio. Aulas práticas. Diversidade biológica. Sistemática filogenética. Abstract: The understanding of the resulting biodiversity of an evolutionary process is fundamental for the learners’ formation. Therefore, this work aims to present an additional practice to the one suggested by the Curricular Proposal of São Paulo when it comes to phylogeny teaching. Besides bringing the elaboration of the hypothetical manikins composed of reusable materials, it also shows the results of structured questionnaires applied to the students in the 3rd grade of a public High School. The research has concluded that when the classes are generated with tactile and tridimensional materials, the students convey a higher degree of engagement than in the challenge when printed, sharpening their curiosity and increasing the engagement in the learning build-up. The engagement during practical classes demonstrates an improvement on the results on tests, such as ENEM due to the basic skills which are explored. Even so, such classes demand longer time of investment regarding the basic principles of phylogeny.Keywords: High School. Practical classes. Biological diversity. Phylogenetic system.
id IFMT_39c161a1373a3b9db6473f057f03616c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/232
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOEnsino médioAulas práticasDiversidade biológicaSistemática filogenéticaResumo: A compreensão da biodiversidade como decorrente do processo evolutivo é fundamental para a formação dos educandos. Teve-se como objetivo apresentar uma aula prática complementar à sugerida pelo Currículo do Estado de São Paulo no que tange ao ensino de filogenia, a partir da utilização de manequins confeccionados com materiais reutilizáveis. Utilizou-se como método a aplicação de questionários estruturados aplicados a 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, antes e depois das aulas práticas. Conclui-se que, quando as aulas são concebidas com materiais táteis e tridimensionais, os alunos apresentam maior grau de envolvimento que no desafio impresso, aguçando a curiosidade e aumentando o grau de envolvimento na construção do saber. Esse envolvimento em aulas práticas denota melhora de resultados em provas modelo ENEM, uma vez que trabalham habilidades básicas. Ainda assim, requerem maior tempo de investimento com relação a conceitos básicos da filogenia.Palavras-chave: Ensino médio. Aulas práticas. Diversidade biológica. Sistemática filogenética. Abstract: The understanding of the resulting biodiversity of an evolutionary process is fundamental for the learners’ formation. Therefore, this work aims to present an additional practice to the one suggested by the Curricular Proposal of São Paulo when it comes to phylogeny teaching. Besides bringing the elaboration of the hypothetical manikins composed of reusable materials, it also shows the results of structured questionnaires applied to the students in the 3rd grade of a public High School. The research has concluded that when the classes are generated with tactile and tridimensional materials, the students convey a higher degree of engagement than in the challenge when printed, sharpening their curiosity and increasing the engagement in the learning build-up. The engagement during practical classes demonstrates an improvement on the results on tests, such as ENEM due to the basic skills which are explored. Even so, such classes demand longer time of investment regarding the basic principles of phylogeny.Keywords: High School. Practical classes. Biological diversity. Phylogenetic system.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/23210.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 519-538Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 519-538Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 519-5382526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/232/94Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Rogério SoaresAraújo, Stefanie Caroline Caldeira deMorini, Maria Santina de CastroWuo, Moacir2018-12-26T18:15:50Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/232Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:50Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Cordeiro, Rogério Soares
Ensino médio
Aulas práticas
Diversidade biológica
Sistemática filogenética
title_short FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_full FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_sort FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
author Cordeiro, Rogério Soares
author_facet Cordeiro, Rogério Soares
Araújo, Stefanie Caroline Caldeira de
Morini, Maria Santina de Castro
Wuo, Moacir
author_role author
author2 Araújo, Stefanie Caroline Caldeira de
Morini, Maria Santina de Castro
Wuo, Moacir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Rogério Soares
Araújo, Stefanie Caroline Caldeira de
Morini, Maria Santina de Castro
Wuo, Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Aulas práticas
Diversidade biológica
Sistemática filogenética
topic Ensino médio
Aulas práticas
Diversidade biológica
Sistemática filogenética
description Resumo: A compreensão da biodiversidade como decorrente do processo evolutivo é fundamental para a formação dos educandos. Teve-se como objetivo apresentar uma aula prática complementar à sugerida pelo Currículo do Estado de São Paulo no que tange ao ensino de filogenia, a partir da utilização de manequins confeccionados com materiais reutilizáveis. Utilizou-se como método a aplicação de questionários estruturados aplicados a 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, antes e depois das aulas práticas. Conclui-se que, quando as aulas são concebidas com materiais táteis e tridimensionais, os alunos apresentam maior grau de envolvimento que no desafio impresso, aguçando a curiosidade e aumentando o grau de envolvimento na construção do saber. Esse envolvimento em aulas práticas denota melhora de resultados em provas modelo ENEM, uma vez que trabalham habilidades básicas. Ainda assim, requerem maior tempo de investimento com relação a conceitos básicos da filogenia.Palavras-chave: Ensino médio. Aulas práticas. Diversidade biológica. Sistemática filogenética. Abstract: The understanding of the resulting biodiversity of an evolutionary process is fundamental for the learners’ formation. Therefore, this work aims to present an additional practice to the one suggested by the Curricular Proposal of São Paulo when it comes to phylogeny teaching. Besides bringing the elaboration of the hypothetical manikins composed of reusable materials, it also shows the results of structured questionnaires applied to the students in the 3rd grade of a public High School. The research has concluded that when the classes are generated with tactile and tridimensional materials, the students convey a higher degree of engagement than in the challenge when printed, sharpening their curiosity and increasing the engagement in the learning build-up. The engagement during practical classes demonstrates an improvement on the results on tests, such as ENEM due to the basic skills which are explored. Even so, such classes demand longer time of investment regarding the basic principles of phylogeny.Keywords: High School. Practical classes. Biological diversity. Phylogenetic system.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/232
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/232
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/232/94
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 519-538
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 519-538
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 519-538
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723940159488