TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261 |
Resumo: | Resumo: No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador. Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Teoria Histórico-crítica. Processo Formativo. Abstract: In the field of education there are several pedagogical theories, which can have a reproductive or transformative character. For example, historical-critical theory, the basis of this study, has an emancipatory nature, so it proposes to break with the reproductive and hegemonic model of traditional theories. This theory, according to Demerval Saviani (2013b), has as its central aspect a transformative bias and emerges as a possible path for the improvement of educational practices in the educational system, especially the Professional and Technological Education - EPT, focusing on the omnilateral formation of individuals, that is, their professional training and development of a critical sense of citizenship. Thus, this research aims to understand how a pedagogical theory of democratic character can contribute to the formative process in EFA, from the point of view of integral formation. To verify this, we used as a research method the bibliographic revision, observing the educational practice in three pillars: the full development of the person, omnilateral conception; their preparation for the exercise of citizenship, emancipatory vision; and their qualification for work, which sees professional activity as an educational principle.Keywords: Professional and Technological Education. Historical-Critical Theory. Formative Process. |
id |
IFMT_3c2a501befbff1b9ec38d97a84b47481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/261 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORAEducação Profissional e TecnológicaTeoria Histórico-críticaProcesso FormativoResumo: No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador. Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Teoria Histórico-crítica. Processo Formativo. Abstract: In the field of education there are several pedagogical theories, which can have a reproductive or transformative character. For example, historical-critical theory, the basis of this study, has an emancipatory nature, so it proposes to break with the reproductive and hegemonic model of traditional theories. This theory, according to Demerval Saviani (2013b), has as its central aspect a transformative bias and emerges as a possible path for the improvement of educational practices in the educational system, especially the Professional and Technological Education - EPT, focusing on the omnilateral formation of individuals, that is, their professional training and development of a critical sense of citizenship. Thus, this research aims to understand how a pedagogical theory of democratic character can contribute to the formative process in EFA, from the point of view of integral formation. To verify this, we used as a research method the bibliographic revision, observing the educational practice in three pillars: the full development of the person, omnilateral conception; their preparation for the exercise of citizenship, emancipatory vision; and their qualification for work, which sees professional activity as an educational principle.Keywords: Professional and Technological Education. Historical-Critical Theory. Formative Process.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/26110.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-7802526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261/108Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá Filho, Paulo deLima, Cláudia Caetano Gonçalves MendesSantiago, Léia Adriana da SilvaCarvalho, Marco Antônio de2018-12-26T18:15:57Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/261Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:57Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
title |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
spellingShingle |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA Sá Filho, Paulo de Educação Profissional e Tecnológica Teoria Histórico-crítica Processo Formativo |
title_short |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
title_full |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
title_fullStr |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
title_full_unstemmed |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
title_sort |
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA |
author |
Sá Filho, Paulo de |
author_facet |
Sá Filho, Paulo de Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Santiago, Léia Adriana da Silva Carvalho, Marco Antônio de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Santiago, Léia Adriana da Silva Carvalho, Marco Antônio de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá Filho, Paulo de Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Santiago, Léia Adriana da Silva Carvalho, Marco Antônio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Teoria Histórico-crítica Processo Formativo |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Teoria Histórico-crítica Processo Formativo |
description |
Resumo: No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador. Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Teoria Histórico-crítica. Processo Formativo. Abstract: In the field of education there are several pedagogical theories, which can have a reproductive or transformative character. For example, historical-critical theory, the basis of this study, has an emancipatory nature, so it proposes to break with the reproductive and hegemonic model of traditional theories. This theory, according to Demerval Saviani (2013b), has as its central aspect a transformative bias and emerges as a possible path for the improvement of educational practices in the educational system, especially the Professional and Technological Education - EPT, focusing on the omnilateral formation of individuals, that is, their professional training and development of a critical sense of citizenship. Thus, this research aims to understand how a pedagogical theory of democratic character can contribute to the formative process in EFA, from the point of view of integral formation. To verify this, we used as a research method the bibliographic revision, observing the educational practice in three pillars: the full development of the person, omnilateral conception; their preparation for the exercise of citizenship, emancipatory vision; and their qualification for work, which sees professional activity as an educational principle.Keywords: Professional and Technological Education. Historical-Critical Theory. Formative Process. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261/108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780 Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723962179584 |