TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Filho, Paulo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes, Santiago, Léia Adriana da Silva, Carvalho, Marco Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261
Resumo: Resumo: No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador.  Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Teoria Histórico-crítica. Processo Formativo. Abstract: In the field of education there are several pedagogical theories, which can have a reproductive or transformative character. For example, historical-critical theory, the basis of this study, has an emancipatory nature, so it proposes to break with the reproductive and hegemonic model of traditional theories. This theory, according to Demerval Saviani (2013b), has as its central aspect a transformative bias and emerges as a possible path for the improvement of educational practices in the educational system, especially the Professional and Technological Education - EPT, focusing on the omnilateral formation of individuals, that is, their professional training and development of a critical sense of citizenship. Thus, this research aims to understand how a pedagogical theory of democratic character can contribute to the formative process in EFA, from the point of view of integral formation. To verify this, we used as a research method the bibliographic revision, observing the educational practice in three pillars: the full development of the person, omnilateral conception; their preparation for the exercise of citizenship, emancipatory vision; and their qualification for work, which sees professional activity as an educational principle.Keywords: Professional and Technological Education. Historical-Critical Theory. Formative Process.
id IFMT_3c2a501befbff1b9ec38d97a84b47481
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/261
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORAEducação Profissional e TecnológicaTeoria Histórico-críticaProcesso FormativoResumo: No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador.  Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Teoria Histórico-crítica. Processo Formativo. Abstract: In the field of education there are several pedagogical theories, which can have a reproductive or transformative character. For example, historical-critical theory, the basis of this study, has an emancipatory nature, so it proposes to break with the reproductive and hegemonic model of traditional theories. This theory, according to Demerval Saviani (2013b), has as its central aspect a transformative bias and emerges as a possible path for the improvement of educational practices in the educational system, especially the Professional and Technological Education - EPT, focusing on the omnilateral formation of individuals, that is, their professional training and development of a critical sense of citizenship. Thus, this research aims to understand how a pedagogical theory of democratic character can contribute to the formative process in EFA, from the point of view of integral formation. To verify this, we used as a research method the bibliographic revision, observing the educational practice in three pillars: the full development of the person, omnilateral conception; their preparation for the exercise of citizenship, emancipatory vision; and their qualification for work, which sees professional activity as an educational principle.Keywords: Professional and Technological Education. Historical-Critical Theory. Formative Process.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/26110.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-7802526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261/108Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá Filho, Paulo deLima, Cláudia Caetano Gonçalves MendesSantiago, Léia Adriana da SilvaCarvalho, Marco Antônio de2018-12-26T18:15:57Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/261Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:57Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
title TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
spellingShingle TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
Sá Filho, Paulo de
Educação Profissional e Tecnológica
Teoria Histórico-crítica
Processo Formativo
title_short TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
title_full TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
title_fullStr TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
title_full_unstemmed TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
title_sort TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
author Sá Filho, Paulo de
author_facet Sá Filho, Paulo de
Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes
Santiago, Léia Adriana da Silva
Carvalho, Marco Antônio de
author_role author
author2 Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes
Santiago, Léia Adriana da Silva
Carvalho, Marco Antônio de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Filho, Paulo de
Lima, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes
Santiago, Léia Adriana da Silva
Carvalho, Marco Antônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Teoria Histórico-crítica
Processo Formativo
topic Educação Profissional e Tecnológica
Teoria Histórico-crítica
Processo Formativo
description Resumo: No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador.  Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Teoria Histórico-crítica. Processo Formativo. Abstract: In the field of education there are several pedagogical theories, which can have a reproductive or transformative character. For example, historical-critical theory, the basis of this study, has an emancipatory nature, so it proposes to break with the reproductive and hegemonic model of traditional theories. This theory, according to Demerval Saviani (2013b), has as its central aspect a transformative bias and emerges as a possible path for the improvement of educational practices in the educational system, especially the Professional and Technological Education - EPT, focusing on the omnilateral formation of individuals, that is, their professional training and development of a critical sense of citizenship. Thus, this research aims to understand how a pedagogical theory of democratic character can contribute to the formative process in EFA, from the point of view of integral formation. To verify this, we used as a research method the bibliographic revision, observing the educational practice in three pillars: the full development of the person, omnilateral conception; their preparation for the exercise of citizenship, emancipatory vision; and their qualification for work, which sees professional activity as an educational principle.Keywords: Professional and Technological Education. Historical-Critical Theory. Formative Process.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/261/108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 768-780
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723962179584