A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ENSINO ESTIGMATIZADO À POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL, POR MEIO DO PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Maria Helena Moreira Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salles, Leila Maria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/67
Resumo: A educação profissional tem carregado estigma negativo, tendo em vista ter sido ao longo de sua história direcionado às categorias sociais de menor prestígio. Todavia, em 2005, juntamente com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que resultou na criação dos Institutos Federais, o governo federal brasileiro lançou o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). Ao propor o rompimento da dualidade entre trabalho manual e intelectual e a elevação do desenvolvimento intelectual e da criticidade do trabalhador a níveis equivalentes aos demais cidadãos, por meio da formação integral, o PROEJA apresenta-se como uma possibilidade de que não aja distinção entre o conhecimento de diferentes classes sociais e de que o trabalhador não seja um mero executor de tarefas práticas, mas que compreenda os fundamentos do trabalho que realiza, bem como se torne apto a agir com autonomia na vida em sociedade.
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