UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Amanda Cristina de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Proença, Marcelo Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511
Resumo: O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita.
id IFMT_3dde9564943a8ba8274a8dd82299f2b9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/511
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASEnsino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau.O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51110.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-4512526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511/210Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Amanda Cristina deProença, Marcelo Carlos de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/511Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
spellingShingle UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Sousa, Amanda Cristina de
Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau.
title_short UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_full UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_fullStr UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_sort UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
author Sousa, Amanda Cristina de
author_facet Sousa, Amanda Cristina de
Proença, Marcelo Carlos de
author_role author
author2 Proença, Marcelo Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Amanda Cristina de
Proença, Marcelo Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau.
topic Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau.
description O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511/210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724058648576