UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511 |
Resumo: | O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita. |
id |
IFMT_3dde9564943a8ba8274a8dd82299f2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/511 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASEnsino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau.O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51110.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-4512526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511/210Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Amanda Cristina deProença, Marcelo Carlos de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/511Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
title |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Sousa, Amanda Cristina de Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau. |
title_short |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
title_full |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
author |
Sousa, Amanda Cristina de |
author_facet |
Sousa, Amanda Cristina de Proença, Marcelo Carlos de |
author_role |
author |
author2 |
Proença, Marcelo Carlos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Amanda Cristina de Proença, Marcelo Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau. |
topic |
Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Equação de 1.º grau. |
description |
O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/511/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 431-451 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724058648576 |