GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant ' Ana, Edson Hansen
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36
Resumo: Este texto discorre sobre o ensino de flauta doce, cujo método, anteriormente foi concebido para as séries iniciais da ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em instituições públicas e privadas de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e reflexões poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias do infanto-juvenil ao jovem. Na disciplina de Artes, o conteúdo prático musical (gêneros musicais, rítmica e flauta doce) foi associado a outros conteúdos, os quais foram manipulados com vistas a ampliarem a atuação e conhecimento do discente em vários subcampos do grande guarda-chuva das Artes.
id IFMT_44c8794cbd86337a7c6948bc163e5f75
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/36
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTESGêneros musicais. Rítmica. Flauta doceEste texto discorre sobre o ensino de flauta doce, cujo método, anteriormente foi concebido para as séries iniciais da ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em instituições públicas e privadas de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e reflexões poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias do infanto-juvenil ao jovem. Na disciplina de Artes, o conteúdo prático musical (gêneros musicais, rítmica e flauta doce) foi associado a outros conteúdos, os quais foram manipulados com vistas a ampliarem a atuação e conhecimento do discente em vários subcampos do grande guarda-chuva das Artes.Revista Prática Docente2017-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/3610.23926/rpd.v2i1.36Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-302526-214910.23926/rpd.v2i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36/20Copyright (c) 2017 Revista Prática Docentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSant ' Ana, Edson Hansen2018-12-26T17:50:13Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/36Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:50:13Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
title GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
spellingShingle GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
Sant ' Ana, Edson Hansen
Gêneros musicais. Rítmica. Flauta doce
title_short GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
title_full GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
title_fullStr GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
title_full_unstemmed GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
title_sort GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
author Sant ' Ana, Edson Hansen
author_facet Sant ' Ana, Edson Hansen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant ' Ana, Edson Hansen
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros musicais. Rítmica. Flauta doce
topic Gêneros musicais. Rítmica. Flauta doce
description Este texto discorre sobre o ensino de flauta doce, cujo método, anteriormente foi concebido para as séries iniciais da ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em instituições públicas e privadas de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e reflexões poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias do infanto-juvenil ao jovem. Na disciplina de Artes, o conteúdo prático musical (gêneros musicais, rítmica e flauta doce) foi associado a outros conteúdos, os quais foram manipulados com vistas a ampliarem a atuação e conhecimento do discente em vários subcampos do grande guarda-chuva das Artes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36
10.23926/rpd.v2i1.36
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36
identifier_str_mv 10.23926/rpd.v2i1.36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36/20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30
Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30
2526-2149
10.23926/rpd.v2i1
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723427405824