GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36 |
Resumo: | Este texto discorre sobre o ensino de flauta doce, cujo método, anteriormente foi concebido para as séries iniciais da ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em instituições públicas e privadas de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e reflexões poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias do infanto-juvenil ao jovem. Na disciplina de Artes, o conteúdo prático musical (gêneros musicais, rítmica e flauta doce) foi associado a outros conteúdos, os quais foram manipulados com vistas a ampliarem a atuação e conhecimento do discente em vários subcampos do grande guarda-chuva das Artes. |
id |
IFMT_44c8794cbd86337a7c6948bc163e5f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/36 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTESGêneros musicais. Rítmica. Flauta doceEste texto discorre sobre o ensino de flauta doce, cujo método, anteriormente foi concebido para as séries iniciais da ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em instituições públicas e privadas de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e reflexões poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias do infanto-juvenil ao jovem. Na disciplina de Artes, o conteúdo prático musical (gêneros musicais, rítmica e flauta doce) foi associado a outros conteúdos, os quais foram manipulados com vistas a ampliarem a atuação e conhecimento do discente em vários subcampos do grande guarda-chuva das Artes.Revista Prática Docente2017-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/3610.23926/rpd.v2i1.36Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-302526-214910.23926/rpd.v2i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36/20Copyright (c) 2017 Revista Prática Docentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSant ' Ana, Edson Hansen2018-12-26T17:50:13Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/36Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:50:13Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
title |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
spellingShingle |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES Sant ' Ana, Edson Hansen Gêneros musicais. Rítmica. Flauta doce |
title_short |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
title_full |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
title_fullStr |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
title_full_unstemmed |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
title_sort |
GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES |
author |
Sant ' Ana, Edson Hansen |
author_facet |
Sant ' Ana, Edson Hansen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant ' Ana, Edson Hansen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros musicais. Rítmica. Flauta doce |
topic |
Gêneros musicais. Rítmica. Flauta doce |
description |
Este texto discorre sobre o ensino de flauta doce, cujo método, anteriormente foi concebido para as séries iniciais da ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em instituições públicas e privadas de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e reflexões poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias do infanto-juvenil ao jovem. Na disciplina de Artes, o conteúdo prático musical (gêneros musicais, rítmica e flauta doce) foi associado a outros conteúdos, os quais foram manipulados com vistas a ampliarem a atuação e conhecimento do discente em vários subcampos do grande guarda-chuva das Artes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguagens Linguagens Linguagens |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36 10.23926/rpd.v2i1.36 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36 |
identifier_str_mv |
10.23926/rpd.v2i1.36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30 Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 13-30 2526-2149 10.23926/rpd.v2i1 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723427405824 |