CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604
Resumo: Resumo: Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.Palavras-chave: John Dewey; Experiência; formação de professores. Abstract: This article presents the theoretical assumptions of John Dewey that were worked on in a continuing education course for professors in the field of Natural Sciences at a public university. These assumptions can serve to guide teaching proposals that include the concept of experience, the school and it is commitment to the construction of new knowledge based on the experience of the individual, the experience related to scientific concepts, the experience in the progressive school and the criticisms related to the Deweyano theoretical field. Thus, in this author's conception, the experience is perpetuated in those that follow it, therefore, an education based on the individual's experience will be fruitful and creative in the subsequent experiences. Thus, what is relevant in contemporary education is to develop the life experience of each individual, with the school being the locus for this to develop, prioritizing the individuality of each one.Keywords: John Dewey; Experience; teacher training.
id IFMT_6aa6c45285f4c00f219b13fb2a3f3d96
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/604
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZAJohn DeweyExperiênciaformação de professores.Resumo: Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.Palavras-chave: John Dewey; Experiência; formação de professores. Abstract: This article presents the theoretical assumptions of John Dewey that were worked on in a continuing education course for professors in the field of Natural Sciences at a public university. These assumptions can serve to guide teaching proposals that include the concept of experience, the school and it is commitment to the construction of new knowledge based on the experience of the individual, the experience related to scientific concepts, the experience in the progressive school and the criticisms related to the Deweyano theoretical field. Thus, in this author's conception, the experience is perpetuated in those that follow it, therefore, an education based on the individual's experience will be fruitful and creative in the subsequent experiences. Thus, what is relevant in contemporary education is to develop the life experience of each individual, with the school being the locus for this to develop, prioritizing the individuality of each one.Keywords: John Dewey; Experience; teacher training.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/60410.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-4302526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604/278Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoi, Mara Elisângela Jappe2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/604Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Goi, Mara Elisângela Jappe
John Dewey
Experiência
formação de professores.
title_short CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
dc.subject.por.fl_str_mv John Dewey
Experiência
formação de professores.
topic John Dewey
Experiência
formação de professores.
description Resumo: Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.Palavras-chave: John Dewey; Experiência; formação de professores. Abstract: This article presents the theoretical assumptions of John Dewey that were worked on in a continuing education course for professors in the field of Natural Sciences at a public university. These assumptions can serve to guide teaching proposals that include the concept of experience, the school and it is commitment to the construction of new knowledge based on the experience of the individual, the experience related to scientific concepts, the experience in the progressive school and the criticisms related to the Deweyano theoretical field. Thus, in this author's conception, the experience is perpetuated in those that follow it, therefore, an education based on the individual's experience will be fruitful and creative in the subsequent experiences. Thus, what is relevant in contemporary education is to develop the life experience of each individual, with the school being the locus for this to develop, prioritizing the individuality of each one.Keywords: John Dewey; Experience; teacher training.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604/278
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724102688768