CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
DOI: | 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604 |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604 |
Resumo: | Resumo: Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.Palavras-chave: John Dewey; Experiência; formação de professores. Abstract: This article presents the theoretical assumptions of John Dewey that were worked on in a continuing education course for professors in the field of Natural Sciences at a public university. These assumptions can serve to guide teaching proposals that include the concept of experience, the school and it is commitment to the construction of new knowledge based on the experience of the individual, the experience related to scientific concepts, the experience in the progressive school and the criticisms related to the Deweyano theoretical field. Thus, in this author's conception, the experience is perpetuated in those that follow it, therefore, an education based on the individual's experience will be fruitful and creative in the subsequent experiences. Thus, what is relevant in contemporary education is to develop the life experience of each individual, with the school being the locus for this to develop, prioritizing the individuality of each one.Keywords: John Dewey; Experience; teacher training. |
id |
IFMT_6aa6c45285f4c00f219b13fb2a3f3d96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/604 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZAJohn DeweyExperiênciaformação de professores.Resumo: Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.Palavras-chave: John Dewey; Experiência; formação de professores. Abstract: This article presents the theoretical assumptions of John Dewey that were worked on in a continuing education course for professors in the field of Natural Sciences at a public university. These assumptions can serve to guide teaching proposals that include the concept of experience, the school and it is commitment to the construction of new knowledge based on the experience of the individual, the experience related to scientific concepts, the experience in the progressive school and the criticisms related to the Deweyano theoretical field. Thus, in this author's conception, the experience is perpetuated in those that follow it, therefore, an education based on the individual's experience will be fruitful and creative in the subsequent experiences. Thus, what is relevant in contemporary education is to develop the life experience of each individual, with the school being the locus for this to develop, prioritizing the individuality of each one.Keywords: John Dewey; Experience; teacher training.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/60410.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-4302526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604/278Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoi, Mara Elisângela Jappe2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/604Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Goi, Mara Elisângela Jappe John Dewey Experiência formação de professores. Goi, Mara Elisângela Jappe John Dewey Experiência formação de professores. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
author |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_facet |
Goi, Mara Elisângela Jappe Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
John Dewey Experiência formação de professores. |
topic |
John Dewey Experiência formação de professores. |
description |
Resumo: Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.Palavras-chave: John Dewey; Experiência; formação de professores. Abstract: This article presents the theoretical assumptions of John Dewey that were worked on in a continuing education course for professors in the field of Natural Sciences at a public university. These assumptions can serve to guide teaching proposals that include the concept of experience, the school and it is commitment to the construction of new knowledge based on the experience of the individual, the experience related to scientific concepts, the experience in the progressive school and the criticisms related to the Deweyano theoretical field. Thus, in this author's conception, the experience is perpetuated in those that follow it, therefore, an education based on the individual's experience will be fruitful and creative in the subsequent experiences. Thus, what is relevant in contemporary education is to develop the life experience of each individual, with the school being the locus for this to develop, prioritizing the individuality of each one.Keywords: John Dewey; Experience; teacher training. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/604/278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 412-430 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1822179453387669504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604 |