REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Marcelo Franco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Del Pino, José Claudio, Oliveira, Eniz Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19
Resumo: Metodologias diversificadas de ensino oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.  Essa pesquisa básica, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, buscou identificar maneiras de tornar mais envolvente e eficaz o processo educativo nesta modalidade de ensino para proporcionar um aprendizado mais prazeroso e significativo. Foram identificadas algumas necessidades ao docente: partir do contexto dos estudantes, valorizar seus conhecimentos prévios, flexibilizar o currículo, promover trabalhos coletivos, desenvolver projetos de forma interdisciplinar, utilizar pedagogias diferenciadas, além de buscar a autonomia dos estudantes.
id IFMT_6aed434c42337ad6aa7251c80227a6d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/19
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEstratégias de ensinoInovaçãoContextualizaçãoCurrículoAutonomia.Metodologias diversificadas de ensino oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.  Essa pesquisa básica, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, buscou identificar maneiras de tornar mais envolvente e eficaz o processo educativo nesta modalidade de ensino para proporcionar um aprendizado mais prazeroso e significativo. Foram identificadas algumas necessidades ao docente: partir do contexto dos estudantes, valorizar seus conhecimentos prévios, flexibilizar o currículo, promover trabalhos coletivos, desenvolver projetos de forma interdisciplinar, utilizar pedagogias diferenciadas, além de buscar a autonomia dos estudantes.Revista Prática Docente2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1910.23926/rpd.v1i1.19Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 104-115Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 104-115Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 104-1152526-214910.23926/rpd.v1i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19/14Copyright (c) 2016 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Marcelo FrancoDel Pino, José ClaudioOliveira, Eniz Conceição2020-05-13T16:45:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/19Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-05-13T16:45:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Leão, Marcelo Franco
Estratégias de ensino
Inovação
Contextualização
Currículo
Autonomia.
title_short REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Leão, Marcelo Franco
author_facet Leão, Marcelo Franco
Del Pino, José Claudio
Oliveira, Eniz Conceição
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
Oliveira, Eniz Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Marcelo Franco
Del Pino, José Claudio
Oliveira, Eniz Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino
Inovação
Contextualização
Currículo
Autonomia.
topic Estratégias de ensino
Inovação
Contextualização
Currículo
Autonomia.
description Metodologias diversificadas de ensino oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.  Essa pesquisa básica, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, buscou identificar maneiras de tornar mais envolvente e eficaz o processo educativo nesta modalidade de ensino para proporcionar um aprendizado mais prazeroso e significativo. Foram identificadas algumas necessidades ao docente: partir do contexto dos estudantes, valorizar seus conhecimentos prévios, flexibilizar o currículo, promover trabalhos coletivos, desenvolver projetos de forma interdisciplinar, utilizar pedagogias diferenciadas, além de buscar a autonomia dos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19
10.23926/rpd.v1i1.19
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19
identifier_str_mv 10.23926/rpd.v1i1.19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19/14
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 104-115
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 104-115
Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 104-115
2526-2149
10.23926/rpd.v1i1
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723423211520