PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dell’Osbel, Bruno Bottega, Oliveira, Eniz Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/459
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever a importância do planejamento participativo e integrado para o fortalecimento da identidade escolar. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado no formulário google docs para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi optada a análise descritiva. Conclui-se que a forma como o planejamento é desenvolvido na escola investigada vem dificultando a efetivação de um currículo integrado, pois o mesmo é feito de modo individualizado, não participativo e não integrado. Destaca-se, também, que um planejamento, quando realizado de forma que venha aliar a teoria e a prática, contribui para o fortalecimento e identidade da escola, bem como favorece a superação das separações dos conhecimentos, ajudando na concretização da integração.
id IFMT_6e655f935bb0e3bc13ab152e9a06b1f6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/459
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICOPlanejamento participativoFormação continuadaIdentidade EscolarEste artigo tem como objetivo descrever a importância do planejamento participativo e integrado para o fortalecimento da identidade escolar. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado no formulário google docs para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi optada a análise descritiva. Conclui-se que a forma como o planejamento é desenvolvido na escola investigada vem dificultando a efetivação de um currículo integrado, pois o mesmo é feito de modo individualizado, não participativo e não integrado. Destaca-se, também, que um planejamento, quando realizado de forma que venha aliar a teoria e a prática, contribui para o fortalecimento e identidade da escola, bem como favorece a superação das separações dos conhecimentos, ajudando na concretização da integração.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/45910.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 744-754Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 744-754Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 744-7542526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/459/243Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Glauce Barros Santos SousaDell’Osbel, Bruno BottegaOliveira, Eniz Conceição2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/459Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
title PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
spellingShingle PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Planejamento participativo
Formação continuada
Identidade Escolar
title_short PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
title_full PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
title_fullStr PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
title_sort PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
author Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
author_facet Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Dell’Osbel, Bruno Bottega
Oliveira, Eniz Conceição
author_role author
author2 Dell’Osbel, Bruno Bottega
Oliveira, Eniz Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Glauce Barros Santos Sousa
Dell’Osbel, Bruno Bottega
Oliveira, Eniz Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento participativo
Formação continuada
Identidade Escolar
topic Planejamento participativo
Formação continuada
Identidade Escolar
description Este artigo tem como objetivo descrever a importância do planejamento participativo e integrado para o fortalecimento da identidade escolar. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado no formulário google docs para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi optada a análise descritiva. Conclui-se que a forma como o planejamento é desenvolvido na escola investigada vem dificultando a efetivação de um currículo integrado, pois o mesmo é feito de modo individualizado, não participativo e não integrado. Destaca-se, também, que um planejamento, quando realizado de forma que venha aliar a teoria e a prática, contribui para o fortalecimento e identidade da escola, bem como favorece a superação das separações dos conhecimentos, ajudando na concretização da integração.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/459
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/459
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/459/243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 744-754
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 744-754
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 744-754
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724033482752