CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/290 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, apresentamos uma proposta em Ciências Naturais realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2017 em uma escola da rede pública de São Paulo em um município do interior do Estado. Esta proposta foi realizada no intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano de alunos matriculados em um 5º ano do Ensino Fundamental para investigar a hipótese de influências geradas por tal aproximação no desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa. Para tanto, foram estabelecidas relações entre o uso desta proposta e o processo de alfabetização científica (AC) na perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA). A análise desta intervenção efetuou-se por indicadores que pudessem demonstrar se a alfabetização científica estaria ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual guiada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação entre às duas disciplinas através do planejamento didático considerando o uso de gêneros textuais. As conclusões deste estudo revelam que o planejamento de ensino interdisciplinar através do uso dos gêneros textuais oferece sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisa evidencia um estimulo para demonstração de habilidades em ambas disciplinas.Palavras-chave: Ensino de ciências. CTSA. Habilidades em língua portuguesa. Alfabetização científica. Abstract: In this article we present a didactic proposal in Natural Sciences carried out during the second semester of 2017 in a public school in the State of São Paulo, located in the interior of the State. This proposal was made with the purpose of approaching the scientific content of the daily life of students enrolled in a 5th year of Elementary School in order to investigate the hypothesis of influences generated by such an approach in the development of Portuguese language skills. Therefore, relations between the use of this proposal and the scientific literacy (SL) process from the science-technology-society-environment (STSE) perspective were established. The analysis of this intervention was made by indicators that could demonstrate if scientific literacy was occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrated the possibility of articulation between the two disciplines through didactic planning considering the use of textual genres. The conclusions of this study reveal that the planning of interdisciplinary teaching through the use of textual genres makes sense to the sciences in their social practices, as well as, the presence of SL indicators as a result of the interventions made by the research shows a stimulus for demonstrating skills in both disciplines.Keywords: Teaching sciences. STSE. Portuguese language skills. Scientific Literacy. |
id |
IFMT_8156609357cee8018f337b7205d9448b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/290 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAISEnsino de ciênciasCTSAHabilidades em língua portuguesaAlfabetização científicaResumo: Neste artigo, apresentamos uma proposta em Ciências Naturais realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2017 em uma escola da rede pública de São Paulo em um município do interior do Estado. Esta proposta foi realizada no intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano de alunos matriculados em um 5º ano do Ensino Fundamental para investigar a hipótese de influências geradas por tal aproximação no desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa. Para tanto, foram estabelecidas relações entre o uso desta proposta e o processo de alfabetização científica (AC) na perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA). A análise desta intervenção efetuou-se por indicadores que pudessem demonstrar se a alfabetização científica estaria ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual guiada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação entre às duas disciplinas através do planejamento didático considerando o uso de gêneros textuais. As conclusões deste estudo revelam que o planejamento de ensino interdisciplinar através do uso dos gêneros textuais oferece sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisa evidencia um estimulo para demonstração de habilidades em ambas disciplinas.Palavras-chave: Ensino de ciências. CTSA. Habilidades em língua portuguesa. Alfabetização científica. Abstract: In this article we present a didactic proposal in Natural Sciences carried out during the second semester of 2017 in a public school in the State of São Paulo, located in the interior of the State. This proposal was made with the purpose of approaching the scientific content of the daily life of students enrolled in a 5th year of Elementary School in order to investigate the hypothesis of influences generated by such an approach in the development of Portuguese language skills. Therefore, relations between the use of this proposal and the scientific literacy (SL) process from the science-technology-society-environment (STSE) perspective were established. The analysis of this intervention was made by indicators that could demonstrate if scientific literacy was occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrated the possibility of articulation between the two disciplines through didactic planning considering the use of textual genres. The conclusions of this study reveal that the planning of interdisciplinary teaching through the use of textual genres makes sense to the sciences in their social practices, as well as, the presence of SL indicators as a result of the interventions made by the research shows a stimulus for demonstrating skills in both disciplines.Keywords: Teaching sciences. STSE. Portuguese language skills. Scientific Literacy.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/29010.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p700-719.id290Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 700-719Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 700-719Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 700-7192526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/290/104Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Meg de Messias DrobinichiLopes Júnior, JairCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho2018-12-26T18:16:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/290Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:16:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
title |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS Nunes, Meg de Messias Drobinichi Ensino de ciências CTSA Habilidades em língua portuguesa Alfabetização científica |
title_short |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
title_full |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
title_sort |
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS |
author |
Nunes, Meg de Messias Drobinichi |
author_facet |
Nunes, Meg de Messias Drobinichi Lopes Júnior, Jair Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Júnior, Jair Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Meg de Messias Drobinichi Lopes Júnior, Jair Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências CTSA Habilidades em língua portuguesa Alfabetização científica |
topic |
Ensino de ciências CTSA Habilidades em língua portuguesa Alfabetização científica |
description |
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma proposta em Ciências Naturais realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2017 em uma escola da rede pública de São Paulo em um município do interior do Estado. Esta proposta foi realizada no intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano de alunos matriculados em um 5º ano do Ensino Fundamental para investigar a hipótese de influências geradas por tal aproximação no desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa. Para tanto, foram estabelecidas relações entre o uso desta proposta e o processo de alfabetização científica (AC) na perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA). A análise desta intervenção efetuou-se por indicadores que pudessem demonstrar se a alfabetização científica estaria ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual guiada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação entre às duas disciplinas através do planejamento didático considerando o uso de gêneros textuais. As conclusões deste estudo revelam que o planejamento de ensino interdisciplinar através do uso dos gêneros textuais oferece sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisa evidencia um estimulo para demonstração de habilidades em ambas disciplinas.Palavras-chave: Ensino de ciências. CTSA. Habilidades em língua portuguesa. Alfabetização científica. Abstract: In this article we present a didactic proposal in Natural Sciences carried out during the second semester of 2017 in a public school in the State of São Paulo, located in the interior of the State. This proposal was made with the purpose of approaching the scientific content of the daily life of students enrolled in a 5th year of Elementary School in order to investigate the hypothesis of influences generated by such an approach in the development of Portuguese language skills. Therefore, relations between the use of this proposal and the scientific literacy (SL) process from the science-technology-society-environment (STSE) perspective were established. The analysis of this intervention was made by indicators that could demonstrate if scientific literacy was occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrated the possibility of articulation between the two disciplines through didactic planning considering the use of textual genres. The conclusions of this study reveal that the planning of interdisciplinary teaching through the use of textual genres makes sense to the sciences in their social practices, as well as, the presence of SL indicators as a result of the interventions made by the research shows a stimulus for demonstrating skills in both disciplines.Keywords: Teaching sciences. STSE. Portuguese language skills. Scientific Literacy. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/290 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p700-719.id290 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/290 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p700-719.id290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/290/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 700-719 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 700-719 Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 700-719 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723982102528 |