Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156516
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898833.pdf
Resumo: We present a qualitative study carried out after the application of a didactic sequence of Natural Sciences In a 5th year of elementary school. The proposal was planned with the aim of bringing the scientific contents of students' daily lives closer together Leading them to discuss problems involving curricular content in astronomy and astronautics and its implications to society and the environment. We established relationships between the use of the didactic sequence in science and the process of scientific literacy in a Science-Technology-Society-Environment (STSE), perspective to investigate the hypothesis of influence in the development of Portuguese language skills provided by the Reference Matrix for Process Assessment of the State of São Paulo, subsidy for the application of the APL - Assessment of Process Learning in state public schools. In general, the analysis of this research based on indicators that demonstrate whether scientific literacy is occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrate the possibility of articulation between the two disciplines through teaching planning considering the use of textual genres in order to give meaning to the sciences in their social practices, as well as the presence of SL indicators because of the interventions made by the research
id UNSP_eebb7de6bac81a240089ac39044bc543
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156516
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciaisCiências (Ensino fundamental)AlfabetizaçãoEnsinoAprendizagemScience - Study and teaching (Elementary)We present a qualitative study carried out after the application of a didactic sequence of Natural Sciences In a 5th year of elementary school. The proposal was planned with the aim of bringing the scientific contents of students' daily lives closer together Leading them to discuss problems involving curricular content in astronomy and astronautics and its implications to society and the environment. We established relationships between the use of the didactic sequence in science and the process of scientific literacy in a Science-Technology-Society-Environment (STSE), perspective to investigate the hypothesis of influence in the development of Portuguese language skills provided by the Reference Matrix for Process Assessment of the State of São Paulo, subsidy for the application of the APL - Assessment of Process Learning in state public schools. In general, the analysis of this research based on indicators that demonstrate whether scientific literacy is occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrate the possibility of articulation between the two disciplines through teaching planning considering the use of textual genres in order to give meaning to the sciences in their social practices, as well as the presence of SL indicators because of the interventions made by the researchApresentamos um estudo de natureza qualitativa, realizado após a aplicação de uma sequência didática de Ciências Naturais em um 5º ano do ensino fundamental. A proposta foi planejada com o intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano dos alunos, levando-os a discutir problemas envolvendo conteúdos curriculares em astronomia e astronáutica e as suas implicações à sociedade e ao ambiente. Estabelecemos relações entre o uso da sequência didática em Ciências e o processo de alfabetização científica na perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) para investigar a hipótese de influência no desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa previstas pela Matriz de Referência para Avaliação Processual do Estado de São Paulo, subsídio para a aplicação da AAP - Avaliação da Aprendizagem em Processo nas escolas públicas estaduais. De modo geral, a análise desta pesquisa se dá a partir de indicadores que demonstrem se a alfabetização científica está ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual orientada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstram a possibilidade de articulação entre as duas disciplinas através do planejamento de ensino considerando o uso dos gêneros textuais de modo a dar sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Júnior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]2018-09-19T17:27:40Z2018-09-19T17:27:40Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis158 f.application/pdfNUNES, Meg de Messias Drobinichi. Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais. 2017. 158 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156516000898833http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898833.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:54:22.607419Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
title Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
spellingShingle Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]
Ciências (Ensino fundamental)
Alfabetização
Ensino
Aprendizagem
Science - Study and teaching (Elementary)
title_short Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
title_full Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
title_fullStr Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
title_full_unstemmed Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
title_sort Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais
author Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]
author_facet Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Júnior, Jair [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Alfabetização
Ensino
Aprendizagem
Science - Study and teaching (Elementary)
topic Ciências (Ensino fundamental)
Alfabetização
Ensino
Aprendizagem
Science - Study and teaching (Elementary)
description We present a qualitative study carried out after the application of a didactic sequence of Natural Sciences In a 5th year of elementary school. The proposal was planned with the aim of bringing the scientific contents of students' daily lives closer together Leading them to discuss problems involving curricular content in astronomy and astronautics and its implications to society and the environment. We established relationships between the use of the didactic sequence in science and the process of scientific literacy in a Science-Technology-Society-Environment (STSE), perspective to investigate the hypothesis of influence in the development of Portuguese language skills provided by the Reference Matrix for Process Assessment of the State of São Paulo, subsidy for the application of the APL - Assessment of Process Learning in state public schools. In general, the analysis of this research based on indicators that demonstrate whether scientific literacy is occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrate the possibility of articulation between the two disciplines through teaching planning considering the use of textual genres in order to give meaning to the sciences in their social practices, as well as the presence of SL indicators because of the interventions made by the research
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2018-09-19T17:27:40Z
2018-09-19T17:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Meg de Messias Drobinichi. Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais. 2017. 158 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156516
000898833
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898833.pdf
identifier_str_mv NUNES, Meg de Messias Drobinichi. Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais. 2017. 158 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
000898833
url http://hdl.handle.net/11449/156516
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898833.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128289078771712