OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João Pedro Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/33
Resumo: O presente artigo é resultado de um trabalho avaliativo executado em turmas do 1° ano do EM integrado do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Primavera do Leste. Este trabalho é referente à disciplina de geografia, especificamente sobre o conteúdo de recursos hídricos. Com o objetivo de consolidar o conhecimento construído em sala de aula, foi proposto aos estudantes um trabalho que envolveu pesquisa em campo. Os estudantes visitaram os cursos d’água para identificar a nascente, descobrir se é um córrego perene ou intermitente e, por fim, identificar sua foz. O resultado foi muito além de relatórios contendo as múltiplas visões sobre uma mesma cidade, visto que a descoberta de córregos urbanos tão próximos fez surgir, por parte dos estudantes, um interesse maior pelo assunto.
id IFMT_91a7255a86fd1bdeee6bee1ac4c983cc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/33
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MTRecursos hídricos. Geografia. Ensino Médio.O presente artigo é resultado de um trabalho avaliativo executado em turmas do 1° ano do EM integrado do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Primavera do Leste. Este trabalho é referente à disciplina de geografia, especificamente sobre o conteúdo de recursos hídricos. Com o objetivo de consolidar o conhecimento construído em sala de aula, foi proposto aos estudantes um trabalho que envolveu pesquisa em campo. Os estudantes visitaram os cursos d’água para identificar a nascente, descobrir se é um córrego perene ou intermitente e, por fim, identificar sua foz. O resultado foi muito além de relatórios contendo as múltiplas visões sobre uma mesma cidade, visto que a descoberta de córregos urbanos tão próximos fez surgir, por parte dos estudantes, um interesse maior pelo assunto.Revista Prática Docente2017-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/3310.23926/rpd.v2i1.33Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 71-81Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 71-81Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 71-812526-214910.23926/rpd.v2i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/33/24Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, João Pedro Marques2018-12-26T17:50:13Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/33Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:50:13Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
title OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
spellingShingle OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
Ribeiro, João Pedro Marques
Recursos hídricos. Geografia. Ensino Médio.
title_short OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
title_full OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
title_fullStr OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
title_full_unstemmed OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
title_sort OS RECURSOS HÍDRICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO COM ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, MT
author Ribeiro, João Pedro Marques
author_facet Ribeiro, João Pedro Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, João Pedro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos hídricos. Geografia. Ensino Médio.
topic Recursos hídricos. Geografia. Ensino Médio.
description O presente artigo é resultado de um trabalho avaliativo executado em turmas do 1° ano do EM integrado do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Primavera do Leste. Este trabalho é referente à disciplina de geografia, especificamente sobre o conteúdo de recursos hídricos. Com o objetivo de consolidar o conhecimento construído em sala de aula, foi proposto aos estudantes um trabalho que envolveu pesquisa em campo. Os estudantes visitaram os cursos d’água para identificar a nascente, descobrir se é um córrego perene ou intermitente e, por fim, identificar sua foz. O resultado foi muito além de relatórios contendo as múltiplas visões sobre uma mesma cidade, visto que a descoberta de córregos urbanos tão próximos fez surgir, por parte dos estudantes, um interesse maior pelo assunto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/33
10.23926/rpd.v2i1.33
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/33
identifier_str_mv 10.23926/rpd.v2i1.33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/33/24
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 71-81
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 71-81
Revista Prática Docente; v. 2 n. 1 (2017): Janeiro a Junho de 2017; 71-81
2526-2149
10.23926/rpd.v2i1
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723426357248