OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Cláudia Milani
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valério, Claudia Lucia Landgraf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/440
Resumo: A escola pública e o ensino de Língua Inglesa têm sido alvo de diversas críticas. Tal julgamento aponta o professor como principal protagonista do fracasso estabelecido no ensino. Todavia, há indícios de que existem outros atores e caminhos a serem seguidos rumo à mudança desse paradigma. Nessa perspectiva, este estudo retrata a investigação realizada com duas docentes da rede estadual mato-grossense, cujo objetivo foi trazer suas vozes no que tange à formação inicial e contínua de professores de Língua Inglesa no contexto da escola pública. À luz da pesquisa qualitativa e interpretativa, levantamos os dados por meio de questionários diagnósticos e entrevistas semiestruturadas, os quais foram tratados com base na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2000). Os resultados sugerem que existem brechas entre as teorias e as práticas pedagógicas e que a falta de formação contínua urge como um fator determinante nos fazeres docentes. Espera-se que este artigo possa contribuir no fomento de reflexões entre professores e cientistas com interesses voltados ao ensino de Língua Inglesa e à formação de professores de escola pública. 
id IFMT_92b6a798f73df4b1fc1fce97e9121ad5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/440
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTESFormação InicialFormação ContínuaEnsino de Língua Inglesa.A escola pública e o ensino de Língua Inglesa têm sido alvo de diversas críticas. Tal julgamento aponta o professor como principal protagonista do fracasso estabelecido no ensino. Todavia, há indícios de que existem outros atores e caminhos a serem seguidos rumo à mudança desse paradigma. Nessa perspectiva, este estudo retrata a investigação realizada com duas docentes da rede estadual mato-grossense, cujo objetivo foi trazer suas vozes no que tange à formação inicial e contínua de professores de Língua Inglesa no contexto da escola pública. À luz da pesquisa qualitativa e interpretativa, levantamos os dados por meio de questionários diagnósticos e entrevistas semiestruturadas, os quais foram tratados com base na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2000). Os resultados sugerem que existem brechas entre as teorias e as práticas pedagógicas e que a falta de formação contínua urge como um fator determinante nos fazeres docentes. Espera-se que este artigo possa contribuir no fomento de reflexões entre professores e cientistas com interesses voltados ao ensino de Língua Inglesa e à formação de professores de escola pública. Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/44010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 166-184Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 166-184Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 166-1842526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/440/173Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Ana Cláudia MilaniValério, Claudia Lucia Landgraf2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/440Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
title OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
spellingShingle OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
Ramos, Ana Cláudia Milani
Formação Inicial
Formação Contínua
Ensino de Língua Inglesa.
title_short OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
title_full OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
title_fullStr OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
title_full_unstemmed OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
title_sort OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES
author Ramos, Ana Cláudia Milani
author_facet Ramos, Ana Cláudia Milani
Valério, Claudia Lucia Landgraf
author_role author
author2 Valério, Claudia Lucia Landgraf
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Cláudia Milani
Valério, Claudia Lucia Landgraf
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Formação Contínua
Ensino de Língua Inglesa.
topic Formação Inicial
Formação Contínua
Ensino de Língua Inglesa.
description A escola pública e o ensino de Língua Inglesa têm sido alvo de diversas críticas. Tal julgamento aponta o professor como principal protagonista do fracasso estabelecido no ensino. Todavia, há indícios de que existem outros atores e caminhos a serem seguidos rumo à mudança desse paradigma. Nessa perspectiva, este estudo retrata a investigação realizada com duas docentes da rede estadual mato-grossense, cujo objetivo foi trazer suas vozes no que tange à formação inicial e contínua de professores de Língua Inglesa no contexto da escola pública. À luz da pesquisa qualitativa e interpretativa, levantamos os dados por meio de questionários diagnósticos e entrevistas semiestruturadas, os quais foram tratados com base na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2000). Os resultados sugerem que existem brechas entre as teorias e as práticas pedagógicas e que a falta de formação contínua urge como um fator determinante nos fazeres docentes. Espera-se que este artigo possa contribuir no fomento de reflexões entre professores e cientistas com interesses voltados ao ensino de Língua Inglesa e à formação de professores de escola pública. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/440
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/440
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/440/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 166-184
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 166-184
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 166-184
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724026142720