A teoria dos letramentos digitais na formação continuada de professores de língua inglesa de Sergipe
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/941 |
Resumo: | Torna-se relevante, no mundo plural atual, no qual os contextos global e local se confundem e se mesclam, pensar na relação letramentos digitais e ensino de língua inglesa. Como desenvolvimento de letramentos digitais no contexto da escola, compreende-se práticas contextualizadas de ensino de língua inglesa que vão além do uso mecânico de ferramentas digitais disponíveis e passam a englobar outros aspectos envolvidos no trabalho em ambiente digital, tais como o domínio de ideias e a avaliação de informação, além de análise e síntese do conteúdo disponível no meio digital. O professor que desenvolve uma prática auto-reflexiva, nesse contexto, é capaz de reavaliar seus conceitos e práticas com o intuito de contrapor atitudes adotadas ao longo dos anos, podendo vir a modificar o seu percurso enquanto professor. Dessa forma, a partir de práticas contextualizadas, o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa aliado à teoria dos letramentos digitais pode passar por importantes transformações. Nesse sentido, esse trabalho, cujos dados fazem parte de projeto de formação continuada de professores de língua inglesa da rede de educação básica de Sergipe, em curso, objetiva realizar uma análise preliminar das falas desses docentes, buscando compreender a auto-reflexão desses profissionais no que se relaciona ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa aliado à teoria dos letramentos digitais. Toma-se como suporte para a discussão as reflexões acerca dos multiletramentos e mais precisamente dos letramentos digitais propostas por Cope & Kalantzis (2000), Gee (2004), Lankshear & Knobel (2003, 2008), entre outros. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: It has become relevant, in today’s plural world, in which the local and global contexts are confused and joined, to think about the connection between digital literacies and English language teaching. It is understood as the development of digital literacies in the school environment, contextualized practices of English language teaching that go beyond the mere use of the digital tools available, and takes into account other aspects involved in the work in the digital environment, such as the dominance of ideas and the evaluation of information, besides analysis and synthesis of the content available in the digital world. The teacher who conducts his/her practices based on self-reflection is thus able to reassess his/her concepts and practices aiming at opposing attitudes adopted throughout the years, thus being able to change his/her history as a teacher. Therefore, adopting contextualized practices, the teaching and learning process together with the theory of the digital literacies might go through important changes. So, this paper, whose data are part of a continuing English teachers’ education Project in Sergipe, still taking place, and involving teachers who are part of the public educational system, aims at presenting a preliminary analysis of the teachers’ speeches, in an attempt to understand the self-reflection of these professionals concerning the English teaching and learning process when combined with the digital literacies theories. As theoretical support for the discussion, the multiliteracies theory, and more precisely the digital literacies one are taken into account, as proposed by Cope & Kalantzis (2000), Gee (2004), Lankshear & Knobel (2003, 2008), among others. |
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Nascimento, Ana Karina de Oliveira2014-02-26T00:07:29Z2014-02-26T00:07:29Z2012NASCIMENTO, A. K. O. A teoria dos letramentos digitais na formação continuada de professores de língua inglesa de Sergipe. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 3., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Abrapui, 2012. Disponível em: <http://www.abrapui.org/anais/ComunicacoesCoordenadasLingua/2.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2013.https://ri.ufs.br/handle/riufs/941Torna-se relevante, no mundo plural atual, no qual os contextos global e local se confundem e se mesclam, pensar na relação letramentos digitais e ensino de língua inglesa. Como desenvolvimento de letramentos digitais no contexto da escola, compreende-se práticas contextualizadas de ensino de língua inglesa que vão além do uso mecânico de ferramentas digitais disponíveis e passam a englobar outros aspectos envolvidos no trabalho em ambiente digital, tais como o domínio de ideias e a avaliação de informação, além de análise e síntese do conteúdo disponível no meio digital. O professor que desenvolve uma prática auto-reflexiva, nesse contexto, é capaz de reavaliar seus conceitos e práticas com o intuito de contrapor atitudes adotadas ao longo dos anos, podendo vir a modificar o seu percurso enquanto professor. Dessa forma, a partir de práticas contextualizadas, o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa aliado à teoria dos letramentos digitais pode passar por importantes transformações. Nesse sentido, esse trabalho, cujos dados fazem parte de projeto de formação continuada de professores de língua inglesa da rede de educação básica de Sergipe, em curso, objetiva realizar uma análise preliminar das falas desses docentes, buscando compreender a auto-reflexão desses profissionais no que se relaciona ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa aliado à teoria dos letramentos digitais. Toma-se como suporte para a discussão as reflexões acerca dos multiletramentos e mais precisamente dos letramentos digitais propostas por Cope & Kalantzis (2000), Gee (2004), Lankshear & Knobel (2003, 2008), entre outros. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: It has become relevant, in today’s plural world, in which the local and global contexts are confused and joined, to think about the connection between digital literacies and English language teaching. 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