GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-graduação stricto sensu. Seu objetivo é investigar a qualidade da motivação proporcionada pela gamificação nas aulas de óptica geométrica, um ramo da Física. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso com 16 alunos. Para avaliar a motivação, foi utilizada a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais (IMMS), proposta por John Keller no modelo de motivação ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação). Os resultados mostraram uma alta porcentagem de concordância nas quatro categorias, revelando que os alunos se mostraram mais autoconfiantes, por perceber que estavam progredindo pelo seu próprio esforço, e se sentiram satisfeitos por concluírem as missões propostas. Isto posto, é possível concluir que a gamificação da sala de aula forneceu evidências empíricas suficientes para atestar que sua implementação motivou os alunos.Palavras-chave: Gamificação; Motivação; ARCS; Ensino de Física. Abstract: This article presents a research cut of a stricto sensu postgraduate. Its purpose is to investigate the quality of motivation provided by gamification in geometric optics classes, a branch of Physics. Regarding the methodological aspects, a case study was carried out with 16 students. In assessing motivation, the Instructional Materials Motivation Scale (IMMS), proposed by John Keller in the ARCS motivation model (Attention, Relevance, Confidence, Satisfaction), was used. The results showed a high percentage of agreement in the four categories, revealing that the students were more self-confident, as they realized that they were progressing through their own effort, and were satisfied with completing the proposed missions. That said, it is possible to conclude that the gamification of the classroom provided sufficient empirical evidence to attest that its implementation motivated the students.Keywords: Gamification; Motivation; ARCS; Physics education. |
id |
IFMT_9ea81b7d02f97bdce9a1b38e2fdde7ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/632 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCSGamificaçãoMotivaçãoARCSEnsino de Física.Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-graduação stricto sensu. Seu objetivo é investigar a qualidade da motivação proporcionada pela gamificação nas aulas de óptica geométrica, um ramo da Física. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso com 16 alunos. Para avaliar a motivação, foi utilizada a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais (IMMS), proposta por John Keller no modelo de motivação ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação). Os resultados mostraram uma alta porcentagem de concordância nas quatro categorias, revelando que os alunos se mostraram mais autoconfiantes, por perceber que estavam progredindo pelo seu próprio esforço, e se sentiram satisfeitos por concluírem as missões propostas. Isto posto, é possível concluir que a gamificação da sala de aula forneceu evidências empíricas suficientes para atestar que sua implementação motivou os alunos.Palavras-chave: Gamificação; Motivação; ARCS; Ensino de Física. Abstract: This article presents a research cut of a stricto sensu postgraduate. Its purpose is to investigate the quality of motivation provided by gamification in geometric optics classes, a branch of Physics. Regarding the methodological aspects, a case study was carried out with 16 students. In assessing motivation, the Instructional Materials Motivation Scale (IMMS), proposed by John Keller in the ARCS motivation model (Attention, Relevance, Confidence, Satisfaction), was used. The results showed a high percentage of agreement in the four categories, revealing that the students were more self-confident, as they realized that they were progressing through their own effort, and were satisfied with completing the proposed missions. That said, it is possible to conclude that the gamification of the classroom provided sufficient empirical evidence to attest that its implementation motivated the students.Keywords: Gamification; Motivation; ARCS; Physics education.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/63210.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 374-390Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 374-390Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 374-3902526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632/276http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632/303Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Batista da2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/632Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
title |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
spellingShingle |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS Silva, João Batista da Gamificação Motivação ARCS Ensino de Física. |
title_short |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
title_full |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
title_fullStr |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
title_full_unstemmed |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
title_sort |
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS |
author |
Silva, João Batista da |
author_facet |
Silva, João Batista da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Motivação ARCS Ensino de Física. |
topic |
Gamificação Motivação ARCS Ensino de Física. |
description |
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-graduação stricto sensu. Seu objetivo é investigar a qualidade da motivação proporcionada pela gamificação nas aulas de óptica geométrica, um ramo da Física. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso com 16 alunos. Para avaliar a motivação, foi utilizada a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais (IMMS), proposta por John Keller no modelo de motivação ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação). Os resultados mostraram uma alta porcentagem de concordância nas quatro categorias, revelando que os alunos se mostraram mais autoconfiantes, por perceber que estavam progredindo pelo seu próprio esforço, e se sentiram satisfeitos por concluírem as missões propostas. Isto posto, é possível concluir que a gamificação da sala de aula forneceu evidências empíricas suficientes para atestar que sua implementação motivou os alunos.Palavras-chave: Gamificação; Motivação; ARCS; Ensino de Física. Abstract: This article presents a research cut of a stricto sensu postgraduate. Its purpose is to investigate the quality of motivation provided by gamification in geometric optics classes, a branch of Physics. Regarding the methodological aspects, a case study was carried out with 16 students. In assessing motivation, the Instructional Materials Motivation Scale (IMMS), proposed by John Keller in the ARCS motivation model (Attention, Relevance, Confidence, Satisfaction), was used. The results showed a high percentage of agreement in the four categories, revealing that the students were more self-confident, as they realized that they were progressing through their own effort, and were satisfied with completing the proposed missions. That said, it is possible to conclude that the gamification of the classroom provided sufficient empirical evidence to attest that its implementation motivated the students.Keywords: Gamification; Motivation; ARCS; Physics education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632/276 http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/632/303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 374-390 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 374-390 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 374-390 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724714008576 |