Gamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo, Carmem Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6745
Resumo: Monografia apresentada no curso de Especialização em Ensino de História e América Latina da Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito a obtenção do titulo de Especialista em Ensino de História e América Latina. Orientadora: Dr.ª Cíntia Fiorotti Lima; Co- orientadora: Dr.ª Patrícia Regina Cenci
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spelling Gamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e AprendizagemGamificação; Motivação; Ensino de HistóriaMonografia apresentada no curso de Especialização em Ensino de História e América Latina da Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito a obtenção do titulo de Especialista em Ensino de História e América Latina. Orientadora: Dr.ª Cíntia Fiorotti Lima; Co- orientadora: Dr.ª Patrícia Regina CenciO presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de gamificação, escolhemos esse recurso porque fora da escola muitos alunos utilizam, horas em seus celulares, videogames e computadores jogando. Ao chegarem no colégio veem o ensino de História como uma disciplina que trata do passado e não condiz com o meio em que vivem, e acabam ficando desmotivados. Buscamos através da elaboração de uma aula-oficina aplicar uma atividade gamificada associada com um tema histórico. Dessa forma pretendemos analisar as possibilidades dessa ferramenta. E averiguar se o seu emprego possa despertar o interesse e a motivação dos estudantes pelo ensino de História. Para o presente estudo, foram elaborados jogos pedagógicos gamificados. Esta pesquisa busca verificar como os elementos presentes na gamificação como recurso didático são capazes de motivar e engajar os estudantes tendo um papel ativo na disciplina de História.OrientaçãoGeraldo, Carmem Machado2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6745Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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