A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno Júnior, José Ademir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Romeu, Mairton Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso “Planetário”, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica.
id IFMT_a22960774740c89789a3eaf48e570a3f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/373
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIAEnsino de AstronomiaFormação continuadaPlanetário como recurso metodológico.Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso “Planetário”, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/37310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-2112526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373/176Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno Júnior, José AdemirRomeu, Mairton Cavalcante2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/373Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Damasceno Júnior, José Ademir
Ensino de Astronomia
Formação continuada
Planetário como recurso metodológico.
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
author Damasceno Júnior, José Ademir
author_facet Damasceno Júnior, José Ademir
Romeu, Mairton Cavalcante
author_role author
author2 Romeu, Mairton Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno Júnior, José Ademir
Romeu, Mairton Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Formação continuada
Planetário como recurso metodológico.
topic Ensino de Astronomia
Formação continuada
Planetário como recurso metodológico.
description Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso “Planetário”, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373/176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723998879744