A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
DOI: | 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373 |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373 |
Resumo: | Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso “Planetário”, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica. |
id |
IFMT_a22960774740c89789a3eaf48e570a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/373 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
spelling |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIAEnsino de AstronomiaFormação continuadaPlanetário como recurso metodológico.Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso “Planetário”, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/37310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-2112526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373/176Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno Júnior, José AdemirRomeu, Mairton Cavalcante2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/373Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA Damasceno Júnior, José Ademir Ensino de Astronomia Formação continuada Planetário como recurso metodológico. Damasceno Júnior, José Ademir Ensino de Astronomia Formação continuada Planetário como recurso metodológico. |
title_short |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_full |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
title_sort |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
author |
Damasceno Júnior, José Ademir |
author_facet |
Damasceno Júnior, José Ademir Damasceno Júnior, José Ademir Romeu, Mairton Cavalcante Romeu, Mairton Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Romeu, Mairton Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno Júnior, José Ademir Romeu, Mairton Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Astronomia Formação continuada Planetário como recurso metodológico. |
topic |
Ensino de Astronomia Formação continuada Planetário como recurso metodológico. |
description |
Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso “Planetário”, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/373/176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 196-211 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1822179453151739904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373 |