Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonês, Adriano da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35733
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_dea4769d3d2aae70ccbacffbfff6c557
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35733
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de BrasíliaOficinas de aprendizagemAstronomia - estudo e ensinoPlanetário de Brasília - Brasília (DF)PlanetáriosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.Esta pesquisa teve o objetivo de identificar as ações pedagógicas e de divulgação científica do Planetário de Brasília, a partir de documentos impressos e digitais, para, num segundo momento, organizar Oficinas de Aprendizagem em Ensino de Astronomia. A relevância de se investigar as ações do Planetário de Brasília se centra no fato de esse ser um espaço não formal de aprendizagem onde acontecem projetos de astronomia que podem ser sistematizados em oficinas de aprendizagem, com atividades passíveis de acontecerem em escolas, museus, enfim, em espaços formais, não formais e informais de aprendizagem. Assim, essa pesquisa apresenta uma proposta de ação que se constitui na sistematização de cinco Oficinas de Aprendizagem sobre temas relevantes em Astronomia que, por um lado, cumprem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (BRASIL, 1997), quanto ao ensino em astronomia enfocar o contexto histórico dessa área de conhecimento, viagens espaciais, sistema solar, cosmologia, movimentos dos corpos celestes (especialmente sistema Sol – Terra – Lua), astrometria etc, e; por outro, oportunize estratégias de ensino e recursos didáticos que permitam o fazer ciência com a “mão na massa” (CANALLE; MATSUURA, 2007), o que implica, obrigatoriamente, na utilização da metodologia científica (CUNHA et al., 2017). A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa com delineamento de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. É de suma importância que planetários possam ser locais de promoção e acesso do grande público no despertar da curiosidade e um primeiro contato de qualquer pessoa a astronomia, uma ciência milenar que atravessa gerações e encanta por sua maravilha estelar.This research had the objective of identifying the pedagogical and scientific dissemination actions of the Planetarium of Brasilia, from printed and digital documents, to, secondly, organize Learning Workshops in Astronomy Teaching. The relevance of investigating the actions of the Brasilia Planetarium is centered on the fact that this is a non-formal learning space where astronomy projects can be systematized in learning workshops, with activities that can happen in schools, museums, in formal, non-formal and informal learning spaces. Thus, this research presents a proposal for action that consists in the systematization of five Learning Workshops on relevant topics in Astronomy that, on the one hand, comply with the guidelines of the National Curricular Parameters of Natural Sciences (BRASIL, 1997), regarding teaching in astronomy focus the historical context of this area of knowledge, space travel, solar system, cosmology, celestial body movements (especially Sun - Earth - Moon system), astrometry etc, and; (CUNHA et al., 2017), which is an important tool for teaching and learning resources, which can be used to make science with the "hand in the mass" (CANALLE, MATSUURA, 2007). The methodology used in the research was qualitative with a case study, bibliographical research and documentary research design. It is of the utmost importance that planetariums can be places of promotion and access of the public in the awakening of curiosity and a first contact of anyone to astronomy, a millennial science that crosses generations and enchants by its stellar wonder.Laranjeiras, Cássio CostaLeonês, Adriano da Silva2019-10-30T22:18:36Z2019-10-30T22:18:36Z2019-10-302019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEONÊS, Adriano da Silva. Oficinas de aprendizagem em Astronomia: uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília. 2019. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35733A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/35733Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
title Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
spellingShingle Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
Leonês, Adriano da Silva
Oficinas de aprendizagem
Astronomia - estudo e ensino
Planetário de Brasília - Brasília (DF)
Planetários
title_short Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
title_full Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
title_fullStr Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
title_full_unstemmed Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
title_sort Oficinas de aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
author Leonês, Adriano da Silva
author_facet Leonês, Adriano da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranjeiras, Cássio Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonês, Adriano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas de aprendizagem
Astronomia - estudo e ensino
Planetário de Brasília - Brasília (DF)
Planetários
topic Oficinas de aprendizagem
Astronomia - estudo e ensino
Planetário de Brasília - Brasília (DF)
Planetários
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T22:18:36Z
2019-10-30T22:18:36Z
2019-10-30
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEONÊS, Adriano da Silva. Oficinas de aprendizagem em Astronomia: uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília. 2019. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35733
identifier_str_mv LEONÊS, Adriano da Silva. Oficinas de aprendizagem em Astronomia: uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília. 2019. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508283763884032