HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Lucas Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/575
Resumo: Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os livros de minicursos de história da matemática publicados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática no período de 2001 e 2017, cujos conteúdos matemáticos foram destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar e caracterizar as sugestões propostas nesses livros para as ações didáticas do professor de Matemática desse nível escolar. Para operacionalização da pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento dos livros de minicursos classificando-os em três tendências de pesquisa em História da Matemática, para selecionar somente aqueles voltados à história para o ensino da matemática. Em seguida identificamos e caracterizamos os livros com conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que, dos 101 livros de minicursos, 21,78% propõem abordagens centradas em conteúdos relativos ao Ensino Fundamental dos anos finais que podem ser utilizadas com vistas a facilitar as organizações e ações didáticas do professor nas suas aulas de matemática.Palavras-chave: Livros de minicursos; História para o ensino da matemática; Anos Finais; Ensino Fundamental. Abstract: In this article we present the results of a research on the Mathematics History short-course books published by the Brazilian Society of Mathematics History from 2001 to 2017 whose contents were aimed at Middle School grades. Our objective was to identify and characterize the suggestions proposed in these books for the didactic actions of Mathematics teachers at this school level. To operate the research, we carried out, at first, a survey of the short-course books, sorting them into three research tendencies in Mathematics History, in order to select only those that dealt with History for teaching Mathematics. Then we identified and characterized the books which included contents for Middle School. The results indicated that, from the 101 short-course books, 21,78% propose approaches centered around contents pertaining to Middle School which can be used to facilitate the teacher's organization and didactic actions in their Mathematics classes.Keywords: Short-course books; History for teaching Mathematics; Middle School; Basic education.
id IFMT_a62fc6c0909c40d1b5629d3c15f1e57c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/575
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)Livros de minicursosHistória para o ensino da matemáticaAnos FinaisEnsino Fundamental.Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os livros de minicursos de história da matemática publicados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática no período de 2001 e 2017, cujos conteúdos matemáticos foram destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar e caracterizar as sugestões propostas nesses livros para as ações didáticas do professor de Matemática desse nível escolar. Para operacionalização da pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento dos livros de minicursos classificando-os em três tendências de pesquisa em História da Matemática, para selecionar somente aqueles voltados à história para o ensino da matemática. Em seguida identificamos e caracterizamos os livros com conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que, dos 101 livros de minicursos, 21,78% propõem abordagens centradas em conteúdos relativos ao Ensino Fundamental dos anos finais que podem ser utilizadas com vistas a facilitar as organizações e ações didáticas do professor nas suas aulas de matemática.Palavras-chave: Livros de minicursos; História para o ensino da matemática; Anos Finais; Ensino Fundamental. Abstract: In this article we present the results of a research on the Mathematics History short-course books published by the Brazilian Society of Mathematics History from 2001 to 2017 whose contents were aimed at Middle School grades. Our objective was to identify and characterize the suggestions proposed in these books for the didactic actions of Mathematics teachers at this school level. To operate the research, we carried out, at first, a survey of the short-course books, sorting them into three research tendencies in Mathematics History, in order to select only those that dealt with History for teaching Mathematics. Then we identified and characterized the books which included contents for Middle School. The results indicated that, from the 101 short-course books, 21,78% propose approaches centered around contents pertaining to Middle School which can be used to facilitate the teacher's organization and didactic actions in their Mathematics classes.Keywords: Short-course books; History for teaching Mathematics; Middle School; Basic education.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/57510.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 28-44Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 28-44Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 28-442526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/575/257Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Lucas SilvaMendes, Iran Abreu2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/575Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
title HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
spellingShingle HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
Pires, Lucas Silva
Livros de minicursos
História para o ensino da matemática
Anos Finais
Ensino Fundamental.
title_short HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
title_full HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
title_fullStr HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
title_sort HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)
author Pires, Lucas Silva
author_facet Pires, Lucas Silva
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Lucas Silva
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Livros de minicursos
História para o ensino da matemática
Anos Finais
Ensino Fundamental.
topic Livros de minicursos
História para o ensino da matemática
Anos Finais
Ensino Fundamental.
description Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os livros de minicursos de história da matemática publicados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática no período de 2001 e 2017, cujos conteúdos matemáticos foram destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar e caracterizar as sugestões propostas nesses livros para as ações didáticas do professor de Matemática desse nível escolar. Para operacionalização da pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento dos livros de minicursos classificando-os em três tendências de pesquisa em História da Matemática, para selecionar somente aqueles voltados à história para o ensino da matemática. Em seguida identificamos e caracterizamos os livros com conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que, dos 101 livros de minicursos, 21,78% propõem abordagens centradas em conteúdos relativos ao Ensino Fundamental dos anos finais que podem ser utilizadas com vistas a facilitar as organizações e ações didáticas do professor nas suas aulas de matemática.Palavras-chave: Livros de minicursos; História para o ensino da matemática; Anos Finais; Ensino Fundamental. Abstract: In this article we present the results of a research on the Mathematics History short-course books published by the Brazilian Society of Mathematics History from 2001 to 2017 whose contents were aimed at Middle School grades. Our objective was to identify and characterize the suggestions proposed in these books for the didactic actions of Mathematics teachers at this school level. To operate the research, we carried out, at first, a survey of the short-course books, sorting them into three research tendencies in Mathematics History, in order to select only those that dealt with History for teaching Mathematics. Then we identified and characterized the books which included contents for Middle School. The results indicated that, from the 101 short-course books, 21,78% propose approaches centered around contents pertaining to Middle School which can be used to facilitate the teacher's organization and didactic actions in their Mathematics classes.Keywords: Short-course books; History for teaching Mathematics; Middle School; Basic education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/575
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/575
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/575/257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 28-44
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 28-44
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 28-44
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724095348736