DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Deusanira Raiol
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Walber Christiano Lima Da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10
Resumo: O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática, onde verificamos que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade, para que esses profissionais possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto em que forem atuar.
id IFMT_abf298324d136a7e8ed5aff1b811ab7e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/10
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEApedagogoformação inicialdesafioseducaçãoperspectivas.O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática, onde verificamos que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade, para que esses profissionais possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto em que forem atuar.Revista Prática Docente2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1010.23926/rpd.v1i1.10Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-1262526-214910.23926/rpd.v1i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10/16Copyright (c) 2016 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Deusanira RaiolCosta, Walber Christiano Lima Da2020-05-13T16:45:18Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/10Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-05-13T16:45:18Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
spellingShingle DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Pinheiro, Deusanira Raiol
pedagogo
formação inicial
desafios
educação
perspectivas.
title_short DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_full DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_fullStr DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_sort DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
author Pinheiro, Deusanira Raiol
author_facet Pinheiro, Deusanira Raiol
Costa, Walber Christiano Lima Da
author_role author
author2 Costa, Walber Christiano Lima Da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Deusanira Raiol
Costa, Walber Christiano Lima Da
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogo
formação inicial
desafios
educação
perspectivas.
topic pedagogo
formação inicial
desafios
educação
perspectivas.
description O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática, onde verificamos que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade, para que esses profissionais possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto em que forem atuar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10
10.23926/rpd.v1i1.10
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10
identifier_str_mv 10.23926/rpd.v1i1.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10/16
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126
Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126
2526-2149
10.23926/rpd.v1i1
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723412725760