DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10 |
Resumo: | O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática, onde verificamos que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade, para que esses profissionais possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto em que forem atuar. |
id |
IFMT_abf298324d136a7e8ed5aff1b811ab7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/10 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEApedagogoformação inicialdesafioseducaçãoperspectivas.O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática, onde verificamos que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade, para que esses profissionais possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto em que forem atuar.Revista Prática Docente2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1010.23926/rpd.v1i1.10Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-1262526-214910.23926/rpd.v1i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10/16Copyright (c) 2016 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Deusanira RaiolCosta, Walber Christiano Lima Da2020-05-13T16:45:18Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/10Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-05-13T16:45:18Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Pinheiro, Deusanira Raiol pedagogo formação inicial desafios educação perspectivas. |
title_short |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_full |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
author |
Pinheiro, Deusanira Raiol |
author_facet |
Pinheiro, Deusanira Raiol Costa, Walber Christiano Lima Da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Walber Christiano Lima Da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Deusanira Raiol Costa, Walber Christiano Lima Da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogo formação inicial desafios educação perspectivas. |
topic |
pedagogo formação inicial desafios educação perspectivas. |
description |
O presente texto objetiva discutir os desafios da formação inicial do pedagogo na sociedade contemporânea, seja no contexto escolar ou na sociedade em geral. Destacaremos também que esse profissional deve observar a pluralidade e as diferenças sociais, étnicas, entre outras. Nota-se que a formação pedagógica na contemporaneidade necessita focar nos paradigmas que emergem no atual contexto social, político, econômico e cultural. Este artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujas fontes consultadas foram livros, periódicos e literaturas que fundamentam a temática, onde verificamos que o pedagogo é um profissional que está sendo inserido nos mais variados contextos. Constatamos assim que a formação inicial do pedagogo necessita considerar as mudanças ocorridas na sociedade, para que esses profissionais possam vencer os desafios e diferenças que encontrarão no contexto em que forem atuar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10 10.23926/rpd.v1i1.10 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10 |
identifier_str_mv |
10.23926/rpd.v1i1.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10/16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126 Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 116-126 2526-2149 10.23926/rpd.v1i1 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723412725760 |