EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galúcio Campos , José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barrera Kalhil , Josefina, Peixoto de Brito , Licurgo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/633
Resumo: We present in this communication a research developed with an integrated high school class of a school of the federal education network in Manaus city. The aim of the research was to evaluate the role played by previous knowledge in the hypotheses elaboration in open questions in physics teaching. We found that previous knowledge is a necessary but not sufficient condition, since it enabled the student to formulate the hypotheses although, for most of the part, they were not adequate to physics purpose. This indicates that common sense was the most widely used knowledge to formulate them rather than scientific knowledge, as expected.
id IFMT_b4e3ec2d7b02a1d8b8535590a30d5112
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/633
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHINGAVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICAEnsino de físicaQuestões abertasElaboração de hipótesesPhysics teachingOpen questionsHypotheses elaborationWe present in this communication a research developed with an integrated high school class of a school of the federal education network in Manaus city. The aim of the research was to evaluate the role played by previous knowledge in the hypotheses elaboration in open questions in physics teaching. We found that previous knowledge is a necessary but not sufficient condition, since it enabled the student to formulate the hypotheses although, for most of the part, they were not adequate to physics purpose. This indicates that common sense was the most widely used knowledge to formulate them rather than scientific knowledge, as expected.Nesta comunicação apresentamos uma pesquisa desenvolvida com uma turma do ensino médio de uma escola da rede federal de ensino da cidade de Manaus. O objetivo da pesquisa foi avaliar qual o papel exercido pelos conhecimentos prévios para elaboração de hipóteses em questões abertas no ensino de física. Constatamos que o conhecimento prévio é uma condição necessária, mas não suficiente, pois possibilitou ao alunado formularem as hipóteses embora, em sua maioria, elas não estivessem adequadas ao que é posto pela física. Isto indica que o senso comum foi o conhecimento mais utilizado para formulá-las ao invés do conhecimento científico, como esperado.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNatural SciencesCiencias NaturalesCiências Naturaisapplication/pdfhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/63310.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-3182526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/633/621Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalúcio Campos , JoséBarrera Kalhil , Josefina Peixoto de Brito , Licurgo2023-06-01T15:54:58Zoai:ojs2.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/633Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2023-06-01T15:54:58Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
title EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
spellingShingle EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
Galúcio Campos , José
Ensino de física
Questões abertas
Elaboração de hipóteses
Physics teaching
Open questions
Hypotheses elaboration
title_short EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
title_full EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
title_fullStr EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
title_full_unstemmed EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
title_sort EVALUATING THE PREVIOUS KNOWLEDGE FOR HYPOTHESES ELABORATION IN OPEN QUESTIONS IN PHYSICS TEACHING
author Galúcio Campos , José
author_facet Galúcio Campos , José
Barrera Kalhil , Josefina
Peixoto de Brito , Licurgo
author_role author
author2 Barrera Kalhil , Josefina
Peixoto de Brito , Licurgo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galúcio Campos , José
Barrera Kalhil , Josefina
Peixoto de Brito , Licurgo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Questões abertas
Elaboração de hipóteses
Physics teaching
Open questions
Hypotheses elaboration
topic Ensino de física
Questões abertas
Elaboração de hipóteses
Physics teaching
Open questions
Hypotheses elaboration
description We present in this communication a research developed with an integrated high school class of a school of the federal education network in Manaus city. The aim of the research was to evaluate the role played by previous knowledge in the hypotheses elaboration in open questions in physics teaching. We found that previous knowledge is a necessary but not sufficient condition, since it enabled the student to formulate the hypotheses although, for most of the part, they were not adequate to physics purpose. This indicates that common sense was the most widely used knowledge to formulate them rather than scientific knowledge, as expected.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Natural Sciences
Ciencias Naturales
Ciências Naturais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/633
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103
url https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/633
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/633/621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318
Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1797068944683565056