A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Atos Edwin Pereira da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maximo Pereira, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5474
Resumo: Este artigo parte do pressuposto de que a metacognição pode ser desenvolvida na escola, por intermédio da mediação docente. Tem-se como objetivo investigar o modo como a atividade denominada “Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes” influenciou no desenvolvimento da metacognição dos estudantes. Para tanto, estudantes de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição federal de ensino, realizaram tal atividade nos anos de 2014, 2015 e 2016, em aulas de Física. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com dados obtidos em entrevistas com alguns dos alunos. Conhecimentos metacognitivos e aspectos afetivos foram usados como embasamento teórico para a análise dos dados. Foi possível concluir que, mesmo conhecendo os critérios da tarefa e tendo tido a oportunidade de desenvolver estratégias para realizá-la ao longo das diferentes aplicações da atividade, a presença do conhecimento científico a ser abordado na questão é também um elemento central na realização da tarefa.
id UFPA-7_5d4f51807953b9a86a2f0e3795f70057
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5474
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempoThe students’ reflection on the task of formulating Physics questions: an overview over timeMetacognição; elaboração de questões; FísicaMetacognition; formulation of questions; Physics.Este artigo parte do pressuposto de que a metacognição pode ser desenvolvida na escola, por intermédio da mediação docente. Tem-se como objetivo investigar o modo como a atividade denominada “Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes” influenciou no desenvolvimento da metacognição dos estudantes. Para tanto, estudantes de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição federal de ensino, realizaram tal atividade nos anos de 2014, 2015 e 2016, em aulas de Física. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com dados obtidos em entrevistas com alguns dos alunos. Conhecimentos metacognitivos e aspectos afetivos foram usados como embasamento teórico para a análise dos dados. Foi possível concluir que, mesmo conhecendo os critérios da tarefa e tendo tido a oportunidade de desenvolver estratégias para realizá-la ao longo das diferentes aplicações da atividade, a presença do conhecimento científico a ser abordado na questão é também um elemento central na realização da tarefa.This paper is based on the assumption that metacognition can be developed at school, through teacher mediation. It aims to investigate how the activity called "Reflexive formulation and solution of questions by students ", influenced the development of the students’ metacognition. It was carried out with High School students at a federal educational institution in 2014, 2015 and 2016, during Physics classesA qualitative research was conducted considering data from interviews with some of the students. Metacognitive knowledge and affective aspects were used as theoretical framework. It was possible to conclude that even knowing the criteria of the task and having had the opportunity to develop strategies to carry it through the different applications of the activity, the presence of the scientific knowledge to be addressed in the question is also a central element in the accomplishment of the task.Universidade Federal do ParáLucas, Atos Edwin Pereira da SilvaMaximo Pereira, Marta2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/547410.18542/amazrecm.v14i29.5474Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 110-124Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 110-1242317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5474/4770/*ref*/ABIB, M. L. V. S. Avaliação e melhoria da aprendizagem de Física. In: Anna Maria Pessoa de CARVALHO, A. O.; MAXIMO-PEREIRA, M. A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8./*ref*/ARANTES, V. A. A afetividade na escola - Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003, p. 7-12./*ref*/CACHEFFO, V. A. F. F.; GARMS, G. M. Z. A afetividade nas produções do GT 20 (Psicologia da Educação) da ANPED. In: X CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011. Maringá. Anais do X Congresso Nacional da Psicologia Escolar e Educacional. Maringá: 2011./*ref*/CARVALHO, A. O.; MAXIMO-PEREIRA, M. A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8./*ref*/EFKLIDES, A. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review. v. 1, p. 3–14, 2006./*ref*/FIGUEIRA, A. P. C. Metacognição. e seus contornos. Revista Iberoamericana de Educación (Online). p. 1-20, 2003. Disponível em: www.rieoei.org/deloslectores/446Couceiro.pdf. Acesso em: 03 jan. 2017./*ref*/FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1976, p. 231-235./*ref*/FLAVELL, J. H.; Metacognition and cognitive monitoring. A new area of cognitive- developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979./*ref*/FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. In WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Org.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, N. Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 21-29./*ref*/FLAVELL, J. H.; MILLER, H. P.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Trad. Claudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 1999./*ref*/GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 53-73, 2016./*ref*/HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 11. ed, p. 86-105, 2007./*ref*/MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Sentimentos e emoções: um estudo com professores do ensino superior. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambú. Anais... Caxambu: Anped, 2005. p. 1-7./*ref*/MÁRQUEZ, C.; ROCA, M. Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación y Pedagogía. v. 18, n. 45, p. 61-71, 2006./*ref*/MAXIMO-PEREIRA, M. Memória mediada na aprendizagem de física: problematizando a afirmação "Não me lembro de nada das aulas do ano passado!". 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014./*ref*/MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, n. 17, p. 663-674, 2012./*ref*/MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-13, 2014./*ref*/MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245 p./*ref*/PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. M. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma proposta de instrumento de análise. Investigação em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 176-191, 2017./*ref*/RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003./*ref*/ROSA, C. T. W.; PINHO-ALVES, J. Evocação espontânea do pensamento metacognitivo nas aulas de Física: estabelecendo comparações com as situações cotidianas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 7-19, 2012./*ref*/VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T12:43:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5474Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-10-04T12:43:04Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
The students’ reflection on the task of formulating Physics questions: an overview over time
title A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
spellingShingle A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
Lucas, Atos Edwin Pereira da Silva
Metacognição; elaboração de questões; Física
Metacognition; formulation of questions; Physics.
title_short A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
title_full A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
title_fullStr A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
title_full_unstemmed A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
title_sort A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
author Lucas, Atos Edwin Pereira da Silva
author_facet Lucas, Atos Edwin Pereira da Silva
Maximo Pereira, Marta
author_role author
author2 Maximo Pereira, Marta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Atos Edwin Pereira da Silva
Maximo Pereira, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição; elaboração de questões; Física
Metacognition; formulation of questions; Physics.
topic Metacognição; elaboração de questões; Física
Metacognition; formulation of questions; Physics.
description Este artigo parte do pressuposto de que a metacognição pode ser desenvolvida na escola, por intermédio da mediação docente. Tem-se como objetivo investigar o modo como a atividade denominada “Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes” influenciou no desenvolvimento da metacognição dos estudantes. Para tanto, estudantes de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição federal de ensino, realizaram tal atividade nos anos de 2014, 2015 e 2016, em aulas de Física. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com dados obtidos em entrevistas com alguns dos alunos. Conhecimentos metacognitivos e aspectos afetivos foram usados como embasamento teórico para a análise dos dados. Foi possível concluir que, mesmo conhecendo os critérios da tarefa e tendo tido a oportunidade de desenvolver estratégias para realizá-la ao longo das diferentes aplicações da atividade, a presença do conhecimento científico a ser abordado na questão é também um elemento central na realização da tarefa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5474
10.18542/amazrecm.v14i29.5474
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5474
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v14i29.5474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5474/4770
/*ref*/ABIB, M. L. V. S. Avaliação e melhoria da aprendizagem de Física. In: Anna Maria Pessoa de CARVALHO, A. O.; MAXIMO-PEREIRA, M. A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.
/*ref*/ARANTES, V. A. A afetividade na escola - Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003, p. 7-12.
/*ref*/CACHEFFO, V. A. F. F.; GARMS, G. M. Z. A afetividade nas produções do GT 20 (Psicologia da Educação) da ANPED. In: X CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011. Maringá. Anais do X Congresso Nacional da Psicologia Escolar e Educacional. Maringá: 2011.
/*ref*/CARVALHO, A. O.; MAXIMO-PEREIRA, M. A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.
/*ref*/EFKLIDES, A. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review. v. 1, p. 3–14, 2006.
/*ref*/FIGUEIRA, A. P. C. Metacognição. e seus contornos. Revista Iberoamericana de Educación (Online). p. 1-20, 2003. Disponível em: www.rieoei.org/deloslectores/446Couceiro.pdf. Acesso em: 03 jan. 2017.
/*ref*/FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1976, p. 231-235.
/*ref*/FLAVELL, J. H.; Metacognition and cognitive monitoring. A new area of cognitive- developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.
/*ref*/FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. In WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Org.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, N. Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 21-29.
/*ref*/FLAVELL, J. H.; MILLER, H. P.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Trad. Claudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 1999.
/*ref*/GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 53-73, 2016.
/*ref*/HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 11. ed, p. 86-105, 2007.
/*ref*/MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Sentimentos e emoções: um estudo com professores do ensino superior. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambú. Anais... Caxambu: Anped, 2005. p. 1-7.
/*ref*/MÁRQUEZ, C.; ROCA, M. Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación y Pedagogía. v. 18, n. 45, p. 61-71, 2006.
/*ref*/MAXIMO-PEREIRA, M. Memória mediada na aprendizagem de física: problematizando a afirmação "Não me lembro de nada das aulas do ano passado!". 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
/*ref*/MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, n. 17, p. 663-674, 2012.
/*ref*/MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-13, 2014.
/*ref*/MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245 p.
/*ref*/PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. M. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma proposta de instrumento de análise. Investigação em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 176-191, 2017.
/*ref*/RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.
/*ref*/ROSA, C. T. W.; PINHO-ALVES, J. Evocação espontânea do pensamento metacognitivo nas aulas de Física: estabelecendo comparações com as situações cotidianas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 7-19, 2012.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 110-124
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 110-124
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145540214784